Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Comentários sobre o livro O Reconhecimento do Brasil pelos Estados Unidos da América, de Hildebrando Accioly

1) Comecei novo projeto de digitalização. Estou digitalizando o livro O Reconhecimento do Brasil pelos Estados Unidos da América, de Hildebrando Accioly, publicado pela Companhia Editora Nacional, em 1945. É um clássico da Brasiliana - Edição 55.

2) O professor Loryel Rocha falou que D. Pedro separou o Brasil do Reino Unido sob a falsa alegação de que o Brasil era "colônia" de Portugal. Com isso, estava seguindo o exemplo da América, que, por um ato de rebeldia, rompeu com a pátria-mãe.

3) O problema é equiparar a América Portuguesa, ou mesmo a Espanhola, à Inglaterra, como se fosse tão pirata quanto a nação britânica. Esse exemplarismo fundado na liberdade voltada para o nada foi um baita erro. Foi a partir deste dia que o Brasil caiu de vez nas armadilhas da mentalidade revolucionária.

4.1) As origens da Doutrina Monroe começam a partir deste fato: os Estados Unidos travaram uma guerra com a Grã-Bretanha em 1812, que ficou conhecida como a segunda guerra de independência. A Inglaterra estava competindo com os EUA por mercados para os seus produtos e influência política.

4.2) Pelo que vi no livro de Hildebrando Accioly, os Estados Unidos haviam adotado uma política protecionista, pois só comerciavam com países que não tinham aliança com a Inglaterra, o que implicaria uma reprodução do bloqueio continental que a França adotou na Europa. E esse bloqueio continental resultaria no argumento de que a "América é para os americanos".

4.3) Naturalmente, os EUA tinham na França sua principal aliada. Napoleão, usando brechas no tratado de paz e amizade comercial com os EUA, usou este novo aliado contra seu maior inimigo. Os EUA tentaram invadir o Canadá. E uma competição pelo continente começou neste dia.

4.4.1) Num contexto como este, O Brasil seguiu o caminho oposto ao de Portugal.

4.4.2) É fato sabido que Portugal tinha uma amizade de longa data com a Inglaterra, por conta do casamento de D. João I com Filipa de Lancaster - e o Brasil, como província, seguia a sorte de Portugal.

4.4.3) A Maçonaria, revolucionária, queria acabar com o cristianismo e a monarquia e abraçar os valores revolucionários da França. Por isso, queria se livrar de Portugal o quanto antes e seguir o exemplo dos EUA.

4.4.4) D. João havia proibido a maçonaria, mas D. Pedro estava metido até o pescoço com isso. Houve um levante militar no Porto, por conta da ausência do Rei, que estava governando o mundo português desde o Brasil. Estes exigiram a volta de D. João VI para que jurasse a nova constituição. D. João foi, deixou D. Pedro aqui para que declarasse guerra à maçonaria e fosse a Portugal restaurar a ordem. D. Pedro trai seu pai, faz o Brasil romper com Portugal e o Brasil passou a ficar sujeito à esfera de influência americana.

5) Acredito que isto deveria ser matéria para um programa do professor Loryel. A origem do argumento de que o Brasil foi colônia deve ter partido do exemplarismo americano.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de julho de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário