Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Esquerda e direita na modernidade, na pós-modernidade e na eternidade

1) Na modernidade: esquerda e direita se fundam a partir de interesses egoísticos antagônicos, a partir de uma ordem que elimina a influência da Igreja sobre o Estado. À direita, os conservantistas, que querem livre mercado; os radicais, os esquerdistas, querem intervenção total.

2) Na pós-modernidade: a esquerda é a causa da libertação, pois é a herdeira dos valores da Revolução Francesa, da igualdade, da liberdade e da fraternidade. Quem ousar ser contra isso será rotulado de "direita".

3) Olhando por esse ponto de vista, esquerda e direita, neste aspecto, são sabedoria humana, dissociada da divina.

4) Na eternidade, a verdadeira direita é aquela que decorre de quem está sentado à direita do pai. É por lembrarmos de quem está à direita do pai que nós temos o direito de sermos tratados como filhos de Deus, por sermos a primazia da Criação, pois quem está sentado à direita do Pai deu pleno cumprimento à lei de Deus, que se dá na carne e que constitui todas as coisas, de modo a ficarem conforme o todo de sua vontade. É por conservarmos a dor de quem morreu por todos nós, que está à direita do Pai, que fundamos uma ordem onde Deus é o centro sobre o qual se gravitam todas as coisas.

5) Então restauremos o seu verdadeiro significado, coisa que nos leva à conformidade com o todo que vem de Deus, pois as palavras não devem ser servidas com fins vazios.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2014 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário