Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Aula 04 de português imperial


circum => círculo

stancia => local em que você se situa

Circumstancia => abrange não só o local em que você se encontra, mas aquilo que você pode fazer de bom para os seus semelhantes, de modo a que você possa ensinar as pessoas a tomarem o seu país ou sua localidade como um lar, em Cristo. Conforme você vai ensinando, o seu círculo se amplia - sua competência e sua responsabilidade aumentam. E com isso a devida remuneração, de modo a que você ter controle sobre mais de uma estância.

A circumstancia deve ser levada sempre em conta. O que decorre da natureza do clima, pouco se pode fazer, a não ser que faça algo confortável para se viver a vida naquele clima. Quanto à alma das pessoas, você pode ensinar algumas coisas, de modo a que elas estejam em conformidade com o todo que vem de Deus. Para quem é mau em essência, só a justiça pode resolver, de modo a que iniqüidade não reine entre nós.

No português da república, a palavra circunstância pode se resumir a um circo em uma única estância, que acaba sendo a última, a extrema, onde há meios para se pedir socorro. E conservar o que convém, dissociado da verdade, é conservar esse circo, esse teatro nefasto em que nos encontramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário