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domingo, 30 de março de 2025

A Evolução das Simulações de Jogos Econômicos: Conectografia, Geoeconomia e Game Design

As simulações econômicas em jogos digitais têm evoluído ao longo do tempo para refletir complexidades crescentes da economia real. Títulos como Capitalism Lab (2012) oferecem aos jogadores a possibilidade de gerenciar empresas, expandir mercados e otimizar operações financeiras, mas sem necessariamente incorporar elementos mais modernos da geoeconomia e da conectografia, que surgiram com mais força na análise econômica global nos anos seguintes.

A conectografia, termo popularizado por Parag Khanna em Connectography: Mapping the Future of Global Civilization (2016), enfatiza a interconectividade global como elemento essencial da economia e da geopolítica. Esse conceito está ligado à forma como infraestruturas, redes logísticas e cadeias produtivas interagem para gerar sinergia econômica entre regiões. Já a geoeconomia trata da intersecção entre estratégias econômicas e interesses geopolíticos, afetando decisões empresariais em escala global. Ambos os conceitos são cruciais para entender como corporações multinacionais estruturam suas operações, mas raramente são implementados de forma aprofundada em jogos de simulação empresarial.

No caso de Capitalism Lab, ainda que seja possível abrir subsidiárias em diferentes países e aproveitar vantagens fiscais e produtivas, o jogo não modela de forma abrangente os efeitos da conectividade global e das zonas de livre comércio (ZLCs) na expansão de uma holding. Em um sistema econômico realista, subsidiárias podem ser utilizadas para otimizar a estrutura tributária de uma corporação, reduzir custos logísticos e aproveitar a infraestrutura existente em diferentes regiões. Esses elementos, no entanto, são frequentemente reduzidos a simples variações de impostos e custos de produção nos jogos existentes.

Do ponto de vista do game design, uma abordagem mais sofisticada para a simulação econômica poderia incluir mecânicas que representem a interconectividade global das cadeias produtivas e as implicações estratégicas das ZLCs. Elementos como acordos comerciais regionais, corredores logísticos e infraestrutura tecnológica poderiam influenciar a tomada de decisão dos jogadores. Isso criaria um sistema mais dinâmico, no qual a localização de uma subsidiária não dependeria apenas de impostos e custos de produção, mas também de redes de transporte, segurança jurídica e estabilidade política e jurídica.

Além disso, um jogo que incorporasse a conectografia poderia modelar corredores comerciais como elementos essenciais da estratégia empresarial. Empresas poderiam obter vantagens competitivas ao estabelecer operações em hubs logísticos bem conectados, maximizando eficiência e reduzindo custos de transporte. Da mesma forma, incentivos fiscais em determinadas regiões poderiam ser vinculados à participação em redes econômicas globais, como os blocos comerciais ou as cadeias de suprimentos globais.

A evolução dos jogos de simulação econômica pode se beneficiar da incorporação de modelos mais realistas de conectividade global e estratégias geoeconômicas. Um game design que consiga representar essas dinâmicas não apenas traria uma experiência mais rica e desafiadora para os jogadores, mas também serviria como uma ferramenta educacional para aqueles interessados em entender as interações entre economia, infraestrutura e geopolítica no mundo contemporâneo.

Bibliografia

  • KHANNA, Parag. Connectography: Mapping the Future of Global Civilization. Random House, 2016.

  • BLACKWILL, Robert D.; HARRIS, Jennifer M. War by Other Means: Geoeconomics and Statecraft. Harvard University Press, 2016.

  • CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. Xamã Editora, 1996.

  • FRIEDMAN, Thomas. The World Is Flat: A Brief History of the Twenty-first Century. Farrar, Straus and Giroux, 2005.

  • KEEN, Steve. Debunking Economics: The Naked Emperor of the Social Sciences. Zed Books, 2011.

  • SLOCUM, Bradley; PARKER, Alan. The Economics of Video Games. Routledge, 2022.


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