1) Uma das funções da poupança é rebater o gasto que eu tenho com o cartão de crédito. Ao rebater a despesa com receita, o cartão de crédito vira cartão de investimento - além de a compra se autopagar, ela ainda me dá lucro. E neste ponto, eu transformo minha compra a prazo em compro à vista, ao vincular o dia do aniversário à despesa.
2) Outra função da poupança e delimitar o valor do meu homem-hora. Se viver é o meu maior trabalho, seja fazendo ou não fazendo coisa alguma, eu estou colhendo ganho sobre a incerteza. E a melhor forma de proteger esta transação é investir num governo justo e confiável, como é o governo Bolsonaro. E de uma tradição de governos justos e confiáveis, eu vou preferir um governo estável - e isto só a monarquia pode me garantir isto, pois os homens, às vezes, fazem péssimas escolhas que porão tudo isto a perder.
3) Se eu tivesse duas poupanças, uma para rebater os gastos que faço com o cartão de crédito e outra para apurar meu homem-hora, eu certamente poderia ampliar as possibilidades de vida livre, já que cada poupança iria se especializar numa determinada função.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2024.
segunda-feira, 1 de janeiro de 2024
Notas sobre as duas funções da poupança e da necessidade de especializá-las
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário