Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Notas sobre as duas funções da poupança e da necessidade de especializá-las

1) Uma das funções da poupança é rebater o gasto que eu tenho com o cartão de crédito. Ao rebater a despesa com receita, o cartão de crédito vira cartão de investimento - além de a compra se autopagar, ela ainda me dá lucro. E neste ponto, eu transformo minha compra a prazo em compro à vista, ao vincular o dia do aniversário à despesa.

2) Outra função da poupança e delimitar o valor do meu homem-hora. Se viver é o meu maior trabalho, seja fazendo ou não fazendo coisa alguma, eu estou colhendo ganho sobre a incerteza. E a melhor forma de proteger esta transação é investir num governo justo e confiável, como é o governo Bolsonaro. E de uma tradição de governos justos e confiáveis, eu vou preferir um governo estável - e isto só a monarquia pode me garantir isto, pois os homens, às vezes, fazem péssimas escolhas que porão tudo isto a perder.

3) Se eu tivesse duas poupanças, uma para rebater os gastos que faço com o cartão de crédito e outra para apurar meu homem-hora, eu certamente poderia ampliar as possibilidades de vida livre, já que cada poupança iria se especializar numa determinada função.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário