Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Da poupança como o verdadeiro programa de renda passiva que conheço

1) A verdadeira renda passiva é a da poupança - sempre que eu estiver ganhando mais de R$ 24,00 de juros num determinado dia, eu posso calcular meu homem-hora, dentro de um periodo de 24 horas vividas nesse dia, em específico.

2) Seja fazendo ou não fazendo coisa alguma, meu tempo vale - e neste ponto, sou mais livre do que ficar preso a uma obrigação contratual que me consome mais do que oito horas do meu tempo, pois, ao lidar com gente tóxica, eu sofro um desgaste muito maior do que aquilo que naturalmente me desgastaria por conta do trabalho, o que tornaria meu ofício contra-producente e minha escolha de vida profissional destituída de sentido.

3.1) Vamos supor que eu assista a um vídeo de 4 horas de duração num contexto onde meu homem-hora vale R$ 1,52, como neste primeiro de janeiro de 2024. Vamos supor que eu esteja assistindo a uma aula de português da professora Adriana Figueiredo, do Estratégia Concursos. Vamos supor que eu esteja assistindo a um vídeo gratuito do youtube, uma vez que não tenho capital suficiente para rebater o custo da assinatura do Estratégia, já que ele ainda me é proibitivo.

3.2) Uma vez que invisto meu tempo livre e passo 4 horas aprendendo com esta excelente professora, eu vejo que esta aula me rendeu R$ 6,08, no final do expediente - o que ainda é pouco, em termos de curto prazo, mas a tendência é melhorar ao longo do tempo, pois quando meu homem-hora valer pelo menos R$ 5,00, os ganhos por hora vivida jogada, estudada ou trabahlada nestes tempos de incerteza passarão a ser mais substanciais. Quando isto acontecer, eu quererei este sistema de remuneração para todos os 28 dias da poupança, pois isto vai ser bem melhor do que o COS TV.

4) Quando Gregório diz que sente inveja do que eu faço, isto é um sinal de que minha estratégia está dando certo. O lado bom da poupança é que eu sei exatamente quanto eu vou ganhar, pois eu tenho como prever quanto vou ganhar de juros, com base no montante que tenho acumulado em um determinado aniversário. A única parte que eu não sou capaz de prever, por não ser economista de formação, é a remuneração da taxa que o Serviço de Liqüidação e Custódia me paga por conta de guardar meu dinheiro no banco, no lugar de torrá-lo, tal como o mundo costuma fazer.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 01 de janeiro de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário