Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Um conto cristocêntrico sobre a teoria dos juros

1) Vamos supor que eu receba de um amigo uma muda de macieira de presente. Eu cultivo a muda e dela uma macieira nasce, a ponto de dar frutos segundo sua espécie. 

2) De tanto cuidar das sementes da espécie, eu acabo cultivando sementes da mais elevada qualidade possível - com as constantes frutas que as diferentes gerações de macieiras vão me gerando com o passar dos anos, eu vou produzindo tortas de maçã e sucos de maçã de melhor qualidade, produtos esses que são repassados aos fregueses da minha bancada de empreendedorismo por um preço justo, pois bons produtos tendem a ser mais caros, a ponto de saciar a necessidade dos Cristos necessitados de bons alimentos.

3.1) Quando chega o aniversário desse amigo que me presenteou no dia do meu aniversário com uma uma muda de macieira, eu lhe devolvo o mesmo presente: uma muda de macieira, melhorada na sua mais elevada qualidade, além de metade dos rendimentos que adquiri por conta de esta pessoa ter me dado uma muda macieira como ferramenta de empreendedorismo - eis os cômodos da coisa. Como vejo nessa pessoa que me deu o presente o Cristo - o caminho, a verdade e a vida - então este presente significou muito pra mim, a ponto de o amador, o que me deu o presente de aniversário, tornar-se coisa amada, já que ele se tornou meu sócio, em Cristo fundado. Logo, o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem é o sumo logos e a Ele todas as coisas devem ser dadas, pois todas as honras devem ser dadas a Ele. Eis o princípio da causalidade, pois o motor da ação humana é a vida livre, cujo fundamento se dá na verdade, que é em Deus fundado.

3.2.1) Como sou chamado desde a eternidade a colaborar com a criação, então Cristo, que me ama, me obriga ao seguinte juramento: "juras que vais fazer bom uso das coisas que receberás por acréscimo de modo a multiplicar os talentos e retornar as coisas a mim, quando o tempo da colheita chegar (no caso, o dia do meu aniversário, que é também um dia do juízo, onde Deus julgará minha conduta a cada ano de minha vida que passa, enquanto administrador das coisas de Deus)?" Se juro, então devo me santificar através do trabalho, a ponto de ser honesto, não lesar a ninguém e dar a cada um o que é seu, no seu devido tempo. 

3.2.2) E neste ponto qualquer coisa em Cristo fundada pode ser usada como motor de uma atividade econômica organizada, a ponto de pavimentar um caminho salvífico organizado, incluindo fazer dos frutos da árvore do conhecimento e da vida alguma coisa útil não só a mim, mas ao bem comum. Foi do amor a Cristo que tive a honra não só de consumir dos frutos dessa árvore, como também cultivá-la a ponto de fazer de seus frutos matéria-prima para produtos acabados e melhores, que fazem da necessidade de se comer coisas mais agradáveis ao paladar liberdade, o que gera uma boa cultura, o que aponta para o senso de se tomar o país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade.

4) Eis a relação entre juros, honra, capitalização moral e princípio da causalidade, uma vez que Cristo é antropologia aperfeiçoada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário