Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Notas sobre pobreza e revolução - uma síntese de tudo o que aprendi ao longo do tempo

1) Assim como há dois sentidos de revolução, um latino e outro germânico, no polonês há duas palavras para pobre: ubogi e biedny.

2) Na Pax Romana o patrício, o bogaty (a pessoa agraciada com a riqueza), se associa ao ubogi (o pobre que Deus tanto gosta) de modo a promover a ordem social como convém no Senhor (Bóg, em polonês). Neste ponto, a política é sempre a concórdia entre as classes, a continuação da trindade, posto que é caridade organizada, já que todos os membros são tratados como iguais, por serem todos membros de uma só família de batizados.

3.1) Na Revolução Industrial que aprendemos na escola, fundada na ética protestante e no espírito da riqueza tomada como sinal de salvação, o rico se vê eleito e forte de antemão, e ele deseja eliminar o pobre, o fraco, o inferior. Isso leva ao Estado a ser tomado como se fosse religião, onde tudo está no Estado e nada poderá estar contra ele ou fora dele. 

3.2.1) O pobre, o biedny, vive na constante desesperação, própria destes dias atuais, porque foi condenado a viver na marginalidade por parte de todos todos aqueles que tomaram o poder conservando o que é conveniente e dissociado da verdade. Por isso, o despossuído material é um reflexo do vazio espiritual que há nas pessoas que são cheias de si até o desprezo de Deus. 

3.2.2) É por isso que não há verdadeiros ricos, no sentido polonês do termo - o que há são esbulhadores da riqueza alheia, que foi dada por Deus, de modo a ajudar os pobres, pois estes são o banco de Deus. Esses falsos ricos são verdadeiros administradores desonestos, pois fazem isso de modo a concentrar os poderes de usar, de gozar e dispor em suas poucas mãos para criar um projeto de poder para si de modo a destronar Deus, gerando uma odiosa oligarquia globalista, o que é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus, fora dos ditames da Criação. E essa traição - que faz a pedra rejeitada se tornar pedra angular para tudo o que é bom - é a mãe de todas as revoluções, de todas as heresias.

4.1) Durante meus tempos de estudante, sempre estive atento às dicotomias - por isso, precisamos meditar sobre elas, pois elas nos dizem muito sobre muitas coisas que nossa língua mesma não é capaz de exprimir, como essas duas concepções de pobre no polonês ou mesmo essas duas concepções de revolução, cuja explicação só fui conhecer nos comentários de Ludwig von Mises sobre a obra de Marx, onde ele ressaltou a diferença entre revolução no sentido romano e revolução no sentido germânico do termo. 

4.2) No meu curso de Direito, eu conheci a diferença entre law e right. De posse do conhecimento dessas três dicotomias, vai chegar um tempo em que deverei meditar sobre a lei dos pobres que havia na Revolução Industrial inglesa. Afinal, existem dois tipos de pobre: o ubogi e o biedny - a autoridade que é posta por Deus de modo a aperfeiçoar a liberdade de muitos deve proteger os pobres que Deus tanto gosta, pois o próprio Cristo nos disse que sempre haverá pobres (ubogis) dentre nós, nunca biednys, pois estes são frutos do conservantismo dos animais que mentem em nome da verdade de modo a tomar o poder pelo poder de modo a aniquilar a verdadeira pobreza, que é evangélica.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário