Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Notas sobre nuances de linguagem

eu, nacional = eu, como nacional ou eu, na condição de nacional.

eu nacional = indivíduo que imagina uma comunidade. O que é a Bolívia senão o eu nacional de Bolívar, rico no amor de si até o desprezo de Deus?

eu-nacional = quando se trata do nacionismo como poesia em atos, isso equivale a uma espécie de eu-lírico.

nós, nacionais = nós, o povo ou nós, como nacionais

nós nacionais = uma espécie de rede social onde a solidariedade se dá pelos que somente nasceram no país, sem levar em consideração os que tomam o mesmo país como um lar em Cristo, ainda que tenham nascido no estrangeiro. Trata-se de uma rede social incompleta, imperfeita, posto que o país está sendo tomado como se fosse uma religião e não como um lar em Cristo, como deveria ser.

nós-nacionais = é essa mesma rede levando em consideração o compartilhamento sistemático de vários eus-nacionais, uma vez que nós somos alguma coisa quando compartilhamos nossas solidões a ponto a aprender a tomar não só um, mas vários países como um mesmo lar em Cristo, já que o Todo que vem de Deus é maior que a soma das partes. Isso implica necessariamente a descoberta do outro como um espelho de nosso próprio eu.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário