Pesquisar este blog

sábado, 9 de novembro de 2019

Das patotas como microcosmos da maçonaria - balanço de uma experiência pessoal, quase sociológica

1) Sempre que assistia a alguma transmissão dos jogos do Detroit Tigers (time de baseball da capital mundial do automóvel), um dos patrocinadores da transmissão era uma banca de advogados especializada em questões judiciais envolvendo acidentes de trânsito.

2.1.1) Nos Estados Unidos, é muito comum ver propaganda dessas bancas de advogados na televisão - perdi a conta de quantas vezes vi isso numa transmissão por streaming.

2.1.2) Esse tipo de coisa é vedado pela OAB daqui. Muito embora seja vedado, essas grandes bancas daqui, para terem o poder que têm, recorrem a um truque para contornar a regra escrita: a panelinha, uma vez que a "graça" de uma boa amizade é maior do que a lei.

2.2.1) Essas patotas já começam quando se é estudante de uma faculdade de Direito.

2.2.2) São sociedades quase que secretas, que reproduzem a natureza discreta ou mesmo secreta da maçonaria. Uma mesma turma pode ter múltiplas panelinhas - algumas delas podem ser até mesmo rivais entre si, como já aconteceu com a minha própria turma. Eu mesmo fui parte de uma panelinha na faculdade - vali-me de uma para poder sobreviver à UFF.

2.2.3.1) Mas, como bem diz o professor Olavo, você será eternamente escravo se você se associa a pessoas que conservam o que é conveniente e dissociado da verdade - quase todos em meu grupo eram esquerdistas.

2.2.3.2) Depois que me formei, eu me afastei deles, dos membros dessa patota - e quem tentou me adicionar pelo facebook terminou bloqueado. Eu poderia ter conseguido um bom emprego se tivesse me mantido leal à panela da qual fazia parte, mas minha consciência não me permitiria mais, uma vez que agora sei muito bem que comunismo é coisa do demônio e que esse tipo de coisa não tem lugar naquilo que foi marcado pelo sinal da Santa Cruz, tal como foi estabelecido em Ourique. Por isso que tive que mudar de carreira - a vida pode ser mais difícil, mas não estarei sujeito a quem não comunga dos mesmos valores, fundados no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário