Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2015

Da necessidade de se cultivar uma certa ignorância, enquanto você adquire conhecimento

1) Pode parecer estranho dizer, mas eu tenho orgulho de ser ignorante. Ao longo da vida,  eu aprendi, de maneira conveniente e sensata, a cultivar uma certa ignorância, de modo a ser mais humilde. E sendo humilde, eu me tornei mais sábio.

2) Gosto de saber, mas tem certas coisas que não quero saber agora, pois sinto que não estou pronto ainda para aprender certas coisas. E para eu aprender certas coisas, eu vou precisar me preparar espiritualmente para este assunto, tal como me preparei para o nacionismo. Afinal, isso demanda um certo tempo, um certo esforço, uma dedicação, pois viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus implica necessariamente compromisso com a excelência.

3) Muitas coisas da doutrina da Igreja Católica eu não sei, pois nunca tive oportunidade de aprender. Até porque não encontrei uma pessoa bondosa o suficiente para me orientar em certas coisas sem eu correr o risco de cair no pecado da soberba, coisa que atinge a muitos rad trads - se eu ler demais, sem meditar a respeito do peso que cada palavra tem nas minhas leituras, eu terminarei meus dias fazendo o que eles fazem no facebook: semeando má consciência pelo mundo afora.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2015 (data da postagem original)

Rio de Janeiro, 31 de novembro de 2016 (data da 1ª atualização da postagem)

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2014/09/e-preciso-cultivar-uma-certa-ignorancia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário