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sábado, 8 de setembro de 2018

Da grande unidade romana comparada à grande unidade chinesa

1) Para se entender a China, é preciso entender o período dos estados guerreiros da China. Desses estados, o Estado Qin prevaleceu - e não é toa que a à China é a terra dos Qin, da qual veio o seu primeiro imperador, Qin Shi Huang.

2) Os Qin adotaram técnicas dos estados guerreiros adversários, incorporando-as aos seus exércitos, a tal ponto que o exército se tornou praticamente imbatível. Uma vez que todos os estados guerreiros foram tomados, os Qin adotaram o pensamento legalista: unificaram os pesos e medidas, bem como as leis, a ponto de fazer com que a lei esteja acima do costume.

3) A China tem uma longa tradição de centralismo, positivismo, tirania e absolutismo monárquico, por força de seu paganismo. Não é à toa que do ponto de vista do Direito Internacional a China era considerada um Estado quase bárbaro - tinha elementos avançados de organização política, muito semelhantes aos nossos, mas sociologicamente os homens eram todos escravos de um tirano, posto que não conheciam a Cristo.

4.1) O contraponto da grande unidade chinesa está na grande unidade romana.

4.2) Roma era uma república - e o ideal republicano esteve no imaginário desse povo durante a maior parte de sua história, exceto no dominato, quando esse ideal foi abandonado, marcando o fim dessa civilização.

4.3) Os romanos, tal como os Qin, incorporaram armas e táticas de seus adversários. Mas eles não se limitaram só a isso: Roma incorporou técnicas agrícolas bem como a alta cultura e as visões de mundo dos seus adversários, além de suas religiões. Até mesmo um panteão foi construído para isso, dedicado a todos os deuses romanos, os naturais e os que foram incorporados pela conquista.

4.4.1) Essa constante assimilação de povos diferentes fez com que o direito romano evoluísse, a ponto de ser pautado mais no costume do que propriamente na lei positiva.

4.4.2) Como o direito se funda na religião e busca a justiça, isso acaba criando subsídios para que os costumes sejam justos. Como bons costumes acabam refletindo a justiça, então o rigor da forma legal acaba sendo gradativamente abrandado.

4.4.3) Não é à toa que o direito romano foi incorporado pelo cristianismo, pois ele regulava o comportamento social de tal maneira que o amor de si até o desprezo de Deus não fosse a causa para a divisão sistemática da sociedade com o um todo, a ponto de gerar uma anarquia.

5.1) A ordem romana, a filosofia grega e a religião cristã se tornaram o tripé necessário para que esta grande unidade fosse mais duradoura do que aquela estabelecida pela China.

5.2) Do choque dessas duas grandes unidades, do choque dessas civilizações, a China acabará por converter-se, uma vez que a China não é só comunista - ela tem uma longa tradição de tirania, que é anterior à época de Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2018.

A grande unidade é construída na diversidade

1) Quando Roma tomou a Gália, ela incorporou as técnicas de metalurgia dos gauleses, que eram as melhores do mundo antigo. Essas técnicas foram difundidas por todas as fronteiras do império. Por força disso, o exército romano incorporou o elmo dos gauleses, bem como o gládio, que se tornou um símbolo da cultura romana, na figura dos gladiadores.

2) Quando Roma tomou Cartago, ela copiou as técnicas para a produção de azeite de oliva, que são até hoje usadas no mediterrâneo, principalmente na Tunísia, no antigo território controlado por Cartago. Quando Roma tomou o Egito, ela copiou os institutos legais egípcios de tal forma que deu origem aos latifúndios, às sesmarias. Esse instituto se chama enfiteuse.

3) Quando uma terra era recém-conquistada, Roma copiava o que havia de melhor do seu adversário e introduzia ao novo território técnicas que ela mesma inventou bem como técnicas que aprendeu ao derrotar adversários anteriores, criando uma espécie de unidade. Essa mistura de técnicas, institutos e culturas criava uma unidade, mas também uma diversidade, pois o povo conquistado, ao se beneficiar dessas técnicas trazidas, passava a ter outra visão de mundo, passando a ver possibilidades que antes não conhecia,  uma vez que o imaginário coletivo do povo conquistado foi ampliado. De certa forma, dois povos conquistados acabavam se descobrindo um ao outro, por intermédio de seu conquistador.

4.1) O fundamento do verdadeiro federalismo está na unidade, ainda que na diversidade. Essa unidade está no ideal de que nenhum homem deve ser escravo de outro homem. O homem só é escravo de Deus, pois Ele é bom - e é por força dessa razão que o homem que vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus passa a servir a Cristo em terras distantes.

4.2) É por isso que o Império Português é uma evolução da República Romana. Mais do que um império de conquista, o império português é um império de cultura - Cristo é a verdade e a Igreja é a esposa de Cristo. Como o casamento é a imitação dessa relação, então era muito comum casar os melhores da gente portuguesa com as filhas dos chefes locais. Como o casamento é indissolúvel, por ser sagrado, então a aliança entre as famílias se fundava no fato de amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, já que Ele é o verbo que se fez carne, por ser a verdade em pessoa. Como este império não se funda no amor de si até o desprezo de Deus, então ele não perecerá - ele durará até o dia do Juízo Final, até o dia da segunda vinda de Cristo, dia esse que não sabemos quando virá - só Deus sabe.

5) Exploração, conquista e casamento são elementos formadores da nacionidade, do senso de se tomar o mundo conhecido e desconhecido como um lar em Cristo, uma vez que a palavra de Cristo deve ser espalhada para todos os confins do mundo, já que Ele é a verdade e a verdade é universal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2018.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Notas sobre o solidarismo

1.1) Um dos cinco efeitos na cultura de ocupação das coisas de modo a exercer uma atividade economicamente organizada está no fato de que as pessoas se associam umas às outras, o que leva uma integração entre elas. É da cultura sistemática de integração entre elas, por força do convívio, que há uma cultura de vida em comunidade (comunitarismo).

1.2.1) Como o Brasil foi fundado na missão de servir a Cristo em terras distantes, então a escola para esse chamado se dá servindo aos que estão mais próximos de você, seja dentro de sua própria família, seja dentro da vida paroquial.

1.2.2) Como o círculo social mais próximo prepara o caminho para que se sirva a um círculo social mais amplo - composto por pessoas que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, ainda que estejam geograficamente mais distantes de você -, então isso faz com que o princípio da integração entres pessoas, algo que é próprio da vida gregária, acabe gerando um senso de responsabilidade pessoal que é distribuído a todos aqueles que estejam dispostos a fazer disso uma vocação - pelos menos, ao maior número pessoas possível, uma vez que sempre haverá uma minoria insensata, que fará do amor de si até o desprezo de Deus a razão de ser de suas vidas vazias.

2.1) A cultura de vida gregária é a matriz da consciência coletiva, pois o indivíduo é necessariamente parte desse sistema de solidariedade social (solidarismo), uma vez que ele não pode ser descartado, já que ele é homem, criatura muito amada por Deus.

2.2) Como os indivíduos virtuosos são peças de difícil reposição, já que a própria presença deles constitui um bem escasso, então as pessoas que testemunham seu trabalho economicamente organizado acabam desenvolvendo um senso de dever moral e acabam espontaneamente se quotizando de modo que a atividade por ele organizada termine sendo por elas sustentada, pois o que este indivíduo faz é virtuoso, uma vez que sua obra está em conformidade com o Todo que vem de Deus, já que é insensato reduzir um indivíduo, em toda a sua complexidade natural, a uma mera função econômica, o que leva necessariamente ao descarte, algo que em si mesmo é odioso.

2.3.1) Essa quotização é uma espécie de seguro - ela não partiu do Estado, mas das pessoas que reconheceram um bem naquele trabalho, a ponto de acabar se tornando um princípio de ordem pública, criando ao Estado o dever de proteger essa cultura fundada na lealdade natural. Essa quotização não é só um meio como também é uma mensagem bem clara - trata-se de um atestado de reconhecimento social sistemático de que essa atividade economicamente organizada criada pelo empresário virtuoso é benéfica à sociedade como um todo, o que acaba fazendo que essa atividade se expanda, criando uma espécie de capitalização moral. A própria remuneração pelo serviço prestado é a prova desse seguro. Para o empresário virtuoso, ter sua atividade reconhecida pela sociedade, sem apelar à propaganda, é ganho sobre a incerteza, já que vivemos num país dominado por um governo totalitário, que rejeitou ao crucificado de Ourique e está assassinando todo o nosso passado histórico de modo a criar um ilusão de independência, de soberania nacional.

2.3.2) Se a base do poder se encontra dispersa em toda a sociedade, então o reconhecimento dessa atividade economicamente organizada leva à sua legitimação enquanto organizadora da polis, pois ela representa a sociedade naquilo que ela tem de melhor, a ponto de tornar uma espécie de lastro que termina servindo de base para a criação de novas riquezas futuras - e isso é um produto cultural. Isso é uma espécie de empoderamento fundado no amor de Deus, nunca no amor de si até o desprezo de Deus.

2.3.3) A maior prova disso é muitos querem trabalhar na empresa daquele indivíduo porque ele é virtuoso, um benfeitor, um amigo de Deus - e por força disso acabam se preparando de modo a poderem trabalhar naquela organização, que é acessório que a sorte do principal: o empresário virtuoso, pois o exemplo arrasta, uma vez que uma empresa economicamente organizada, que serve sistematicamente a todos da sociedade da melhor forma possível, acaba levando a muitos a se organizarem economicamente de modo a servirem naquela empresa, a ponto de planejarem as suas carreiras de modo que possam ganhar experiência nela e assim criarem suas próprias empresas, criando uma espécie de família onde a empresa do empresário virtuoso acaba servindo de alma mater para outros empresários, que acabam atuando em ramos que complementem à atividade economicamente organizada daquela empresa virtuosa ou atuando em outras áreas geográficas onde essa empresa virtuosa não é capaz de atuar, por alguma razão qualquer.

3.1) Isso leva a um tipo de distributivismo, pois muitos terminam dedicando suas vidas e suas carreiras de modo a colaborarem para a lapidação sistemática e permanente dessa jóia, o que faz com que o país seja tomado como um lar em Cristo.

3.2) A empresa, por força disso, pode parecer grande, mas é pequena, uma vez que ela não está concentrando os poderes de usar gozar e dispor em poucas mãos. Na verdade, ela é grande porque ela acaba servindo de escola de modo que os poderes de usar, gozar e dispor estejam sempre nas mãos do maior número de pessoas possível, uma vez que o bom empresário - por ser bom pai de família, bom marido, bom cidadão tanto na cidade de Deus quanto na cidade dos homens - não deseja ter poder sobre nenhum homem, uma vez que ele não é Deus.

3.3) É por conta dessa consciência reta, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, que ele acaba criando uma espécie de política virtuosa, que acaba se tornando um legado, algo que as pessoas se esforçam em não esquecer sistematicamente falando, o que acaba cria uma espécie de tradição, uma espécie de democracia dos mortos, uma vez que o benfeitor permanece vivo entre nós, já que ele imitou a Cristo a vida inteira. E toda e qualquer tentativa de assassinar esse monumento acabará gerando uma reação violenta, a ponto de punir o que tenta assassinar esse monumento com a morte, pois tal tentativa é um crime hediondo. Este é o melhor seguro de vida que há.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2018 (data da postagem original)..

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Do personalismo como sistema de política

1) Quando um indivíduo desempenha uma função importante - seja por conta de sua formação, seja por conta de seu caráter, seja por conta de suas circunstâncias pessoais -, a tendência é encontrar dificuldades no tocante a encontrar um outro indivíduo com qualidades mais ou menos equivalentes no tocante a substituí-lo, seja em sua eventual ausência, seja de modo permanente - tal como ocorre no caso de morte, aposentadoria, ou mesmo saída de uma organização, seja por conta de punição, seja por conta de aceitar uma oferta de trabalho melhor, seja por questões pessoais ou familiares.

2.1) O individualismo como um sistema de política tem por base a importância do indivíduo no tocante à produção de riquezas de tal modo que o país seja tomado como um lar em Cristo, coisa que nos aponta para a pátria definitiva, que se dá no Céu. A produção de riqueza é uma arte que aponta para Deus, o que influi decisivamente nos destinos políticos. Ela não se volta para si mesma, uma vez que a riqueza é instrumento de evangelização, posto que se funda na santificação através do trabalho.

2.2.1) Se é preciso selecionar pessoas produtivas e eficientes, então essas pessoas precisam ser treinadas no tocante a exercer o trabalho requerido pela empresa de modo a suprir uma eventual demanda que existe no mercado da melhor forma possível. É do treinamento que vem a experiência necessária de modo a poderem fazer o melhor trabalho possível.

2.2.2) Como a empresa é uma organização social, então esse bom profissional precisa ser necessariamente uma boa pessoa, onde sejamos capazes de ver Cristo nela, uma vez que numa organização social devemos ver relações de cordialidade e de fraternidade, um ambiente de integração entre as pessoas - e isso pede que as pessoas amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

2.2.3) Como trabalho e integridade moral caminham juntos, então essas coisas não podem ser separadas, dado que compõem a persona do indivíduo.

2.2.4.1) Como um indivíduo não pode ser dividido em dois, então uma organização social não pode ser dividida em duas.

2.2.4.2) A função econômica de uma empresa não pode se separar de sua natureza organizacional e social, a ponto de reduzir as relações sociais existentes na corporação de ofício à uma relação de produção, a ponto de a riqueza tornar-se sinal de salvação, a ponto de servir liberdade com fins vazios.

2.2.4.3) Os melhores candidatos geralmente são pessoas oriundas de famílias estruturadas, uma vez que eles têm pai e mãe num relacionamento longo e estável, cuja união foi reconhecida e abençoada por Deus, a ponto de ser protegida por um governo pautado pelos ensinamentos da Santa Madre Igreja.

2.2.4.4) Se a função da família é servir a Deus criando homens de caráter que sirvam a Deus e a todos ao seu redor usando os melhores talentos de que dispõem, então essas pessoas serão criadas para a busca da excelência, que é um verdadeiro hábito, pois o verdadeiro imitador de Cristo imita o verbo que se fez carne, uma vez que Este é a verdade em pessoa - e neste ponto, esses candidatos são os ideais para a empresa

3.1) A economia de mercado necessita do ambiente cristão para poder prosperar, uma vez que é economia de encontro, não de sujeição.

3.2.1) As pessoas precisam ser livres em Cristo, por Cristo e para Cristo de modo possam servir a todo que aquele que O imite. Só aí que o país passa a ser tomado como um lar, pois a organização social vai ser toda estruturada para que possam erguer um bem comum de modo que isso mande o maior número de pessoas possível para a pátria definitiva, que se dá no Céu.

3.2.2) Neste ponto, a organização do lar, chamada economia da salvação, se torna solução. Nela, as empresas que quiserem servir a seus semelhantes da melhor forma possível tendem a prosperar se a lei que rege a organização do Estado criar mecanismos que inviabilizem qualquer tentativa de se deliberar a respeito de uma lei que aprove o assassinato de bebês ou mesmo o divórcio, uma vez que questões de família são umbilicalmente ligadas à questões da alma e da lei que se dá na carne de cada indivíduo - o que é, pois, matéria da Igreja, nunca do Estado, que não pode ser tomado como se fosse religião, onde tudo está nele e nada pode estar fora dele ou contra ele. É por essa razão que é de uma absoluta insensatez desvincular o Estado de se sujeitar ao que a Santa Madre Igreja Católica ensina.

3.2.3) Afinal, uma nação é composta de famílias. Por isso, é contraproducente haver indivíduos munidos de um diploma e que sejam analfabetos funcionais, pois a formação do indivíduo não pode ser reduzida a uma função de mercado, a ponto de a riqueza e se tornar um sinal de salvação, fazendo da economia e da plutologia serem uma coisa só, como se fossem sinônimos, quando, na verdade, são antônimos.

3.2.4.1) A maior prova dessa redução está no fato de que a burrice e a malícia caminham juntas, pois esses profissionais que têm diploma e que são verdadeiros analfabetos funcionais são também pessoas de um péssimo caráter, cujas consciências estão sistematicamente enriquecidas no amor de si até o desprezo de Deus.

3.2.4.2) Por uma promoção, eles são capazes de fazer até o diabo, sabotando o trabalho do colega de oficina ou mesmo de escritório. E se tiverem poder de chefia ou de direção, eles farão uma gestão altamente desastrosa, gerando um elevado passivo para a empresa, uma vez que haverá reclamações trabalhistas sistemáticas, de tal maneira que será imperativo a essa organização solicitar uma recuperação judicial, de modo que possa evitar o risco entrar em falência e ser liqüidada juridicamente, prejudicando o país como um todo, uma vez que organizar uma atividade economicamente organizada é um bem escasso.

3.2.4.3) A conduta desses maus empregados é altamente desprezível, pois a competição acaba gerando uma lide no âmbito do trabalho, coisa que pode levar a uma dispensa arbitrária - o que é altamente injusto, pois o rico em má consciência é tão pobre de espírito que usará o poder de direção de tal maneira a praticar o arbítrio e fazer com que toda a organização social perca a amizade com Deus sistematicamente, o que repercutirá negativamente em toda sociedade, pois o bom nome da empresa ficará sujo, uma vez que haverá boicote sistemático a seus produtos no mercado.

3.2.4.4) Esses conflitos no âmbito do trabalho são conflitos sociais a ponto de estarem na mesma proporção de uma briga de casal ou mesmo de uma briga no trânsito, cuja não-solução pode terminar numa tragédia, num homicídio fundado num motivo fútil ou torpe.

3.3.1) Trata-se de uma questão social que precisa ser resolvida por meio de uma mediação ou conciliação de interesses, a ponto de as coisas voltarem a ser de comum acordo.

3.3.2) Só em último caso, quando já não há mais saída, é que se diz o direito de maneira definitiva, pois a má consciência torna os homens irredutíveis, a ponto de estarem à margem da lei - e uma condenação dessa natureza pode servir como um mau antecedente na justiça criminal, um dado que define muito bem o caráter do indivíduo.

3.3.3) Seja um mau empregado ou um chefe autoritário, eles não são bons cidadãos - como não são bons cidadãos, então praticar delitos é conseqüência dessas condutas ricas em má consciência, uma vez que o direito e justiça não passam de preconceito para eles. É dessa mentalidade burguesa, de fazer da riqueza sinal de salvação, que vem o comunismo.

4.1) É por isso que a lei precisa ser usada como mecanismo de legítima defesa em face desses inimigos da sociedade que vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.

4.2) Como na monarquia os membros do povo são tomados como parte da família do monarca - uma vez que o Crucificado de Ourique fez de D. Afonso Henriques seu vassalo e este vassalo, por sua vezm amava o seu povo tal como se ama a um filho -, então a justiça civil (que resolve as relações entre os membros do povo) é mais ampla do que a justiça do trabalho, uma vez que se trata uma justiça de relação, a ponto de abranger todos os aspectos da vida social, quer na família, quer no trabalho, quer na relação tributária, quer em questões criminais.

4.3.1) A justiça do trabalho só se preocupa com o homem econômico, uma vez que se tornou um dado da cultura moderna a riqueza ser tomada se fosse como uma espécie de salvação a ponto de reduzir o homem a uma parte do que ele é: produtor de riqueza, desprezando assim o caráter, a honra e integridade, pois ele é criatura amada por Deus.

4.3.2) Como essa concepção de homo oeconomicus é fora da conformidade com o todo que vem de Deus, então essa estrutura jurídica, que pede um Estado tomado como se fosse religião, precisa ser extinta, pois ela é revolucionária.

4.3.3) Enfim, se é preciso pensarmos em uma ordem política onde o indivíduo que imite o verdadeiro Deus e verdadeiro homem seja a pedra angular para se tomar o país como um lar em Cristo, então devemos levar em consideração todos esses elementos aqui elencados.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de setembro de 2018 (data da postagem original).

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Um plano para o futuro: fazer da minha família uma nação

1) Aos trancos e barrancos, estou montando uma biblioteca de qualidade. Se tivesse dinheiro, eu iria mandar microfilmar alguns livros constantes da Biblioteca Nacional, bem como cópias de alguns documentos do passado. Não teria dinheiro para copiar o acervo inteiro, mas copiaria o que me interessa. Se meus filhos tiverem a oportunidade de conhecer a Biblioteca Nacional, eles copiariam o que é do interesse deles e preservariam para os seus tudo o que já coletei.

2.1) Os maiores acervos do futuro não estarão em bibliotecas públicas, mas em museus, arquivos e bibliotecas particulares.

2.2) Para se ter acesso ao acervo que estou montando, é preciso amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, tal como se deu em Ourique. Jamais abrirei meu acervo a quem chama a Igreja Católica de "Babilônia" ou de "prostituta", pois essa gente é apátrida - apenas nasceu no Brasil biologicamente falando. Afinal, meu acervo, minhas regras - minha casa é leal ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e não ao Brasil que desonrou a Cristo em 1822, uma vez que esse país, cuja história é toda falseada - feita à revelia da documentação portuguesa -, tem mais é que ser destruído mesmo.

3) Os poucos que têm interesse genuíno pelo saber que me procurem, pois vou atendê-los com muito prazer. Eu os tratarei como meus amigos, pois quem é amigo do saber é amigo da verdade, daquilo que se funda na conformidade com o Todo que vem de Deus a ponto de amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, já que Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

4.1) Como disse, não atirarei meu patrimônio aos cães. Trabalharei duro para fazer dos meus filhos guardiães do meu acervo. A família, com o tempo, terá seus próprios bibliotecários, arquivistas e museólogos. As famílias que se unirem à minha família serão um país a parte com o passar do tempo, pois estes tomarão este país como um lar em Cristo por força de Ourique e se organizarão de tal maneira a se opor a esta república moribunda.

4.2.1) Se cultura é matriz da consciência, se uma nação virtuosa nasce a partir de um único indivíduo virtuoso e se um país se faz com homens e livros, então o país que decorrerá de mim e de meus descendentes tomará este território e muitos outros como um lar sem precisar disparar um único tiro, pois todo o patrimônio que eu e meus descendentes acumularem será usado na refundação do Brasil destruído em 1822 - um Brasil que preserva a sua herança portuguesa e a herança dos imigrantes italianos, alemães, espanhóis, japoneses e sírio-libaneses, a qual foi muito significativa.

4.2.2) É com esse consórcio de heranças, em constante diálogo, que o Brasil renascerá. Darei o meu melhor para que isso ocorra. Farei isso ser realidade em minha família antes de distribuí-la a minha cidade, ao meu estado e ao meu país, bem como à Polônia, a qual tomo como um lar em Cristo por causa do meu padrinho: Mons. Jan Kaleta.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2018.

sábado, 1 de setembro de 2018

A proletarização geral da sociedade leva ao surgimento de um Estado totalitário e patrimonialista

1) Por força do amor de si até o desprezo de Deus, o que levou os plutocratas a concentrarem sistematicamente os poderes de usar, gozar e dispor dos bens da vida em poucas mãos, a sociedade foi proletarizada, a ponto de a opinião do melhor ter o mesmo peso que a opinião do medíocre. E neste ponto, o número governa o mundo, na forma de democracia, o que edifica liberdade com fins vazios.

2.1) É pela proletarização geral da sociedade que o público se confunde com o privado, a ponto de criar um estado totalitário e patrimonialista.

2.2.1) O fundamento desta ordem está em retirar Cristo da ordem pública. Aqui no Brasil, isso se deu em 1822, quando D. Pedro e José Bonifácio retiraram o Crucificado de Ourique da ordem pública, a ponto de reduzir o Brasil a uma colônia.

2.2.2) Isso equivale a dizer que Portugal foi aos mares como a Espanha, a Holanda, a França e a Inglaterra o foram: em busca de si mesmas, o que é um argumento de extrema má-fé, um argumento extremamente criminoso.

2.2.3) Isso é ensinar história pátria com fins vazios, o que favorece a agenda revolucionária.

3) Não é à toa que o estudo do distibutivismo no Brasil está relacionado ao estudo da América Portuguesa a partir do problema gerado pela secessão do Brasil de Portugal, em 1822, quando o Estado brasileiro foi tomado como se fosse religião, a ponto de desaguar nesta república maldita em que vivemos.

4) E o estudo dos problemas da América Portuguesa nesta circunstância totalitária fazem do parte do estudo de Portugal enquanto problema, que deve ser solucionado de modo que o país seja tomado como um lar em Cristo, por força de Ourique.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2018.

Notas sobre a relação entre público e privado

1) Pelo que andei observando, o liberal confunde público com privado, a ponto de reduzir o público a tão-somente aquilo que envolve o Estado, a ponto de estar no Estado e nada estar fora dele ou contra ele. Por conta do amor de si até o desprezo de Deus, eles criam uma luta de classes entre o público e o privado, o que é um prato cheio para o comunismo.

2) Pelo princípio da concórdia entre as classes e da integração entre as pessoas, bem como do incentivo ao senso de bem servir ao país - que deve ser tomado como um lar em Cristo -, devemos ver sempre que nem todas as coisas estão no Estado. Particulares com vocação de servir devem ser chamados a ponto de criarem uma atividade econômica organizada, uma vez que eles devem a ver Cristo nos irmãos necessitados. E se ele for bem organizado e servir muito bem, ele será bem remunerado pelo seu esforço, já que lucro é ganho sobre a incerteza, uma vez que a vida é incerteza.

3.1) É por essa razão que os empresários são considerados agentes públicos, pois edificam ordem pública. Eles ajudam na edificação da polis, mas não têm o poder do império, tal como tem o vassalo de Cristo, por força de Ourique. É um caminho de honra, a ponto de seus serviços serem contados como parte da nobreza.

3.2.1) Não se trata de um serviço fundado no amor de si até o desprezo de Deus, a ponto de fazer da riqueza sinal de salvação.

3.2.2) A riqueza é instrumento de evangelização, umas vez que o trabalho é meio de santificação não só de quem trabalha mas também de todo um povo que está tomando o país como um lar, amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus. Da associação de vários empresários que colaboram com o governo ao estabelecer uma atividade econômica organizada surgem as guildas, uma vez que essa atividade organizada envolve famílias inteiras, comunidades inteiras.

4) Se há uma relação público x privado, ela se dá no foro da intimidade. Estado nenhum deve se meter na vida privada de ninguém. Uma vez que vida privada é vida espiritual, isso é assunto da Igreja - esta, sim tem jurisdição sobre a matéria, pois a família decorre dessa realidade. E esse é o verdadeiro direito privado.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2018.