1) Ortega y Gasset costuma dizer que o valor do homem está nele mesmo, em suas circunstâncias
2.1) Uma circunstância é constituída das instâncias que te circundam: seus pais, seus avós, seu país, o governo de seu país, sua esposa, seus filhos, seus netos - enfim, sua família é a sua circunstância.
2.2) Esta é a primeira instância imediata que te circunda. Você tem dons para ajudar os que estão acima de você hierarquicamente, como seus pais e seus irmãos, e a proteger os que dependem de você, como sua esposa e seus filhos. Por isso você precisa usar estes dons de modo a prover o sustento de sua família.
2.3.1) Quando você se santifica através do trabalho, isto é uma vocação, é uma decisão, fundada no fato de se amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.
2.3.2) Você deve servir à vizinhança e à comunidade da mesma forma como você serviria à sua família: com verdadeiro amor. Você morre para si de modo que Deus viva em nós, pois a verdade está em nós e ela faz santa habitação em nós através da Santa Eucaristia. Não existe outro caminho.
3.1) Quando você adquire a confiança das pessoas, você passa para a instância seguinte, que é ser líder de uma organização, de uma atividade econômica organizada, de modo a prover sustento para famílias inteiras.
3.2) Depois que sua empresa passa a ter relevância para a economia da sua cidade, você pode se candidatar à vereança de sua cidade. E depois de um tempo servindo à sua cidade fiscalizando os atos do prefeito, propondo leis de modo a se melhor reger o bem comum e prestando contas à comunidade de seus atos, você pode ser prefeito dessa cidade.
3.3.1) Quando você se torna prefeito da cidade, você deve organizar a economia de sua localidade de tal maneira que ela se torna uma cidade importante para a economia da província.
3.3.2) A província é uma escola de nacionidade. Para ser brasileiro, você precisaria ser mineiro primeiro; para ser mineiro de verdade, você precisa tirar ouro de tudo quanto é tipo de atividade através da santificação através do trabalho, sendo um polímata.
3.3.3) É assim que você serve a Cristo em terras distantes - e não deixe que a narrativa da maçonaria norteie o verdadeiro sentido de Minas, pois isso faz a razão de ser da província ser voltada para o nada, a ponto de matar uma parte do Brasil dessa forma.
3.3.4) Se você é brasileiro de verdade, você deve tomar várias províncias como mesmo lar em Cristo, estudando essas diferentes escolas de nacionidade de modo que o Brasil seja tomado como um lar de maneira holística, de modo que todos saiam ganhando, amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Se você faz esse trabalho como prefeito e vereador servindo a Cristo na sua província e em terras distantes de seu país, você pode ser governador, coordenador de um conjunto de províncias. Se você coordena tudo e constrói uma sólida escola de nacionidade, você vira senador e daí você vira presidente.
4.1) Ser deputado federal implica ser diplomata do município ou da província em Brasília. Ele está ligado à população de seus estados, respondendo aos vereadores e aos deputados estaduais.
4.2) Se você for um bom diplomata, você pode ser elevado à dignidade do Senado, a ponto de ser um príncipe da província. E a eleição do presidente se dá entre os príncipes das províncias, entre os que percorreram o caminho das honras, honrando seus ancestrais e sua gente através do serviço.
4.3.1) Para a monarquia ser restaurada, uma verdadeira república precisa ser fundada - e para isso, a república de tipo maçônico precisa cair.
4.3.2) A monarquia portuguesa, fundada na missão de servir a Cristo em terras distantes, era essencialmente republicana. E é este modelo que deve ser imitado.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 27 de abril de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário