Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

Da nacionidade como um microcosmos da fraternidade universal

1) É perfeitamente possível definir a nacionidade como um microcosmos da fraternidade universal: se você tomar o seu país como se fosse um em Cristo, então você verá no seu compatriota a figura do Cristo.

2) Se Nossa Senhora é o atalho para o caminho, a verdade e a vida, então crer em Nossa Senhora, enquanto uma causa de unidade nacional, é causa de nacionidade. É dessa forma que as casas de madeira se tornam castelos de pedra, no plano da realidade - isso é perfeitamente válido para aqueles povos que não receberam, por força de milagre, a missão de servir a Cristo em terras distantes, tal como se deu em Ourique com portugueses. E os poloneses são um exemplo deste caso.

3) A pátria só será uma janela para o mundo quando o povo for virtuoso nestes fundamentos. E é assim que se deve descobrir a pátria - se a pessoa não se universalizar primeiro, ela tomará o país como se fosse religião de Estado, pois será escrava do paganismo moderno, uma vez que este gera liberdade para o nada, ao conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, coisa essa que se dá em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário