Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2016

A verdadeira economia liberal nasce a partir de uma família estruturada

1) A liberdade fora da liberdade em Cristo produz uma verdadeira prisão. 

2) O indivíduo atomizado - sem vínculos com seus semelhantes e por estar numa cidade grande - tem que lidar com muitas despesas, seja com transporte, seja com alimentação, seja com impostos, seja com lazer, com vestuário e com outras tantas coisas. Como esse ser atomizado necessita trabalhar para os outros de modo a sobreviver, já que ele vive numa sociedade cuja crença na fraternidade universal simplesmente não existe, acaba se endividando cada vez mais. E isso acaba sendo trágico, pois ele perde a esperança de sair do atoleiro e se mata.

3.1) O ser humano livre só pode existir no âmbito familiar - e dentro de uma família estruturada, fundada no verdadeiro amor, coisa que se dá em Cristo.

3.2) Na família, o pai tem o seu papel, a mãe tem o seu papel e o filho tem o seu papel. Quando os papéis estão bem definidos, a liberdade surge, pois há mais segurança para se desenvolver os dons e empreender, de modo a servir aos outros. Pois empreender é caridade, serviço organizado de modo a atender às necessidades humanas. 

3.3) Pela minha experiência, morar com os meus pais, quando se é solteiro, reduz e muito as despesas, pois é mais seguro começar a vida independente desde um núcleo estabelecido e consolidado, que é o de uma família estruturada. Se somarmos o fato de que eu faço o meu trabalho em casa, escrevendo para os meus pares na rede social, para o país inteiro, eu fico livre das despesas de alimentação e transporte, pois isso está sob os auspícios da minha família - e com isso, o meu trabalho tende a ser mais liberal, pois sirvo às pessoas visando a que as pessoas possam tomar o país como se fosse um lar em Cristo e não como se fosse religião de Estado desta República. E desse trabalho liberal, magnificente, vem uma remuneração liberal, dada de maneira graciosa, por parte dos meus pares.

4.1) Enfim, o verdadeiro liberalismo não está naquilo que o mundo entende por "liberalismo", que é, na verdade, revolucionário - por ser libertário -, proletarizador e atomizante. O verdadeiro liberalismo está em Cristo - Ele é o caminho, a verdade e a vida. E ele é essencialmente católico.

4.2) Se gerações de uma mesma família trabalharem assim, de maneira liberal, a família sai da pobreza para a classe média de maneira gradual. E da classe média para a riqueza de maneira gradual, com o passar das gerações.

5.1) Se a riqueza vem a partir do trabalho, então a cultura de empreendimento deve partir de um núcleo duro e estabelecido, que é uma família estruturada. Se a família trabalhar com o intuito de servir ao próximo, a riqueza virá naturalmente, com o passar das gerações. E isso é um sinal de evolução, de progresso, pois o trabalho está lastreado numa fé verdadeira, na esperança de se conseguir o pão de cada dia - e se essa pessoa faz bem o seu trabalho, é beneficiado pela caridade da remuneração liberal, pois quem é beneficiado se sente moralmente obrigado a patrocinar o projeto do empreendedor.

5.2) Se a pessoa almeja a riqueza nesta vida, isso é um indício de que ela não crê na eternidade, muito menos em fraternidade universal. Trata-se de uma pessoa egoísta e pobre de espírito, destituída de imaginação moral, tão necessária para a vida virtuosa, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. Isso será empreendedorismo, pois o trabalho será tomado como se fosse religião. Eis a ética protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário