Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Tomar o país como se fosse religião, seja a primeira ou segunda, é heresia


1) Ainda que se tome uma nação como se fosse "uma segunda religião", como diz Pasquale Mancini, não é sensato tomar o Estado como um Deus, pois um segundo deus, fundado em sabedoria humana dissociada da divina, sempre estará em permanente oposição ao Deus verdadeiro - e ao Deus verdadeiro que decorre do Deus verdadeiro, que foi gerado, e não criado, e que é da mesma substância que o Pai.

2) Por isso toda teoria que destaque a nacionalidade neste fundamento, de país tomado como se fosse religião - seja a primeira, seja a segunda -, sempre será herética.

3) A relação do Rei com os seus súditos sempre será uma relação de nacionalidade, pois a soberania decorre do fato de proteger um povo que é conforme o todo de Deus e que toma o seu país como um lar,em Cristo. E o rei, como sendo pai de muitos, protege seus filhos e ainda edifica uma ordem, de tal modo a que nos aponte para as leis de Deus, causa para se tomar o país como um lar, em Cristo.

4) Só a nacionidade pode gerar uma boa nacionalidade, fundada na soberania, que decorre da aliança com o altar com o trono. Pois tomar o país como se fosse religião, de tal modo a ficar fora da conformidade com o todo que se dá em Deus, é falsa nacionalidade - é, pois, heresia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário