1) Se você segue meu exemplo e costuma receber cashback da Coupert de modo a gastá-lo na Amazon, penso que seria uma boa idéia você montar um calendário com as datas dos principais feriados americanos. Nessas datas, a Amazon Americana sempre está oferecendo preços mais baixos ou até mesmo frete grátis - ainda que você viva no Brasil, tem muito livro que eles mandam pro Brasil com frete grátis, dependendo da ocasião.
2) Além disso, a Amazon tem lojas na Alemanha, França, Holanda, Itália e Espanha - e você pode resgatar o voucher da Amazon para dez euros, através da Coupert.
3) Além disso, a Amazon tem loja na Inglaterra - também é perfeitamente possível que você resgate o cashback em libras também.
4) Pela minha experiência, determinados produtos que estão nas lojas locais de certos países da Europa não podem ser comprados através da Amazon Americana em dólar - você precisará da moeda local de modo a trazê-lo para o seu país. Como a Coupert cobre os países da zona do Euro, basta eu escolher qual país mais me interessa e aí eu faço o resgate. E tal como eu venho fazendo para os feriados americanos, eu montei um calendário com as datas dos principais feriados dos países onde tenho interesse de comprar livros, de modo a comprar mais barato.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2024 (data da postagem original).
sábado, 27 de janeiro de 2024
Da importância de se montar um calendário com feriados de diferentes países de modo a aproveitar as promoções nesses lugares, quando o assunto é fazer compras num cenário de economia globalizada
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
Como uma geve dos correios na França pode prejudicar todo mundo, num contexto de economia globalizada?
1) Certa ocasião, eu estava assistindo a um vídeo do Paul Cabannes. Ele mencionou que os franceses têm sempre o hábitio de reclamar dos serviços públicos, que costumam entrar constantemente em greve na França.
2) Em novembro de 2023, os correios de lá entraram em greve - em paralelo a este evento, eu fiz uma compra na Amazon do livro A Sociedade de Confiança, Alain Peyrefitte, no seu original, em francês, já que a versão em português está custando um preço proibitivo na Estante Virtual, visto que nunca reeditam o livro.
3) Se o correios não tivessem entrado em greve lá na França, a referida encomenda teria chegado aqui em casa, um pouco antes do Natal. Na véspera do meu aniversário, a greve ainda continua lá na França e meu produto ainda está pendente de entrega.
4) Se você está lendo este artigo e tem compras a fazer na França, não conte com os serviços do La Poste, que são os serviços dos correios franceses, que são públicos. Isto deixou de ser um problema dos franceses para ser um problema meu, pois comprei um livro francês na França, cuja entrega ainda está atrasada. Um problema de ordem mundial, diga-se de passagem, pois deve haver outros no mundo inteiro que estão reféns dos serviços públicos do correios franceses no mundo inteiro - e eu sou um deles, no momento.
5) Enfim, lutar pela privatização dos nossos correios aqui no Brasil não só beneficia os locais, mas também que tem tem interesse em receber produtos daqui no mundo inteiro. Devemos proteger esses interesses também, pois estas pessoas investiram e estão investindo na economia local. Trata-se de um importante estudo de caso para quem leva o princípio da proteção à confiança no âmbito do Direito Administrativo muito sério, temperado com elementos de de direito internacional privado, já que as ações de caráter local terão impacto terão impacto em economias de terras muito distantes, por conta da globalização. E como disse Bastiat, devemos ver o que não se vê.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2024 (data da postagem original).
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domingo, 7 de janeiro de 2024
Przed pisaniem i czytaniem istoty ludzkie były niewolnikami swojej pamięci
Jedynym sposobem, w jaki człowiek musiał zachować przy życiu swoją tradycję, było posiadanie w głowie całych eposów i przekazywanie ich ustnie kolejnym pokoleniom.
Kiedy pojawia się alfabet, każda litera zaczyna odpowiadać dźwiękowi, dźwięki te tworzą słowa wyrażające idee; i w tym tkwi cud: ludzkość nie musi już starać się zapamiętać całej wiedzy poprzednich pokoleń. Jest już zarejestrowany.
Pisanie i czytanie zapewniają, że ludzka wiedza nie zostanie utracona.
Uwolniony z niewoli pamięci, człowiek może martwić się o to, jak poszerzać swoją wiedzę. Znaczne części naszego mózgu otworzyły się na działalność wynalazczą, na tworzenie nowych rzeczy, co umożliwiło ogromny skok rozwojowy.
I tak istniał wzajemny wpływ między oralnością, zdolnością, którą każdy człowiek posiada od urodzenia, a technologią czytania i pisania, której musimy się uczyć jako dzieci i doskonalić ją w wieku dorosłym.
Ta umiejętność jest tym samym cudem, który pozwala ci wejść w kontakt z całą wiedzą zapisaną przez przeszłe pokolenia.
Co robisz, moja droga, mając w rękach tak wielką władzę?
Rodrigo Gurgel
Źródło:
Antes de escrever e ler, o ser humano era escravo da sua memória
Ter na cabeça epopeias inteiras e transmiti-las oralmente às gerações seguintes era a única forma que o homem tinha de manter viva sua tradição.
Quando surge o alfabeto, cada letra passa a corresponder a um som, esses sons formam palavras que expressam ideias; e nisso está um milagre: não é mais necessário que a humanidade se esforce para memorizar todo o conhecimento das gerações anteriores. Ele já está registrado.
Escrita e leitura asseguram que o conhecimento humano não se perca.
Liberto da escravidão da memória, o homem pode se preocupar em como ampliar seu conhecimento. Partes significativas do nosso cérebro se abriram para atividades inventivas, para a criação de coisas novas, e isso permitiu um salto de desenvolvimento enorme.
E assim ocorreu uma influência mútua entre a oralidade, a capacidade que todos os seres humanos têm desde que nascem, e a tecnologia da leitura e da escrita, que precisamos aprender quando crianças e aperfeiçoar quando adultos.
Essa capacidade é o mesmo milagre que permite a você entrar em contato com todo o conhecimento registrado pelas gerações passadas.
O que você faz, meu caro, tendo tanto poder nas mãos?
Rodrigo Gurgel
Apuntes sobre la clase militar como base de la nobleza
La clase militar por excelencia era la de los señores feudales: aquellos que, más que sus compatriotas, derramaban su sangre por el bien común, espiritual y temporal. Este holocausto colocó a los nobles en una situación similar a la de los mártires. Y el heroísmo que casi siempre demostraron fue prueba de la integridad de alma con la que aceptaron su holocausto. Como resultado, tenían derecho a privilegios y honores excepcionales.
La elevación del combatiente plebeyo a la nobleza o el ascenso del noble combatiente a un nivel superior de nobleza constituía, por tanto, una recompensa más justa y apropiada al valor militar.
Naturalmente, esta forma de ver la clase militar se reflejó en la formación de la sociedad colonial brasileña.
Oliveira Vianna afirma que muchos justificaron la petición que se hicieron de sesmarias mostrando cicatrices en el rostro resultantes de la lucha, las mutilaciones del soldado, el cuerpo cortado por la espada del normando, del bretón o del holandés o atravesado por el flecha del indio. Con esto tomaron posesión de la tierra, que era su principal riqueza (...). Era la valentía militar lo que dignificaba al individuo, lo que le aseguraba títulos de nobleza y aristocracia.
Plinio Corrêa de Oliveira - Nobleza y élites análogas
Uwagi na temat stanu wojskowego jako podstawy szlachty
Klasą wojskową w pełnym tego słowa znaczeniu była klasa panów feudalnych: ci, którzy bardziej niż ich rodacy przelali krew dla dobra wspólnego, duchowego i doczesnego. Holokaust postawił szlachtę w sytuacji podobnej do sytuacji męczenników. A bohaterstwo, które niemal zawsze okazali, było dowodem integralności duszy, z jaką przyjmowali swój holokaust. Dzięki temu przysługiwały im wyjątkowe przywileje i zaszczyty.
Wyniesienie pospolitego kombatanta do rangi szlacheckiej lub awans szlachetnego kombatanta na wyższy stopień szlachecki stanowiło zatem sprawiedliwszą i bardziej odpowiednią nagrodę za męstwo wojskowe.
Naturalnie taki sposób postrzegania klasy wojskowej znalazł odzwierciedlenie w kształtowaniu się brazylijskiego społeczeństwa kolonialnego.
Oliveira Vianna twierdzi, że wielu uzasadniało zamówienie sesmarii, pokazując blizny na twarzy powstałe w wyniku walki, okaleczenia żołnierza, ciało przecięte mieczem Normana, Bretona lub Holendra lub przebite przez strzała Indianina. Tym samym weszli w posiadanie ziemi – która była ich głównym bogactwem (…). To odwaga militarna dodawała jednostce godności – zapewniała jej tytuły szlacheckie i arystokratyczne.
Plinio Corrêa de Oliveira – Szlachta i elity analogiczne
Brazilian Congress will regulate the use of artificial intelligence for electoral purposes
1) According to Cléber from the Jacaré de Tanga channel, Congress has plans to regulate the use of Artificial Intelligence in the 2024 municipal elections.
2) For those from the United States, these elections mark the middle of the presidential term, but they do not renew part of the Chamber of Deputies, as occurs in the United States - these elections are to elect mayors and councilors throughout Brazil. And it is through basic politics that governors, senators, state deputies, federal deputies and even the president are elected. This is due to the size of Brazil, which is enormous, and because of our type of regime that we have had since the 1988 constitution, where we have a presidential system that adopts elements of a parliamentary regime.
3) If a possible candidate for councilor knocks on my door to ask for my vote, I go to the chat GPT and ask for that guy's criminal record. If this guy responds to any legal process for impropriety, corruption, embezzlement or another crime related to public administration, this person will never have my vote. If that person didn't keep the promises in the last elections, that person won't have my vote either - I hate people who don't honor their word to the population.
4) This measure is the practical means of making Thomas Jefferson's famous phrase come true: when the people fear the State we have tyranny; When the State fears the people, we have liberty. And as Saint John Paul II says, truth is the foundation of freedom. May it be the way, the truth, the life in the merits of Our Lord Jesus Christ.
Rio de Janeiro, January 7th, 2024 (date of original post).