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terça-feira, 25 de outubro de 2022

Da cidade como um centro de mediação e justiça - notas sobre uma nuance existente da língua polonesa

1) Em polonês, atentem para a palavra miastowy ou para miastowego (mediatamente). Dentro dessa palavra, há a palavra miasto, que é a tradução para a palavra cidade, em português.

2) A cidade é um centro de mediação por excelência. E onde ocorre mediação e intermediação, este é o local natural para a cooperação e para a concórdia, para se enxergar a verdade contida nas ações dos homens nos méritos de Cristo, uma vez que é o local natural onde os homens de boa vontade podem trabalhar, um em função do outro, de modo a se criar um bem comum e este ser tomado como um lar em Cristo a ponto de ser servido em terras distantes, uma vez que Cristo quis um Império para Si de modo a ser publicado em todos os cantos do mundo, tal como foi dito em Ourique, império esse onde a necessidade de se anunciar a verdade, que é o fundamento da liberdade, é a razão de ser de todas as coisas para todos aqueles que vivem a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, a ponto de ser a base da civilização do império, a ponto de ser um império que jamais perecerá, pois o Reinado de Cristo não terá fim. 

3) É na cidade que ocorre o lugar natural da concórdia entre as classes que se santificam através do trabalho e do estudo, tal como foi preconizado na Rerum Novarum - e isto é um dado irredutível. Afinal, as cidades são a pequena via da pátria e dos estados, enquanto escolas de nacionidade, do senso de se tomar o país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo.

4) Esta cidade, composta de homens de boa vontade, conta com a intercessão de uma legião de santos e anjos na Jerusalém Celeste de modo que todas as coisas aconteçam nos méritos de Cristo, pois as coisas são regidas no tempo kairológico, a ponto de influir no cronológico. As coisas certamente virão, mas no tempo de Deus e nos méritos do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida - por isso, fé, esperança e caridade constituem os três pilares que sustentam tanto a política, quanto a justiça e a economia a ponto de essas coisas serem a continuação da trindade, enquanto Cristo não vem pela segunda vez.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2022 (data da postagem original).

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