1) Eu estava assistindo a uma aula do Estratégia Concursos sobre Direito Previdenciário. O tema da aula era sobre pensões especiais.
2) Durante o correr da aula, o professor falava da pensão especial dos soldados da borracha, isto é, das pessoas que atenderam ao chamado do governo Vargas para trabalhar nos seringais da Amazônia extraindo látex, o qual seria usado na produção de pneus que seriam usados nos jipes e tanques dos exércitos aliados, sobretudo dos Estados Unidos, durante o esforço de guerra.
3) Esses trabalhadores foram fundamentais na vitória dos aliados contra os nazistas e fascistas, a tal ponto que são verdadeiros heróis da pátria. Durante os anos em que estava no segundo grau, os professores de História, esses malditos comunistas, não falaram deles. Quando eu cursei direito na UFF, eu não tive aulas de Direito Previdenciário - por isso, continuei sem saber. No Curso Glioche, meu primeiro curso preparatório, nada se falou sobre este assunto, muito embora a pensão deste trabalhador especial já estivesse em vigor desde 2007 (e estive no curso entre 2008 e 2012). Ou seja, se não fosse o trabalho dos professores do Estratégia Concursos, eu morreria na ignorância dessas pessoas que foram cruciais para o passado glorioso do meu país.
4) Quando tomei conhecimento do assunto, imediatamente procurei por livros que contassem a história dos soldados da borracha e encontrei. Numa próxima ocasião, eu vou comprá-los na Estante Virtual e digitalizá-los. Não deixarei ninguém na ignorância como me mantiveram sobre este assunto durante muito tempo.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2022 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário