Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2022

Como consegui fazer minha primeira campanha publicitária de sucesso no Facebook?

1) Durante a época da pandemia, anunciei o e-book O Brasil não foi colônia, de Tito Lívio Ferreira, para os que acompanham minha pagina de escritor no Facebook da seguinte forma: coloquei a foto do produto e uma resenha, além de perguntar aos meus leitores quem tinha interesse pelo produto, no caso o e-book que eu mesmo produzi. Uma legião de pessoas se interessou por ele a ponto de este se tornar o produto mais vendido de minha livraria.

1.2.1) Em razão do sucesso, vi que ele podia alçar vôos maiores. Anunciei o e-book O Brasil não foi colônia para uma audiência mais ampla, que não acompanha habitualmente meu trabalho como escritor.. O momento pelo qual hoje passamos é mais favorável para eu correr o risco de me expor, pois a espiral do silêncio foi rompida. Por esta razão, coloquei o link do Payhip, para que as pessoas acessassem ao site do produto para comprá-lo. 

1.2.21) O custo por visita à lojinha me foi baixo - em torno de R$ 0,30 centavos por clique, em média, ou menos do que isso, o que é indício de uma campanha de sucesso -, mas isso não me gerou nenhuma venda, no primeiro dia.  

1.2.2.2) Preocupado com a falta de compras, ameacei redirecionar a campanha para a minha bolha - este, entretanto, aconselhou-me que eu esperasse mais quatro dias, pois assim a campanha geraria melhores resultados 

1.2.2.3) Puxando da memória o que aprendi nas aulas de geografia, a propaganda de um produto novo, em geral, ela começa como uma notícia, como uma novidade mesmo. E toda novidade leva ao senso de curiosidade - o que motivará as primeiras vendas e as primeiras análises de consumidores independentes. Se as análises de consumidores independentes forem positivas, aí o negócio será bem-sucedido, pois o produto adquiriu excelente reputação e aí ele começa a vender cada vez mais e mais.

2.1) Ao seguir o conselho do pessoal do Facebook, os resultados começaram a aparecer: os likes começaram a aparecer, além dos cliques e não vai demorar para surgirem os comentários.

2.2) E pelo que pude perceber desta experiência de campanha, o grosso do público que clicou na publicidade foi a população acima dos 55. Esta geração é mais conservadora - sinal de que esta venda vai ter potencial - se eles soubessem ler e-books, eu ganharia muito dinheiro com isso.

2.3.1) Com base nesta experiência, quando for lançar um novo produto, vou adotar a seguinte estratégia: vou lançar um postagem com uma foto e uma resenha deste livro com base na minha experiência pessoal - e vou perguntar aos leitores se eles têm interesse nesse e-book que eu digitalizei. Atendo a demanda dos interessados.

2.3.2) Se o produto fizer sucesso, atendo a demanda de um público mais amplo, da forma como venho fazendo. Este será o segredo do meu sucesso 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2022 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2022 (data da postagem atualizada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário