Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2022

Sobre a função do estoque no meu modelo de negócios - reflexões fundadas nas minhas circunstâncias pessoais

1) Vamos supor que eu compre na Estante Virtual livros usando o dinheiro da poupança. Se o preço do livro é de R$ 120,00 e o rendimento máximo do melhor aniversário da poupança é de R$ 20,00 na ocasião em que adquiri o livro, então esse produto ficará estocado no meu armário por seis meses até que eu possa quitar a dívida junto a esse aniversário da minha poupança, a quem devo tratar como se pessoa fosse. Como se tratou de uma aquisição produtiva, visando ao meu desenvolvimento intelectual, nele incidem juros sobre capital próprio. Além disso, seis meses é tempo suficiente para que eu possa digitalizar um livro de até 300 páginas - o que me permite despachar o livro físico.

2.1) Com isso, o armário assume a função de estoque garantidor da dívida e da digitalização dos produtos que adquiri. E uma vez digitalizados os livros, eu os passo a outra pessoa.

2.2) Quando ponho um produto no estoque, está havendo uma troca intertemporal - o livro está saindo do mercado onde o tempo é dinheiro e passando para o mundo onde o mercado é encontro, não sujeição, onde as coisas se fundam no tempo kairológico, em que a verdade é o fundamento da liberdade, não cronológico, onde a gula de Khronos, esse falso Deus, rege todas as coisas - e não é à toa que existe uma íntima relação na língua inglesa entre gula e ganância, pois a riqueza nesse ponto tornou-se um sinal de salvação.

3) Uma vez quitada a dívida e feita a digitalização do livro, meu próximo passo é passar adiante o livro, de modo que as jóias da coroa fiquem em boas mãos. Meus clientes são aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o que vem de Deus. Eu descubro o que eles precisam a partir das conversas que venho tendo com eles ao longo do tempo - e quando fecho uma venda, o lucro se torna um ganho sobre a incerteza neste vale de lágrimas.

4) O mundo de hoje fala em conhecer o seu cliente, mas o verbo conhecer em português implica que você tenha uma relação de intimidade com ele a ponto de este ser seu amigo e irmão de fé - e isso pede uma relação entre pessoas revestidas no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que se santificam através do trabalho e do estudo. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de março de 2022 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 12 de março de 2022 (data da postagem atualizada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário