Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Crítica da chamada função empresarial pura, pregada por liberais como Hayek

1) Quando você estabelece uma atividade econômica organizada e passa a ser chamado de empresário, isso é o atestado de que você percorreu todo um caminho de honras até chegar a ser senhor de seu próprio de negócio, uma pessoa sui iuris, e patrocinar o trabalhado de seus próprios empregados, seus protegidos. Afinal, ninguém se torna um bom comandante, um bom capitão de indústria, se não aprender a obedecer desde cedo as ordens de seus mestres e as orientações de seus companheiros mais antigos.

2.1) O ser humano, para ser virtuoso, ele vai sendo tecido desde cedo pelos que patrocinam os seus talentos até a maioridade, até ser capaz de responder por si pelas faltas que comente diante de Deus e do Estado. E isto é educação para a vida, já que a pessoa aprende a reger um corpo de empregados servindo ao bem comum. 

2.2) Por esta razão, a função empresária não é pura como diz Hayek, uma vez que o ser humano não foi feito para ser um átomo, para viver isolado da comunidade da qual é originário, já que ele é um animal que erra - e pode se tornar animal que mente quando conserva o que é conveniente e dissociado da verdade, causa de toda e qualquer mentalidade revolucionária. Se formos parar para pensar, o homem foi feito para servir a seu semelhante, para servir ao bem comum, a ponto de ver naquele a quem serve, e que patrocina o seu trabalho, a pessoa do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Como animal político, ele faz da política a continuação da trindade, quando imita o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. 

3.1) Uma das conseqüencias dessa falácia de Hayek é que criminosos também tem seu lado empreendedor, pois o diabo é o primeiro empreendedor da História, já dizia Leandro Karnal - não é à toa que a guilda dos ladrões é o grande macaco da guilda dos que ganham a vida honestamente. Nos tempos atuais, a guilda dos ladrões, ou loja maçônica, é a única que permaneceu funcionando, pois permaneceu secreta, como sociedade secreta. Eles se valem do princípio liberal que o homem serve a si mesmo e não a Deus e da conseqüente ordem servida servida com fins vazios, em razão da relativização da verdade, de modo a se organizarem e começarem a sabotar a economia dos que vivem a vida se santificando através do trabalho. 

3.2) Como o banditismo é estimulado pela mentalidade revolucionária, a vida em sociedade perde o seu completo sentido, muitos entram em depressão e cometem suicídio, quando não são assassinados, uma vez que o liberal esvaziou na sociedade a idéia de Deus, pavimentando o caminho para o totalitarismo comunista, a ponto de a ciência e a técnica estarem a serviço da ideologia.

3.3) Eis porque não posso tratar Hayek com a mesma afável cortesia com a qual ele tratou os comunistas - não devemos negociar com animais que mentem, com criminosos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2020.

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2015/10/notas-sobre-funcao-empresarial-pura.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/11/do-caminho-das-honras-na-economia-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário