1) Há um crítico literário canadense, infelizmente já falecido, que descreveu os cinco tipos de personagens literários básicos. O mais notável disso é que esses tipos literários não são meramente tipos literários, mas sim caracteres baseados nos tipos que encontramos na vida real, ou seja, são baseados na observação sobre a vida como ela é de verdade. Pois de onde viriam os personagens desse mundo? De Marte é que não viriam.
2) Esses tipos começariam com o personagem divino, que só pode ser Deus, ou Jesus Cristo. O segundo tipo seria formado por pessoas absolutamente extraordinárias, como por exemplo Moisés, ou Buda. O terceiro tipo de pessoa seriam aquelas acima da média, grandes líderes como Napoleão, ou Sócrates. O quarto grupo seria formado pelas pessoas comuns, aquelas que batalham todos os dias para sobreviver e ganhar a vida. Por fim, o quinto tipo de pessoas seria formado pelos néscios, ou idiotas, pessoas que estão sempre abaixo de qualquer situação ou entendimento.
Dito isso, baseado nesse esquema classificatório, que não é tão inflexível assim, o que você diria das pessoas que orbitam em torno de nós? É certo que as pessoas do primeiro ou segundo tipo são muito raras de se encontrar, mas as do terceiro tipo, nós vemos por aí, nem que seja pela televisão. Grandes figuras como Trump ou Bolsonaro seriam bons exemplos desse tipo. Já os homens e mulheres comuns, a maioria silenciosa, estão a nossa volta o tempo todo, assim como os personagens do quinto tipo.
3)Talvez você conheça um Reino onde figuras do quinto tipo comandam as ações. Afinal, que Reino você conhece onde figuras como o Cachaça ou a Dilmanta ascenderam ao comando máximo? Isso é terrível, mas não é tudo. Figuras como o Cara de Hipopótamo, ou o Nosferatu, ou o Secretário do Seu Dirceu, ou mesmo o namoradinho do João de Deus, são os principais encarregados pela justiça do Reino. Pois que tipo de personagens deverão ser eles todos? E mais o Cangaciro, Nhonho, Punhetta, Ditadória, etc? Pobre Reino.
Ricardo Poppien
Facebook, 26 de dezembro de 2020.
Link para a postagem: http://caneddir.com/5Ll0
Nenhum comentário:
Postar um comentário