Pesquisar este blog

sábado, 12 de dezembro de 2020

Notas de Guerra Cultural - como criar mecanismos de defesa psicológica contra as más notícias?

1) As más notícias costumam vir mais rápido do que a velocidade da luz, uma vez que elas obedecem às suas próprias leis, formuladas por gente que conservou o que era conveniente e dissociado da verdade, somado ao impacto do sensacionalismo da mídia, que causa grande revolta.

2) O que eu faço nestes casos? Não me informo agora. Só me informo do essencial e deixo que a notícia venha de uma pessoa da família que seja extremamente confiável e de uma pessoa apenas. Para estes casos, minha mãe é minha mensageira, pois ela tem estômago para essas coisas; eu e meu pai não temos isso.

3) Uma vez que a má notícia já seja uma notícia velha e superada ou seja essencial para se compreender todo o curso histórico subseqüente, aí vejo a notícia sem problema, com toda a frieza necessária. Vejo as notícias com olhos de historiador, com olhos de quem investiga o passado. Por isso, consigo ter essa frieza.

4.1) Não ser informado das más notícias é mais do que um direito - trata-se de um tipo de defesa psicológica, já que é preciso que se mantenha o otimismo na luta contra o mal. 

4.2) Como já falei em certas postagens, às vezes você precisa cultivar uma certa ignorância enquanto você busca conhecer a verdade - do contrário, você perde o ânimo. O diabo fará de tudo para acabar com o seu moral - e você não pode deixar isso te abater.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário