Pesquisar este blog

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Não há território sem alma

"Antes de salvar o território, é preciso salvar a alma do Brasil. Território sem alma sempre tivemos e só serviu pra ser perdido."

Olavo de Carvalho​

Comentários:

1) É da alma que se vem a força para se tomar o país como um lar. Uma alma conforme o Todo que vem de Deus faz qualquer terra distante servir a Cristo - e é nessa constante servidão que um país será tomado como se fosse um lar, com base nesse santo modelo.

2) Salvar o território por salvar o território é conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Territorialismo é efeito decorrente de se tomar o país como se fosse religião, pois tudo está no Estado e nada poderá estar fora dele. Como o país é tomado como se fosse religião, conserva-se o que é conveniente e dissociado da verdade. E até mesmo uma pequena concessão territorial pode ser um grande negócio para quem conserva o país como se fosse religião, mas pode gerar uma tremenda ofensa a quem toma o país como um lar, pois a integridade do lar foi violada.

3) Esses que tomam o país como se fosse religião foram leitores de Maquiavel: em o Príncipe, Maquiavel disse que o povo não tolera pequenas ofensas, mas é indulgente nas grandes. E quando se dilapida a soberania nacional, eles partem do pressuposto de que o povo é incapaz de se revoltar das grandes ofensas, tal como o PT tem praticado. Basta ver o caso do Petrolão, em que a Petrobras foi constantemente violada, manchando o orgulho nacional.

3) Enfim, hoje sabemos que Maquiavel está errado e que ele só queria inculcar entre nós uma confusão dos infernos - e a maior prova desse erro está no modo os fatos mostram isso, na nossa realidade atual. Há uma grande luta que varre este país: quem toma o país como se fosse religião oprime quem toma o país como um lar. E os abusos dessa corja parasitária estão para se chegar ao fim - e isso é questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário