Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Lei Natural não pode ser interpretada com fins particulares


Ao descrever que os protestantes são considerados libertário-conservantistas, minha amiga Sara Rozante me mandou esta dúvida:

A) Sara:  

1) José, certa ocasião você disse que o protestantismo  se encontra naquilo que você chamou de posição libertário-conservantista

2) Não que eu os defenda, mas o fato é que há vários protestantes quese enquadram na situação descrita por você de liberal-conservador. Como assimilar este pensamento?

 B) José Octavio

01) O Padre Paulo Ricardo costuma dizer que o protestante pode ser humilde, embora o protestantismo não o seja. Os humildes, ainda que criados em tradição cismática, sempre voltam pra casa do pai, pois o Cisma, que decorre da sabedoria humana, não os afeta, já que estes estão conformes à sabedoria divina. Ele deseja voltar à casa do Pai, pois preza a unidade e a paz entre os homens em Cristo. As coisas devem ser analisada em conformidade com o todo, tal como tenho tentado fazer.
02)  Quem segue a Lei Natural, quem está conforme o todo, tende a seguir a reta tradição na Igreja que Jesus fundou. Quem está conforme o todo não busca o cisma e não se arroga achar mais sábio que Deus, Jesus ou o vigário de Cristo, no caso o Papa.

03)  São Pedro alertava que as Sagradas Escrituras não devem ser interpretadas com fins particulares - a mesma coisa se aplica à Lei Natural. O exercício de uma hermenêutica contra legem ofende ao Pai, pois dá margem para que as pessoas tenham a sua verdade. A Interpretação da Lei, neste ponto, é violação da Lei, o que caracteriza violação do princípio da não-traição à verdade revelada.

04) Basta negar a Igreja, que é a mestra da verdade, que deixam de ser conservadores, pois deixam de comungar com tudo aquilo que Cristo edificou - esta atitude basta para que eles não estejam mais conforme o todo, causa necessária para se conservar a dor de Cristo, que morreu por todos nós na Cruz. 

05) Afastada a Igreja, afasta-se a verdade, a sabedoria divina entre nós. Feito isso, conservar o que convém dependerá tão-somente de sabedoria humana, e isso por si não é confiável. Por isso que a sabedoria divina deve guiar a humana. Como fazer isso em mentalidade conservantista, que rejeita a autoridade da Igreja? Desnecessário dizer que eles, os protestantes, são esquerdistas em grau mais básico. E é de uma ordem protestante que veio o liberalismo herético, condenado pelo Beato Papa Pio IX, e o marxismo.

06) Seguir a Lei Natural fica impossível se o fim libertário, o da negação da autoridade da Igreja, for o norte para se interpretar os planos de Deus

07) Quando se nega a Santa Tradição e o Sagrado Magistério, o exame da Lei Natural fica dentro dos mesmos parâmetros de livre exame, tal como ocorre com as Sagradas Escrituras. Como já disse, assim como é vedado interpretar a Bíblia para fins particulares, a Lei Natural não pode ser interpretada com fins particulares. Quem faz isso faz interpretação contra-legem e ofende ao Pai.  

08) O liberalismo, que aqui deve ser entendido como libertarismo, perverte a lei natural, no tocante à sua interpretação. O que nascerá disso é algo pervertido, fora dos planos de Deus. Por isso que pensamentos protestantes da Lei Natural - principalmente os dos séculos XVI, XVII, XVIII, por não estarem amparados na Santa Tradição - tendem a edificar heresias libertárias ou totalitárias.

09)  O liberalismo moderno derivou de interpretações fora do sagrado magistério e da sagrada tradição da Lei Natural. Interpretações contra-legem. Por isso que é herético.

10) O grande perigo protestante é a hermenêutica libertária, que faz uma interpretação contra-legem da lei natural. Isso leva às pessoas a confiarem no fato de que cada um tem a sua verdade, mais cedo ou mais tarde, pois leva a uma ordem onde as pessoas são levadas a pensar dessa forma, o que causa relativismo moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário