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domingo, 17 de março de 2024

Comprei um restaurante no The Sims 4

 1) É noite na cidade - evento anual de boca-livre em Sim City. Muito embora tivesse dinheiro suficiente para comprar o restaurante Chez Lhama, eu optei por esperar a conclusão do evento para poder executar a compra do restaurante.

2) Quando o evento foi encerrado, comprei o restaurante - coloquei nele um capital de giro de seis mil simoleons e o desafio de vida simples nesse lote. Agora todas as comidas do estabelecimento usarão ingredientes, tal como eu faço lá em casa.

3) Agora, eu tenho uma casa própria, para a minha própria residência, uma casa alugada para uma outra família, um restaurante e uma loja comercial. Com muito trabalho, estou construindo um verdadeiro império comercial.

4) Meu próximo plano agora é comprar uma casa para alugar que tenha curral para o gado em Avelândia do Norte, o distrito rural de Sim City.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de março de 2024 (data da postagem original).

D. Orani intervém na PUC-RIO e nomeia conselho para auxiliar Reitor

 O Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, nomeou, nesta quarta-feira (12), um conselho composto por cinco integrantes para auxiliar o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Anderson Pedroso, a avançar na “prática sinodal em sua gestão” da universidade, considerada uma das melhores do Brasil. A iniciativa decorre de mudanças pelas quais a PUC-RJ tem passado e que têm gerado sinais de instabilidade na unidade de ensino superior, segundo justificou Dom Orani em documento oficial da arquidiocese.

Com duração inicial de um ano, o conselho conta com as presenças do presidente e quatro diretores das Faculdades Católicas – mantenedora da universidade: padre Luís Correa Lima; Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro; padre Ricardo Torri de Araújo; padre Waldecir Gonzaga e Carlos Alberto Serpa de Oliveira, membro da Comissão de Patrimônio e do Conselho Econômico da Arquidiocese do Rio, e dono da Cesgranrio.

No documento, o Cardeal do Rio afirmou que a criação do conselho teve o apoio do padre Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil, que atendeu à sua solicitação de criar uma comissão para “realizar uma oitiva na universidade”. O provincial é o chefe da congregação. Ainda no documento, Dom Orani solicitou aos conselheiros que atuem junto a Anderson Pedroso, durante as reuniões mensais, que devem ser registradas em ata e enviadas ao Cardeal e ao Provincial dos Jesuítas.

A atuação do grupo, segundo Dom Orani, visa contribuir “no discernimento das decisões a serem tomadas por quem de competência, dentro da governança própria da Universidade e de seu modus operandi, de acordo com o Estatuto vigente, nos âmbitos pedagógico, administrativo-financeiro e de gestão”, destacou o religioso, acrescentando que os conselheiros devem ainda auxiliar o Reitor da PUC-RJ a avançar “na prática sinodal em sua gestão, garantindo ampla escuta e envolvimento da comunidade acadêmica”. Por fim, o Cardeal disse confiar na sabedoria do Reitor em acolher as contribuições dos novos conselheiros.

Procurado pelo Metrópoles para repercutir o documento, o padre Anderson Pedroso teria afirmando que a criação do conselho seria “absolutamente normal em qualquer universidade, um sinal de apoio do arcebispo”.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a convite do Reitor, ministrou a Aula Magna, com tema “Revolução Tecnológica, Recessão Democrática e Mudança Climática: o mundo em que estamos vivendo”. O auditório, montado no Pilotis da universidade, estava lotado e contava com as presenças de duas reconhecidas cientistas: a pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo; e Eliete Bouskela, primeira mulher eleita presidente da Academia Nacional de Medicina.

Em sua apresentação, o ministro discorreu sobre alguns temas que considera importantes na atualidade, entre eles as conquistas femininas. Barroso ressaltou, no entanto, que há ainda direitos a serem conquistados, como o “direito à liberdade sexual e reprodutiva das mulheres”, defendendo o direito ao aborto em plena universidade católica, na presença do Reitor – que assistiu impávido – e de um representante do Arcebispo.

“E logo, ali, na frente. Assim que possível, nós precisamos lutar e conquistar o direito à liberdade sexual e reprodutiva das mulheres, que é um direito muito importante e que tem atrasado no Brasil”, disse Luís Roberto Barroso, acrescentando: “É preciso explicar para a sociedade. Eu peço a ajuda de todos. É preciso explicar para a sociedade que o aborto não é uma coisa boa. O aborto deve ser evitado. E, portanto, o Estado deve dar educação sexual, contraceptivos e amparar a mulher que queira ter filho. E explicar às pessoas, que ser contra o aborto; não querer que ele aconteça; tentar evitá-lo; não significa que se queira prender a mulher que passe por esse infortúnio, porque é isso o que a criminalização faz e impede que as mulheres pobres usem o sistema público de saúde – portanto, se mutilem e passem por imensas dificuldades. Essa é uma campanha de conscientização que nós precisamos difundir pelo Brasil, para que possamos votar isso no Supremo, porque a sociedade não entende do que se trata. Não se trata de defender o aborto. Trata-se de enfrentar esse problema de uma forma mais inteligente do que a criminalização, porque prender a mulher não serve para nada”, finalizou o ministro, dando início à Aula Magna.  

Com informações: Metrópoles e Poder 360

Patrícia Lima

Fonte: https://diariodorio.com/dom-orani-tempesta-intervem-na-puc-rj-nomeando-conselho-para-auxiliar-o-reitor/?fbclid=IwAR2pTYliokWyxVtKm7r0QB7ppcHTOamXoMwi4PswbpSMb_MT5mQ3pYrHXZw

Do emocionalismo como corrupção da inteligência

O católico moderno, imbuído de mentalidade e visão burguesa, acredita mesmo que o único problema relativo a imagens, séries e filmes é o do soft porn desenfreado. Ele toma dos santos padres a visão de que imagens sensuais são problemáticas, atribuindo sensualidade à pornografia implícita ou explícita.

Essa visão não deixa de estar certa, porém é tremendamente superficial.

Os santos padres condenavam e criticavam imagens sensuais ou desonrosas, mas o significado nunca foi SÓ esse.

Sensuais é traduzido por empatheís, termo amplo no original grego e com difícil tradução, entretanto, podemos entender isso como algo "patético", "emotivo", etc. Empatheis é o que causa o PATHOS, move as paixões da alma do observador, compremetendo seu autodomínio pelo obscurecimento da inteligência.

Isso quer dizer que uma obra, como The Chosen, que queira representar um Jesus além das escrituras, um Jesus "humano, demasiado humano", onde se foca no emocionalismo e no contato puramente antropomórfico é tão problemático (talvez até pior) do que um soft porn ou algum tipo de imagem mais esdrúxula. As imagens esdrúxulas não são sutis e é muito fácil de se perceber os problemas; na ascética o pior inimigo é aquele que não é facilmente percebido, mas que fica quase que sorrateiramente dentro do campo de fundo imaginário e controlando as pequenas ações da inteligência.

Uma imagem gravada que transmita uma mensagem ou uma percepção errada e que faça os sentimentos serem o carro chefe do entendimento a respeito de quem é nosso Senhor também se enquadra em uma imagem sensual.


Yuri do Anjos

Fonte: https://www.facebook.com/ricardo.charles.9/posts/pfbid0GVMnAdnLnTymkdD1PR4oZ1C8cM3mNfxkfrtVCj9KnDD5uJE6cE27tj33CH9u6E1Gl

Postagem Relacionada:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2024/03/silas-feitosa-sobre-relacao-entre-o.html

Como manter a sanidade num mundo insano?

Pode ser uma imagem de texto que diz "SOCIEDADE " CIROSTERHONS DRASTI 0 MUNDO MODERNO ESTÁ MAIS LOUCO QUE QUALQUER SÁTIRA A SEU RESPEITO." ETERNO" HOMEM "O"

Numa civilização cada vez menos civilizada, o que um indivíduo pode fazer para não enlouquecer? 

Bem, antes de qualquer coisa, sugerimos que escolha suas batalhas. Assim como nos demonstram as comissárias de bordo, antes de auxiliar o passageiro ao lado, devemos nos assegurar que nosso suporte respiratório esteja bem fixado. Depois, priorizemos os mais frágeis.

Tal analogia nos serve de duas formas: primeiro, se tentarmos salvar o mundo antes de garantirmos manter a consciência, provavelmente a perderemos antes de realizar qualquer coisa. Em segundo lugar, devemos resguardar as proporções e priorizar aquilo e aqueles que mais precisam.

Partindo desse panorama, tracemos um mapa; se a insanidade é uma desordem de espírito, cuidemos do nosso. No lugar de tentar consertar a fé da Igreja, conserte sua vida de oração.

No trabalho ou nos estudos, entregue o seu melhor resultado. Olhe deliberadamente para suas atribuições e busque, a cada migalha, ser uma fração mais eficiente que fora no dia anterior.

Em casa, cuide de si, dos seus e das suas coisas. Seja o agente da solução de problemas e não a alma miserável eternamente descontente pelas coisas não estarem como o planejado.

Finalmente, ajude aqueles ao seu redor a resolver os problemas deles, mas lembre-se, problemas não se resolvem só com o ar das palavras; geralmente, a solução vem dos calos nas mãos.

Seguindo este caminho, além de ter pouquíssimo tempo para pensar sobre os problemas no mundo, você será um pilar de sanidade para os demais ao seu redor.

Caso sobre tempo, mantenha sua sanidade: leia Chesterton.

Sociedade Chesterton Brasil

Fonte: https://www.facebook.com/chestertonnobrasil/posts/pfbid02gsQmFZC3t7pgSJpWEmM5qdbCWV59SZ7S5m8ePA8nBU3Mri9SXRFxVfkmx9MtjbLbl

O que impede à busca da vedade num debate (ou disputatio, em latim)?

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Este é o primeiro impedimento da busca da verdade pela disputa: quando alguém não quer ouvir o que o adversário diz. O segundo impedimento é quando alguém responde com gritos e contumeliosamente ao que ouviu, pois, como diz Ambrósio, "é a impugnação da verdade pela confiança nos gritos". O terceiro impedimento é quando alguém não tenciona a verdade, mas a vitória e a glória, como acontece nas disputas litigiosas e sofísticas.
 
Santo Tomás, "Expositio super Iob ad litteram", cap. VI. Tradução de Raul Costa
 

“De gênio e de louco todo mundo tem um pouco!”


Pode ser uma imagem de texto que diz "SOCIEDADE " CASTEREION BRASTIA O HOMEM SÃO SABE QUE TEM UM POUCO DE BICHO, UM POUCO DE DEMÔNIO, UM POUCO DE SANTO E UM POUCO DE CIDADÃO. E MAIS: SABE ATÉ QUE TEM UM POUCO DE LOUCO." RTODOXI"

Todos nós já nos deparamos com alguma versão deste ditado. É um daqueles dizeres inevitáveis, daqueles que se não pensamos a respeito do que foi dito foi porque alguém já nos despejou o que quis dizer com aquilo.

Acontece que, raramente, pensamos na posição contrária, naquele que crê vorazmente não ter nada de louco: o insano. E é justamente para meditar sobre a relação entre esta figura e a perspectiva materialista que Chesterton evoca o dizer. Observemos como ele continua:

“O materialista está plenamente convencido de que a história não é mais que uma simples cadeia casual, assim como o homem interessantíssimo de quem falamos está convencido de que ele mesmo não é mais do que um frango. Materialistas e loucos nunca têm dúvidas.”

Ora, se o insano não tem qualquer dúvida de que é um frango, o materialista justifica que ao analisarmos a composição e os processos químicos que animam um frango, seria quase impossível argumentar que a vida dele ou do frango apresentam grandes distinções.

Pelo contrário, são perfeitamente vivas e entediantemente acidentais.

É claro que, para o leitor perspicaz e razoável, logo despontará alguma sorte de resguarda moral. “É claro que uma vida humana vale mais que sua contraparte galinácea”, nossos estimados interlocutores podem (e devem) inferir, mas com pesar informaremos que, num ponto de vista puramente material, isso não passa de um favoritismo especista e emocional.

E justamente por isso Chesterton bate nessa tecla: não somos puramente materiais. A insanidade dessa abordagem tão estreita à realidade só satisfaz uma mente tão estreita que não poderia sequer ser responsabilizada pela imoralidade de seus atos, vez que é incapaz de conceber no seu escopo material a noção de “moral”.

Preserve sua sanidade! Preserve sua moralidade! Leia Chesterton!

 Sociedade Chesterton Brasil

Fonte:  

https://www.facebook.com/chestertonnobrasil/posts/pfbid02pr8iCG19PH4fdjtdssjD1KTdgpauYSiMu3syDr8raDQALYZj7oj7xAawStNLE7jYl

Olavo de Carvalho, sobre a ditadura da ignorância presunçosa de quem deveria ensinar e dar o bom exemplo, que são os professores

Como a minha professora de inglês no ginásio era muito chata, eu costumava me esconder no fundo da sala com algum livro. Um dia eu estava lendo um estudo do crítico Osvaldino Marques sobre a técnica poética de Cassiano Ricardo (eu tinha talvez a ilusão de ser poeta algum dia), e a professora me pegou no pulo, apreendendo o livro. No dia seguinte ela comentou que ela e outros professores tinham rido muito do "livro esquisito" que eu estava lendo. Nesse momento entendi que a ditadura da ignorância presunçosa era uma coisa temível.