Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Notas sobre como costumo jogar meus jogos

1) Eu jogo jogos de estratégia, sobretudo simulação histórica. Estou sempre baixando modificações para o Civilization V, que é o jogo que estou jogando atualmente.

2) Toda experiência nova, eu a registro no meu diário. Eu tenho um diário para cada jogo: eu tenho um diário para o The Sims 3, outro para o Sid Meier's Colonization (a versão clássica, não o Civilization 4 Colonization), um para o Civilization 1, outro para o The Guild 2, outro para o Alpha Centauri (o predecessor do Beyond Earth).

3) Costumo juntar coisas que vi num jogo com coisas que vi em outros jogos. Como os simuladores têm por base algo que é próprio da realidade, isso me serviu de base para muitos artigos meus, uma vez que fazer pesquisa de campo num Rio de Janeiro tomado pela violência é muito complicado.

4.1) Os que fazem modificações para o Civilization 5 costumam fazer muita pesquisa histórica antes de lançar seus produtos.

4.2) Sempre que tomo conhecimento de alguma coisa que antes não conhecia - como a existência da República de Ragusa, por exemplo -, eu vou lá na Wikipedia em inglês e procuro por livros de referência. Eu anoto os títulos numa lista que tenho e procuro comprar esses livros no alibris.com tão logo possa (eles aceitam paypal). Como o dólar está caro e como não tenho contatos nos EUA, eu deixo essas aquisições para outros momentos.

4.3.1) É fazendo anotações de jogos, é lendo, é meditando e consultando a bibliografia que os outros usam que vou chegando lá.

4.3.2) Algumas pessoas com quem lido na Steam ficam admiradas com o meu conhecimento do Civilization 5. Estou sempre colaborando com os que criam modificações para o jogo - sempre mando fotos e apontamentos para eles, devidamente traduzidos para o inglês. Só não partilho este meu lado menos conhecido do meu trabalho porque a direita só joga jogos patrióticos, bolsonarianos (do tipo tiro, porrada e bomba), dada a natureza antiintelectual de muitos aqui nascidos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário