Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2019

Para melhor compreender Portugal, é preciso estudar outras talassocracias

1) Recentemente, eu havia baixado uma modificação para o Civilization V: a República de Ragusa.

2) A República de Ragusa é uma república marítima que se notabilizou pelo uso do serviço de inteligência a serviço dos interesses do comércio e da segurança do Estado, a ponto de comprovar a relação entre comércio e governo numa obra de Abbé de Condillac, se não estou enganado. Essa república ficava ao sul da Dalmácia, próxima ao Mar Adriático. Atualmente, o antigo território dessa república pertencente à Croácia.

3.1) O que aprendi com essa modificação para o jogo me inspirou a estudar muito ao longo desses dias, a ponto de escrever um artigo apontando que a talassocracia se baseia nesse tripé. Ela me serviu de base para melhor compreender a civilização portuguesa e o que dizia Jaime Cortesão na sua obra A Teoria Geral dos Descobrimentos Portugueses.

3.2.1) Enquanto a direita da esquerda abomina o estudo, eu vou aprendendo muita coisa interessante com os que criam modificações para esse jogo. Só não publico essas análises porque não tenho público interessado nisso.

3.2.2) Como seria bom discutirmos essas coisas! É muito frustrante fazer grandes descobertas e não ter com quem conversar sobre isso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2019 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário