Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Notas sobre o tropicalismo e sua relação com a heresia liberal

1) Em literatura, o tropicalismo como movimento cultural está associado ao liberalismo, enquanto mentalidade revolucionária: o lema "é proibido proibir" é um verdadeiro non serviam (não servirei a Cristo nestas terras distantes, a ponto de edificar uma civilização cristã nelas).

2) Os tropicalistas abraçaram tanto a noção do bom selvagem de Rouseau quanto a noção do homem cordial maçônico. Para eles, o homem cheio de si até o desprezo de Deus nasceu bom e a civilização, em Cristo fundada, é que corrompe. Eles sempre culparão os vassalos de Cristo, os portugueses, por fazerem desta terra uma colônia. 

3.1) Se os portugueses lavraram esta terra de modo que nela brotasse uma civilização de pessoas que amassem e rejeitassem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, então eles propagaram a fé Cristã a ponto de ampliar a verdade como fundamento da liberdade para os confins da terra.  

3.2) Que tudo fique subordinado à vontade do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem - o verdadeiro poder vem d'Ele, não de um povo composto de homens cheios de si até o desprezo de Deus e que fazem da riqueza riqueza sinal de salvação! Isso não é um povo, muito menos uma nação, mas uma horda de homens maus, pois eles nunca foram bons, uma que vez que jamais tiveram a marca do batismo, do nascimento em Cristo. 

3.3) Não se faz democracia com homens apátridas, mas tirania, uma vez que essas pessoas estão mentindo em nome da verdade, por conta de conservarem sistematicamente o que é conveniente e dissociado da verdade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2021 (data da postagem original).

Da eternidade como expressão do ser - uma leitura multilíngua do pensamento de Chesterton

1) Dizia Chesterton que cada época é salva por pessoas que tiveram a audácia de não serem atuais.

2) A palavra be (ser em inglês) lembra bie (atual em polonês); contrapartida, not to be (não-ser em inglês) lembra niebie (céu ou eternidade em polonês)

3) O brilhantismo de Chesterton foi fazer o cruzamento dos conceitos: em verdade, o ser está relacionado à eternidade (be as niebe), pois quem é de Deus nega o não-ser próprio do mundo, do diabo e da carne, próprio de quem conserva o que é conveniente e dissociado da verdade (o not to be como expressão do bie, do moderno, do aggiornamento revolucionário gramsciano).

4.1) Não é à toa que o polonês tem duas palavras para pobre: o biedny (o que vive segundo a matéria, algo que é próprio dos dias atuais) e o ubogi (o que vive segundo o espírito de Bóg, Deus em polonês).

4.2.1) Ainda que tenha contato físico com uma enorme quantidade de riquezas, o biedny nunca será rico, já ele se apossou desses bens sem a permissão de Deus para isso, por ser cheio de si até o desprezo de Deu a ponto de dividir o mundo entre leitos e condenados, tal como fazem na Revolução Protestante, que é um verdadeiro horror metafísico. 

4.2.2) O ubogi, quando passa a ter contato com a riqueza, ele vira bogaty (rico em polonês). E a missão do rico é ajudar o pobre em suas necessidades, a ponto de a política e a economia serem a continuação da trindade.

4.2.3) Em Cristo, rico e pobre são díades complementares, pois ambos se complementam de modo a haver uma concórdia entre as classes, o que beneficia o bem comum. O objetivo do forte é ser mão amiga do fraco a ponto de com ele compor uma verdadeira sinfonia, tal como vemos no piano. Afinal, tudo está em Cristo e nada pode estar fora d'Ele ou contra Ele. Esta é única ordem de coisas que pode oferecer resistência ao conservantismo e à pretensão de colocar tudo nas mãos do Estado, a ponto de brecar a ambição estúpida do "forte" autodeclarado de antemão aniquilar o mais fraco, por conta de certas idéias que este conserva de conveniente e dissociado da verdade, tais como certas idéias supostamente de direita e de esquerda fundadas na mentalidade revolucionária, que são díades antitéticas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2021 (data postagem original).

Para um país se desenvolver, a tendência é a sociedade valorizar os homens solitários, nunca os sociáveis, que vivem de aparências

1) Certa feita, estava vendo um vídeo no youtube comentando sobre a personalidade de pessoas que passam a maior parte do seu tempo sozinhas, como acontece comigo.

2) A bem da verdade, a pessoa não está sozinha - ela está a sós com Deus. E é dialogando com o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que ela aprende a ser uma pessoa melhor. 

3) Essa pessoa em geral tem uma maturidade acima da média e é mais autêntica do que os ditos sociáveis. É uma pessoa que sabe muito bem a importância do tempo kairológico para a plenitude das coisas em Cristo - por isso, não vai tomar o tempo dos outros com conversas inúteis. E quando vai pedir os serviços de alguém, ela sempre vai remunerar bem o serviço alheio, pois está tomando o tempo de alguém para fazer aquele serviço específico para ela. Por conta disso, é uma pessoa responsável e sempre honra seus compromissos, chegando sempre no horário combinado, quando há reuniões. E estas pessoas responsáveis e maduras são as melhores para se ter uma boa amizade.

4.1) Os nascidos nas terras de tupiniquim, em sua maioria, são sociáveis - nunca conseguem compreender a natureza dos homens solitários. Deve ser por isso que devem ser dados a tanto conservantismo e a tanto fingimento, como bem apontou o professor Olavo de Carvalho. 

4.2) A melhor forma de desenvolverem o caráter seria passarem alguns anos no hemisfério norte, se tiverem a oportunidade. Lá, eles passarão alguns meses no frio, na solidão de seus lares - o que os convidará à reflexão, a reexaminarem suas consciências, a ponto de trocarem o errado pelo certo, o que enseja uma metanóia nessas pessoas. De tanto lerem e estudarem, eles perderão esses maus hábitos tropicais e aprenderão a melhor valorizarem as pessoas pelo que elas são e pelo que fazem. 

4.3) O verdadeiro homem cordial se desenvolve dentro da intimidade do lar, nunca nas aparências da vida social. É dessa forma que as pessoas terão dentro de si a dimensão da Igreja como um lugar de contemplação dos Santos Mistérios de Deus, nunca um clube social, como acontece em certas paróquias.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2021 (data da postagem original).

terça-feira, 6 de julho de 2021

Quando se é útil como Cristo-príncipe, os cristos necessitados sempre voltam, pois sabem que serão atendidos em suas necessidades (notas sobre a lealdade numa ordem onde a verdade em Cristo é o fundamento da liberdade)

1) Sabe quando sou útil a alguém? É quando o mesmo Cristo necessitado, cuja necessidade eu satisfiz no passado, me volta para agradecer ao serviço prestado ou para me pedir outras coisas adicionais que são a ele necessárias em sua missão de servir a outros cristos tão necessitados quanto ele, já que naquilo que ele faz é também príncipe e tem um dom diferente, complementar ao meu.

2) Dos tantos que já atendi - seja como escritor, seja como vendedor de e-books -, poucos me bateram à porta novamente, a ponto de fomentar uma relação de longo prazo, uma relação de confiança; Só mais recentemente é que vejo esses poucos se multiplicarem em muitos, ainda que lentamente 

3.1) O verdadeiro mercado se dá do encontro de duas almas que se santificam através do estudo e do trabalho, nunca da sujeição de um príncipe cheio de si até o desprezo de Deus que organiza uma atividade econômica organizada de modo a escravizar os pobres com dívidas. 

3.2) Esse encontro se funda no amor à verdade enquanto fundamento da liberdade, onde a moeda é o instrumento de confiança usado de modo a aperfeiçoar a liberdade de muitos, por ser símbolo de justiça, já que nela vemos Cristo como Rei, traçando os caminhos que devemos seguir de modo a tomarmos o país como um lar n'Ele, por Ele e para Ele. E foi para isso que Ele deixou vassalos no mundo para que este trabalho continue, a começar por D. Afonso Henriques.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 06 de julho de 2021 (data da postagem original).

Seja a voz que clama neste deserto digital

1) Se você tem habilidade de escrever e vê o Cristo Crucificado a partir das imagens registradas do Milagre de Ourique, então você é marcado pelo sinal da Santa Cruz e foi consagrado a partir do nascimento a servir a a Ele em terras distantes, sejam elas no próprio país, já que o Brasil é grande, ou no mundo inteiro. 

2) Nestes tempos atuais, você não precisa sair fisicamente de casa: fique em casa, na rede social, e fale a verdade, pois tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Ser uma voz que clama neste deserto digital contra esta postura do mundo de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade é uma luta cuja causa se funda em Deus, a ponto de fazer as pessoas dizerem o que antes era indizível, por não haver cultura ou uma chamada da alma para isso.

3) Se você não for um São João Batista virtual, você terminará falando daquilo que seu coração está cheio: de vaidade e de coisas que você conserva de conveniente e fora da verdade, a ponto de se afastar do caminho, da verdade e da vida, que é Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 06 de julho de 2021 (data da postagem original).

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Notas sobre a íntima relação que há entre escrita e fotografia - lições da minha experiência pessoal

1) Dizia Plínio, o Ancião: a maior glória de uma vida é registrar toda uma experiência de vida que mereça ser descrita detalhadamente para a posteridade. E ao escrever, você deve registrar o que merece ser observado.

2) Quando fotografo, eu me valho da minha experiência de escritor: ao tirar uma foto, eu registro o que merece ser observado, já que fotografar é escrever com os olhos. E se olhos são a janela da alma, então eles precisam estar cheios de benevolência, não de concupiscência.

3.1) Enquanto as republicanas expõem seus corpos ao Deus-dará e não têm nada de bom na cabeça sobre o qual se deva conversar, eu ofereço meu trabalho de fotografar coisas dignas de serem fotografadas que há na minha cidade ou mesmo na minha paróquia, de modo que algum dia alguém de fora possa tomá-la como seu segundo lar espiritual tanto quanto a paróquia mais próxima de casa, na sua terra natal, esteja essa pessoa dentro ou fora do Brasil. 

3.2) Isto é, basicamente, teoria da nacionidade aplicada no seu campo mais prático.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2021 (data da postagem original).

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Como deve agir o católico num cenário político e eleitoral de Guerra dos Messias, num cenário marcado pelo conservantismo político?

1.1) Num cenário eleitoral e cultural marcado pela Guerra dos Messias, que ocorrerá em 2022, nós vemos duas procissões apoteóticas.

1.2) De um lado a marcha do orgulho gayzista, que promove a primavera enquanto movimento político e revolucionário e que certamente favorecerá a ascensão do messias da esquerda, o Lula. 

1.3) Do outro lado, nós vemos as marchas de cariz protestante, que promovem o governo Bolsonaro. Para o mundo, elas são chamadas de direita - na verdade, elas estão à esquerda do Pai, pois nasceram da heresia. Por isso, são nominalmente de direita e estão ocupando  o espaço da única direita que realmente existe: a que se funda na direita do Pai, fundada na fé católica, fé essa que fundou o país. Todos esses movimentos têm ligação com a maçonaria, movimento marcadamente revolucionário.

2.1) Esta guerra dos messias é uma guerra de movimentos conservantistas. E estes movimentos vão se digladiar entre si. 

2.2) A guerra será assimétrica, visto que a maioria da população rejeita o comunismo. Contrariando a crença geralmente aceita, a alegação de que a maioria da nossa população é esmagadoramente cristã é um argumento questionável, pois não considero cristianismo herético cristianismo, mas arremedo de cristianismo - coisa que só fomenta relativismo moral. Por este argumento, o Brasil é essencialmente maçônico e liberal - as atitudes de quem é assim não são cristãs na essência, uma vez que tal pessoa não vive a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus na sua vertente mais radical, por conta de estar conservando o que é conveniente e dissociado da verdade (só os verdadeiros católicos é que são capazes de viver a radicalidade da verdadeira fé - e, neste ponto, somos poucos).

3.1) Em termos práticos, como católico, diante da circunstância que está se formando, devo apoiar Bolsonaro contra o comunismo, pois o comunismo é mais daninho à minha fé. Agora, uma vez eliminado o comunismo, o próximo passo é combater a maçonaria, o liberalismo e a heresia protestante, a esquerda que se diz de direita. 

3.2) Esta é estratégia que deveria adotar, se tivesse um movimento político na minha mão e homens dependendo da minha liderança nestes tempos difíceis. Era isso que faria. Infelizmente, não tenho ninguém que me ouça, por mais eu fale a verdade. 

4.1) É tolice o católico dizer que não é nem de esquerda nem de direita -  pagar-se de "isentão" não é uma opção. Quem vive a conformidade com o Todo que vem de Deus está à direta do Pai. 

4.2) Nós estamos enfrentando duas esquerdas: uma esquerda extremista e uma esquerda que se diz de direita, que pratica um conservantismo suave e perigoso e que prepara o caminho para esses extremistas.

5) Se você for ver as lições da História, o comunismo nasceu onde ocorreu a Revolução Protestante, onde o confessionário e a eucaristia foram abolidos. E onde o catolicismo foi forte, o comunismo foi derrotado, como aconteceu na Polônia. Olhem para os fatos e vocês perceberão isso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de julho de 2021 (data da postagem original).