Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2019

Notas sobre a relação entre usura, irracionalismo e totalitarismo

1.1) Usura é basicamente cobrança de empréstimo com fins improdutivos.

1.2.1) A pessoa que emprestou dinheiro não o faz com o intuito de participar de um negócio, de ser sócio de uma criação em comum com outra pessoa. Na verdade, ela faz da riqueza sinal de salvação, pois se acha eleita de antemão, rica no amor de si até o desprezo de Deus. 

1.2.2) Isso leva à atomização da sociedade, pois o que é sólido vai se desmanchar no ar - como não isso não pode ser feito através da sublimação, então isso será feito através da modernidade; ela liqüefará tudo, pois relativiza tudo o que é mais sagrado a ponto de estimular a todos a conservarem o que é conveniente e dissociado da verdade, edificando uma nova ordem onde a liberdade é servida com fins vazios.
2.1) Toda pessoa rica no amor de si até o desprezo de Deus se acha uma espécie de descendente espiritual do faraó do Egito, que se achava um Deus. E o mais irônico é que essa pessoa nos tempos modernos se acha atéia e faz desse ateísmo uma atividade militante.

2.2) Por isso, ela vai abusar do tempo, a ponto de manipulá-lo de modo a conseguir máximo benefício nem que seja vendendo-o como uma commodity. E isso é um tipo de imanentização - na Grécia Anitga, a crematística era condenada porque os homens não podiam tomar o lugar dos deuses, sobretudo o do Deus Chronos, o Deus do tempo. E o tempo é o senhor da razão, a qual se funda no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que é Cristo, a verdade em pessoa.

3) Não é à toa que o irracionalismo é uma das marcas de uma sociedade totalitária. E quanto mais usurária for a sociedade, mais totalitária ela é.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.

A verdade sobre a ideologia trabalhista

1) O trabalhismo, enquanto ideologia política, é conseqüência direta da revolução industrial. Logo, ele é subproduto da Revolução Puritana, que fez da riqueza sinal de salvação.

2.1) Como toda ideologia revolucionária, funda-se naquilo que está à esquerda do Pai, a ponto de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Sua existência é justificada enquanto pela riqueza tomada como sinal de salvação e  como um fim em si mesma, assim como pela a divisão da sociedade entre eleitos e condenados.

2.2) Como o eleito é forte e o condenado é fraco, então é natural supor que o forte deva eliminar o fraco e não fundir-se com ele a ponto de constituir uma família. Dessa forma o mundo composto exclusivamente pelos eleitos é um mundo fundado na eugenia - e ter alguma deficiência física significa que a pessoa nasceu condenada de antemão.

3.1) Como essa ideologia decorre de uma cosmovisão herética, então ela depende essencialmente desta falsa concepção antropológica: do homem enquanto animal que mente. Por isso, eles dirão mentiras sistematicamente até isso tornar-se verdade entre nós.

3.2) O exemplo mais bem acabado da ideologia trabalhista foi o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Ele fundiu coisas conhecidas da realidade alemã com coisas conhecidas da realidade inglesa. E isso foi um verdadeiro horror metafísico.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.

Das diferenças entre nacionismo e nacionalismo

A) Quanto ao seu fundamento:

1) Nacionismo: seu fundamento é tomar o país como um lar em Cristo.

2) Nacionalismo: seu fundamento é tomar o país como se fosse religião, onde tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

B) Quanto ao trabalho:
1) Nacionismo: a santificação através do trabalho é uma das formas de se tomar o país como um lar em Cristo.

2) Nacionalismo: Tem relação umbilical com a ideologia trabalhista. Ele decorre da riqueza como sinal de salvação - dessa forma, para que tudo esteja no Estado e nada esteja fora dele, todos devem trabalhar de modo que contribuam para a maior glória desse Estado. E como disse Hegel, o Estado é instituição mais alta já criada pelo homem. Esse homem não é o animal que erra, mas o animal que mente, no sentido kantiano do termo.

C) Quanto à economia fundada no trabalho:

1) Nacionismo: a santificação através do trabalho é medida no tempo de Deus. Por isso mesmo, é capitalização.

2) Nacionalismo: A riqueza como sinal de salvação cria uma cultura onde os homens são divididos entre eleitos e condenados. E os ricos foram predestinados à riqueza e os pobres com a pobreza.

D) Quanto ao trabalho enquanto pilar da política

1) Nacionismo: A santificação através do trabalho enobrece. Se ela se tornar um pilar da política, então a democracia é basicamente aristocracia, distribuída através do exemplo de São José Operário. Se esse santo for sistematicamente imitado, então isso preparará a todos para a pátria definitiva, que se dá no Céu.

2) Nacionalismo: Democratismo. O Estado tomado como se fosse religião se funda no governo do povo, pelo povo e para o povo, como se ele tivesse a voz de Deus. Se a riqueza se tornou sinal de salvação, a ponto de dividir homens entre eleitos e condenados, então não há santos entre nós. Por ser fruto de uma cosmovisão calvinista, então isso leva ao fim da nobreza e à proletarização geral da sociedade, o que é a pedra angular de todo governo totalitário. Calvino mesmo foi um déspota, em Genebra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019 (data da postagem original).

Por que a santificação através do trabalho é crucial para se tomar o país como um lar em Cristo?

1) Se brasileiro é aquele que extrai pau-brasil de modo a ter o pão de cada dia, então a santificação através do trabalho na Terra de Santa Cruz é o que marca o sentido de ser desta terra.

2) Por isso, todo aquele que toma o país como um lar em Cristo deve fazer da sua profissão um caminho para servir aos outros e manter-se através dela, a ponto de viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, pois Cristo também trabalhou. E isso deve ser o norte da nossa política, dado que é um dado basilar para se tomar o país como um lar em Cristo e para se servir a Ele em terras distantes.

3) Qualquer linha de pensamento que faça da riqueza sinal de salvação deve ser repudiada e banida, pois isso serve liberdade com fins vazios. Ganhos sobre a incerteza só são possíveis através da santificação através do trabalho. Se a pessoa for prudente e guardar para os tempos de vacas magras, então ela poderá prosperar.

4.1) Somos livres para fazer o bem - por isso, devemos servir aos que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento naquilo que fazemos de melhor - neste ponto, não podemos medir esforços, pois isto é um caminho de honra - se a pessoa souber percorrê-lo, isso certamente leva à nobreza. Como o exemplo do nobre arrasta, então este exemplo será distribuído aos outros que quiserem imitá-lo. 

4.2) E democracia, no sentido católico do termo, é aristocracia distribuída. Isso constitui um santo remédio contra a proletarização geral da sociedade, que é um verdadeiro mal, uma doença espiritual, a ponto de matar a civilização fundada no fato de se amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.

Consideração sobre a atividade mercantil enquanto vocação, enquanto caminho de santificação através do trabalho

1.1) Quando faço minha atividade se autopagar, então eu posso dizer que essa atividade é sustentável.

1.2) Como a verdadeira sustentabilidade está naquilo que decorre da verdade, da conformidade com o Todo que vem de Deus, então eu devo fazer da minha capacidade de estabelecer atividades economicamente organizadas uma vocação. Eu devo exercê-la de tal maneira que o país seja tomado como um lar em Cristo por conta de manter uma população inteira ocupada. E manter a população ocupada é dar um sentido de vida a elas, o que é essencial para a conversão e salvação de muitos.

2) Atividade mercantil não é para pessoas que fazem da riqueza um sinal de salvação, como se ela tivesse um fim em si mesma. O dinheiro é um meio para se chegar a um fim. O dinheiro é, essencialmente, moeda fiduciária - se te dou dez reais, então você é livre para servir a quem ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento dentro do limite de dez reais. Então, você não pode usar essa liberdade com fins vazios.

3.1) Bem servir implica saber escolher muito bem a quem você quer servir. E isso é a negação do mundo moderno, pautado na impessoalidade, uma vez que ela é a negação da excelência. Se você serve a uma pessoa que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, então essa pessoa será fiel a você.

3.2) O que torna o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem rico é a sua honra - logo, Ele sempre honrará suas dívidas, suas promessas. Os verdadeiros pobres são ricos neste aspecto - por isso, devemos servir a elas de modo que possam crescer e ter suas vidas melhoradas, pois elas são o banco de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.

Notas sobre o caráter pedagógico da atividade mercantil

1) Antes de se meter em política, é interessante que você passe um tempo sendo comerciante. Isso é fundamental para que se aprenda a arte da negociação. Negociação implica comunicação - então você precisa se cultivar na língua pátria, de modo a servir a todos os que necessitam de você.

2) No comércio, você é um servidor e ensina os outros a servirem. E neste aspecto, você precisa morrer para si de modo que Cristo fale através de você.

3) Como no comércio a divisão leva a uma multiplicação, então você consegue ganhos sobre a incerteza neste vale de lágrimas. Use o dinheiro para diversificar os negócios, a ponto de criar uma verdadeira cadeia de serviços.

4.1) Ao contrário dos outros políticos, o comerciante não deve seu prestígio a um partido político, pois ele conseguiu riqueza e prestígio agindo de maneira livre, servindo a seus semelhantes. Por força disso, ele poderá fundar seu próprio partido de modo a trazer pessoas honradas, que amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento de modo a fazer com que a santificação através do trabalho seja o fundamento crucial para se tomar o país como um lar em Cristo.

4.2) Como é agindo localmente que se age globalmente, então nós acabaremos servindo a Cristo em terras distantes dessa forma, o que só atrairá pessoas dispostas a quererem tomar esta como um lar em Cristo neste aspecto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019. 

Notas sobre o aspecto militante da atividade mercantil

1) Certa ocasião, eu havia mencionado que a atividade mercantil tem natureza militante. Para o livro Sua Majestade, O Presidente do Brasil, eu fui em busca de monarquistas; para o livro A verdade como fundamento da liberdade, eu procurei gente de fé católica. Como sou católico e pró-monarquia, então eu vou criando as pontes entre uma coisa e outra.

2.1) Isso me prepara muito bem para a atividade política. Como no comércio eu tenho que negociar de modo a conseguir ganho sobre a incerteza, então convencer a pessoa a estudar antes de se engajar numa causa política é parte do meu trabalho. E com isso eu vou vendendo mais livros para aquela pessoa, uma vez que conheço a demanda real dela. 

2.2) Convencer uma pessoa a seguir o caminho correto, fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus, é, pois, política e evangelização - a cidade dos homens estará cada vez mais parecida com a cidade de Deus, ao se enxergar no espelho sem vaidade ou neurose alguma.

3.1) Ao contrário dos comerciantes de hoje em dia, eu preciso participar do processo de aperfeiçoamento intelectual dos meus leitores, tal como um garçom que serve alimento para a alma deles, através dos livros. Certos livros são para serem provados, outros para serem engolidos, assim como outros são para serem mastigados e digeridos - isso fará do meu negócio uma espécie de restaurante para a alma.

3.2) A participação no processo de aperfeiçoamento espiritual de uma comunidade inteira constitui um poderoso processo de capitalização moral, pois as pessoas estarão trocando o que é conveniente e dissociado da verdade pelo que merece ser conservado por se fundar na dor de Cristo, esse verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que morreu na Santa Cruz pelo perdão de nossos pecados. Isso faz com que minha atividade de livreiro seja uma atividade tão santa quanto a de escritor, pois ela é evangelizadora e produtiva, neste aspecto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.