Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Postagem Especial de recesso de inverno 02 - como estão indo minhas férias?

1) Uma pessoa no Amal Date me perguntou o que diria ao meu respeito no dia do meu funeral.

2) Isto me lembra o exercício do necrológio mencionado por Olavo de Carvalho nas suas primeiras aulas do COF. Nele, um amigo meu conta a meu respeito de quem eu fui a outro amigo, que nem sequer me conheceu enquanto eu estive vivo. 

3) O único problema do necrológio, no meu caso, é que eu não tenho esses amigos dignos de conhecerem a minha verdadeira história - a única pessoa que merece ouvir o que tenho dizer é aquela testemunha única que sei que não posso enganar e que sabe tudo quem eu sou - e que na hora da confissão, ela pode me contar um pouco sobre quem realmente eu sou, ao rasgar as camadas de conservantismo que há nos pecados que cometo no dia-a-dia, por conta da minha natureza de animal que erro: o próprio Deus vivo.

4) Como escrever é a única maneira de contar ao Deus vivo quem realmente eu sou, então os meus leitores precisam se revestir de Cristo de modo a compreender realmente quem eu sou. Como escritor, eu conto aquilo que me parece relevante - e esta é a minha natureza. No Brasil, por conta da falta de uma cultura literária ou por conta da falta de pessoas cultas, não se há a compreensão do que realmente é a vida intelectual. E neste ponto, eu me sinto numa situação onde tenho que servir a Cristo em terras distantes, pois nesta terra onde nasci sou como se fosse um profeta: uma pessoa não muito querida. a ponto de dizerem que já vou tarde - antes tarde do que nunca, pois não sou eterno.

 José Octavio Dettmann

 Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2023 (data da postagem original).


Nenhum comentário:

Postar um comentário