Pesquisar este blog

domingo, 20 de agosto de 2023

Notas sobre choque cultural

 1) Teve uma pessoa que me perguntou no Amal Date se é normal sentir choque cultural quando se muda de país.

2) Em relação a esta pergunta, o choque cultural está relacionado ao momento em que você sai do heartland do Brasil e vai para o heartland de outro país. E isto está mais relacionado a viagens de avião, onde o impacto é mais imediato - quando se cruza a fronteira de forma terrestre, ou mesmo marítima, a sensação não é tão brutal assim. Talvez porque nós ficamos hermeticamente fechados no avião, a ponto de ser uma verdadeira cápsula do tempo.

3) No caso do Brasil, onde cada estado tem uma cultura tão única que pode ser tomado como se fosse um país a parte, eu senti esse baque quando saí do Rio de Janeiro, do aeroporto do Galeão, e pousei em São Paulo, em Guarulhos. São Paulo é tão diferente do Rio que parece até mesmo um outro país. Como seria a primeira vez que passaria a noite em São Paulo, em razão do batismo do meu irmão, aquilo me gerou um impacto profundo.

4) Talvez o impacto fosse maior se eu viajasse para o estrangeiro e tivesse que falar uma língua diferente do português de modo a ser bem compreendido pelos nativos da região. Aí o choque seria maior. Mas a verdade é que não há impressões autênticas sem esses choques, desafiando aquilo que você já está acostumado. Então, no meu entender, isto é perfeitamente natural, a não ser que isto ofenda seus valores e a ordem natural do seu ser.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2023 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário