1) Monarquia é que nem sukita - se você estudou seriamente este assunto, então você não engole qualquer coisa.
2) Não digo amém a qualquer regime monárquico. Só reconheço como legítimas as monarquias de direito divino fundadas no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, sejam elas fundadas através do intermédio da Igreja ou por intervenção direta do próprio Cristo, como aconteceu no milagre de Ourique.
3) Monarquias de direito divino onde o demiurgo manda mentir em nome do Islã são sistemas de tirania organizada, são sistemas de dominação. Nem reconheço a existência delas. Nenhum monarquista sério deveria reconhecer.
4) Monarquias liberais, onde o homem busca não se submeter a vontade do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem a ponto de buscar uma nova liberdade sem Deus, estas são tiranias, ainda que mascaradas de governo democrático. Não reconheço também a existência delas.
5.1) Enfim, monarquista sério só reconhece uma monarquia onde o rei é vassalo de Cristo e que governe o povo tal qual sua família, de modo que ninguém seja escravo de ninguém.
5.2.1) Isso preserva a virtude republicana dos antigos e consagra o princípio do império - o de propagar a fé cristã a outros lugares, como parte do serviço sagrado organizado.
5.2.2) Os povos que se consagram nessa missão de propagar a fé cristã não dominam outros povos, mas os libertam da ignorância e do paganismo em nome do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, a ponto de escrever uma verdadeira página de civilização e cultura. Desse modo, esses povos se tornam um exemplo a serem seguidos por quaisquer povos que desejem ser sérios, nos méritos de Cristo.
6) De uma coisa eu estou certo: estou cansado desses pseudomonarquistas que se vislumbram facilmente com as aparências de uma cabeça coroada - isto é um indício de que essa gente está a conservar o que é conveniente e dissociado da verdade a ponto de edificar uma falsa ordem onde a liberdade será servida com fins vazios, não obstante o fato de usar coroa - eis a monarquia da Inglaterra. Eles não sabem muito bem a diferença entre um vassalo de Cristo e um tirano, ainda que estes usem coroa - e se eles por acaso souberem, é porque são cínicos, pois a fisiologia deles só é saciada por um título de nobreza, o que não é muito diferente daquela cambada que eu vejo lá em Brasília.. Rua com eles! Rua com esses que vivem só de aparência!
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 30 de junho de 2022 (data da postagem original).
Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2022 (data da postagem atualizada).