1) Jornalista: alguém que narra, descreve ou analisa fatos reais ocorridos no tempo presente. Se ele tiver uma formação cultural, pode vir a ser um bom romancista ou bom historiador, por conta ter sido testemunha ocular de importantes acontecimentos da história de um país.
2) Jornaleiro: alguém que vende jornais numa banca.
3.1) Mídia jornaleira: termo depreciativo geralmente dado a um jornal que só reporta matéria sensacionalista ou que desinforma a população em geral. Seu projeto é vender jornal como se fosse banana na feira, em razão do trabalho de péssima qualidade que costuma prestar.
3.2) Exemplos de mídia jornaleira: Globo, Folha de São Paulo e outros da mídia tradicional - esses jornais não estão comprometidos com a verdade enquanto fundamento da liberdade, muito menos com o pacto geracional que temos de construir uma pátria melhor para nossos filhos e netos, que é em Cristo fundado. Essa gente só sabe conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de estar na linha de frente da militância revolucionária. Essa gente é parte da chamada classe ociosa - vive de verbas públicas e não produz nada de bom.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 10 de junho de 2021 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário