Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Por que abomino quem mendiga o meu afeto?

1) Às vezes as pessoas me pedem para que eu goste delas, como se estivessem mendigando meu afeto.

2) Pela minha experiência, todas as vezes que me doei, ao dar uma esmola nesse sentido, isso acabou me doendo, pois o mendicante foi-me ingrato.

3.1) Não é do meu feitio pisar em cima de alguém que esteja a tentar mendigar o meu afeto. Nunca pisei em alguém de modo a esmagar esse alguém como uma barata, um ser desprezível, embora gente desse naipe mereça.

3.2) Em verdade, se a pessoa quiser a minha atenção, que ela me dê algo que aprecio bastante: conhecimento e interesse pelos estudos. Do contrário, não terá minha atenção.

4.1) Pelo que aprendi dos meus pares aqui de facebook, se a pessoa está querendo que você seja mais amigo dela, então ela está querendo chamar a atenção para si. Mas isso não se volta para uma qualidade que essa pessoa tenha, pois em verdade ela pode não ter nenhuma, mas para uma pose que ela conserva conveniente e dissociada da verdade. Eis no que dá o amor próprio - o que será dado será de pior qualidade. Não é à toa que Deus rejeitou a oferta de Caim.

4.2) Se a pessoa tem qualidade, ela não ficará mendigando atenção ou pedindo que você tenha mais consideração por essa pessoa. A pessoa que tem qualidade é uma coisa que lembra às outras a viverem a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. 

4.3) Uma pessoa que tem qualidade, que tem virtudes morais, é uma pedra que fala, que entra em cena quando o conservantismo domina todo o cenário sistematicamente, a ponto de dizer que não há mais esperanças para o futuro desta nação, por não haver mais bondade neste mundo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário