Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Notas sobre a importância dos consulados para quem deseja tomar dois ou mais países como parte do mesmo lar em Cristo

1) Tal como as primeiras instruções de vôo, que se dão em terra mesmo, o primeiro passo para se tomar dois ou mais países como parte do mesmo lar em Cristo se dá no próprio país de origem. Como estou no Brasil, o primeiro passo para tomar a Polônia como parte do mesmo lar é lidando com poloneses que se encontram no Brasil.

2.1) Eu tive a sorte de lidar com o meu pároco, que me ensinou os rudimentos da língua. O próximo passo é lidar com os poloneses que se encontram na cidade. E a ponte que me dá acesso a este novo continente de almas é o consulado da Polônia que se encontra no Rio de Janeiro.

2.2) Quando conversei com meu amigo Vito Pascaretta, ele me contou que o consulado da Itália em Recife procurava ajuntar todos os italianos para as festas e celebrações que ocorriam na terra natal. Meu amigo Vito é filho de italianos - e uma dessas festas é o 2 de junho, que é o dia em que a República foi proclamada na Itália (e isso certamente é programa de índio, canoa furada).

2.3.1) No caso dos poloneses que se encontram em minha cidade, eu irei às festas promovidas pelo consulado nos feriados verdadeiros. Lá, estarei diante de poloneses e filhos de poloneses e farei amizade com alguns, de modo a me aprimorar na língua.

2.3.2) Se eu encontrar uma mulher por lá que queira constituir família comigo, ótimo; esta é uma das razões pelas quais pretendo manter laços com a comunidade, pois os poloneses são realmente católicos. Afinal, amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - por essa razão, estou disposto a cooperar com eles aqui no Brasil.

3.1) O maior desafio é a onda de banditismo na cidade; é isso que me deixa preso em casa. E o enfrentamento pede que eu tenha uma vida afastada da vida dos meus pais, pois o medo deles de que algo venha a acontecer comigo modera toda a projeção de poder que venho traçando para a minha vida pessoal.

3.2) Como minha vida pessoal é uma vida de serviço ao Brasil, então o projeto fica engavetado, por força das circunstâncias. Talvez eu deva guardar essa idéia para daqui a mais alguns anos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário