1) Os dias 29, 30, e 31 dos meses em que há esses dias constituem dias de graça, o período que marca o fechamento de um ciclo poupador e a abertura de um novo, a ponto de ser uma verdadeira revolução econômica no sentido latino do termo, pois todo ganho que eu perceber será depositado na poupança, no primeiro aniversário do mês subseqüente - o chamado dia 01.
2) É por isso que ele é o dia mais importante - ele recebe os rendimentos de seu próprio aniversário mas também os dias de graça. Por isso, o rendimento desse aniversário sempre será maior que os demais. E esse rendimento deve ser distribuído aos demais de modo a se criar uma receita uniforme.
3.1) Além disso, ele me serve de entreposto entre mim e os demais aniversários seguintes, que devem ser vistos como lotes de terra fértil aguardando que eu plante alguma coisa neles de modo que eu colha alguma coisa ao longo do tempo. Entre o dia 01 e 28, há um caminho muito longo a percorrer - por isso, devo criar entrepostos intermediários de modo que minha receita cresça de maneira progressiva e fique uniforme ao longo do tempo. A maneira pela qual devo criar os meus entrepostos é me santificando através do trabalho e do do estudo, de modo que meu espírito não fique ocupado desejando coisas alheias, a ponto de fazer isso por meio da violência, da grave ameaça ou da fraude - ou mesmo da traição, como vemos no abuso de confiança e na apropriação indébita.
3.2) Estabelecidos esses entrepostos, um a cada 4 dias, só preciso me preocupar em fazer com que o dinheiro renda tanto quanto o dinheiro do primeiro aniversário da poupança - e depois disso, eu devo irrigar o dinheiro até os dias imediatamente subseqüentes de modo que o fluxo fique uniforme.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2021 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário