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segunda-feira, 28 de abril de 2014

Críticas aos abusos que estão a ocorrer no processo de restauração da linguagem


1) É nobre e válido promover a restauração da linguagem; porém, é absolutamente indispensável promover a restauração da linguagem de um modo humilde e que convide as pessoas a falarem de modo culto e conforme o todo da tradição de se bem falar o português.

2) Existem certos tipinhos, cujos nomes não vou citar, que estão a confundir isso com pedantismo. Esses tipinhos possuem resquícios de protestantismo na consciência e estão a fazer da gramática uma crença de livro.

3) Este tipo de atitude - em vez de estimular as pessoas a buscarem o conhecimento, a dominarem a linguagem - só beneficia a todos aqueles que agem tal como o Lula, a ponto de dizer que têm muito orgulho de suas verdades, de suas próprias ignorâncias, que decorrem de uma sabedoria humana dissociada da divina.

4) É justamente este tipo de má consciência que se semeia que dá causa ao conservantismo da ignorância, coisa que nos é crônica. Não vai demorar para que um dia eu fale a seguinte frase: "O professor me falou que devo ir à escola" e um certo elementozinho chegue no meu mural do nada dizendo "Seu ignorante. O correto é o professor falou-me que devo ir à escola".

5) Se eu quiser falar: "Me diga" ou "Me fale", isto é um aspecto do falar brasileiro, que decorre do fato de se tomar o país como um lar - e como me sinto bem no Brasil, me sinto livre para me expressar do jeito como eu achar melhor, desde que a conversa seja boa e edificante. Corrigir isso é tomar a língua portuguesa como se fosse uma religião. Quem faz isso deve amar tanto a Camões que chega ao cúmulo de renegar a Cristo Jesus. E isso não é bom, pois o meio está sendo tomado como se fosse um fim em si mesmo. Esse tipo de pessoa deve estar pensando que os fins justificam os meios.

6) Existe uma forma adequada, mas isso é algo que deve ser desejado por todos aqueles que queiram falar bem o português. A forma culta, a arte de bem dizer o português, decorre de uma tradição intelectual de bons escritores, cuja leitura deve ser sempre perseguida, estimulada. A língua portuguesa, para ser bem ensinada, necessita da mesma postura que se tem quando se faz a catequese de uma pessoa.

8) Quanto mais se avança no processo de se semear consciência, mais o povo tenderá a preferir a forma culta à atual forma por que falamos a língua portuguesa.

Os conservantistas violam o primeiro mandamento


1) Os conservantistas violam o primeiro mandamento: deixam de amar a Deus e à verdade. 

2) Este tipo de amor se funda na sabedoria humana, dissociada da divina, e não possui justificativas, pois o amor às outras coisas deriva do amor a Deus.

3) O amor a Deus é mais importante que o amor próprio. Amor de Deus não é sem causa - ela tem um fundamento teleológico, finalístico: edificar o bem na Terra. Somos criaturas e somos chamados desde a eternidade a servi-Lo. Mas esse fim se perverteu por conta do pecado original.

4) O amor próprio deriva do amor divino. 

5) Nietszche acha que o indivíduo só se ama plenamente quando nega a sua condição de criatura para se considerar um criador de si próprio. E isso leva ao orgulho. É a revolta satânica contra a realidade. Todo amor próprio que nega a Deus é uma revolta luciferiana.

6)  Isso tem relação com o gnosticismo. Revoluções são manifestações do orgulho demoníaco.

(TIago Cabral Barreira)

Conversa sobre aggiornamento


Tarcísio Moura mostra esta mensagem: 

"Para os fanáticos do 'aggiornamento' e do 'encontro com a História, a palavra mal vista por excelência é 'tradição'." (Plínio Corrêa de Oliveira)

Francis Lauer: Qual seria uma boa tradução para aggiornamento?

Tarcísio Moura: Acredito que seja atualização, mas o contexto aí é de aproximação com os valores do mundo,  fundados na sabedoria, flexibilização, abertura.

Francis Lauer: Então, a palavra mais apropriada seria hojificação (de hoje) ou contemporaneização (de contemporâneo), ou ainda progressismo ou modernismo. É isso?

Tarcísio Moura: É bem isso - você pegou o espírito da coisa.

Notas:

1) Aggiornamento é a inversão do processo de memória, base para a tradição. 

2) Se o memorial de Páscoa serve para nos lembrarmos da libertação da escravidão no Egito e esta é base para a qual a gente lembra a liberdade em Cristo, de modo a que sejamos livres da escravidão do pecado, o aggiornamento é a atualização constante do processo revolucionário, que se pauta no materialismo histórico e dialético moderno. Essa atualização constante do processo revolucionário nos afasta dos valores de Cristo e nos leva  ao processo constante de escravidão de nossas almas, ao longo do tempo das gerações.

3) Ver estas postagens:

Páscoa como memorial: http://adf.ly/g5BOe

Destaque de uma lição de Jesus: http://adf.ly/lB98H

domingo, 27 de abril de 2014

Conversa com Francisco Razzo sobre a incoerência do Partido Progressista

Razzo: Só no Brasil mesmo um partido chamado Progressista lança um candidato considerado conservador.

 Dettmann: Isso me lembrou uma análise que fiz em meu blog: http://adf.ly/fFNRH

Dettmann: Essa de o Partido Progressista buscar apoio dos conservadores é uma completa incoerência. E mais incoerência ainda é lançar um nome de um candidato que conserva as exceções legais que permitem o aborto, no código penal. Ele se diz católico - se fosse mesmo, ele seria contra o aborto em qualquer tipo de caso, não importa a circunstância. É o samba do crioulo doido.

Razzo: Pois é, tem tudo isso aí. É uma zona.

Dettmann: Isso só vai fazer do conservadorismo um movimento insincero - e ele está assumindo as qualidades bananéicas desta república. Esse é o mal do conservantismo tupiniquim.

Dettmann: Com um grupo desses, quem precisa de inimigos? A esquerda agradece.

Razzo: e agradece muito.

Facebook, 27 de abril de 2014 (data da postagem original).

sábado, 26 de abril de 2014

Eis uma excelente conversa que eu tive

Esta conversa foi com o amigo José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior:

Diefenthäler: A razão despregada do coração leva à tirania.

Dettmann: Sim. Basta que não se conserve a verdade que a razão perde todo o seu sentido de ser. A razão passa a operar a engenharia da irracionalidade, do mal. E o século XX é o exemplo cabal disso.

Diefenthäler: Lênin, Hitler e todos os outros eram astros da engenharia social.

Dettmann: Sim. E todos nasceram numa ordem conservantista - O Grande Cisma do Oriente, que deu origem à Igreja Ortodoxa, e a reforma protestante são exemplos do que falo. A Rússia mesmo é herdeira desse Cisma e a Alemanha é herdeira daquilo que decorreu de Lutero.

Diefenthäler: Bom, se toda a mudança encobre uma posição de congelamento dos espíritos, estou de acordo, pois Lutero era um saudosista, assim como Putin. Eles olham para trás, pois o modelo estava atrás. Trotski, o vermelho super-radical, não combinava com o figurino. Por isso que ele foi morto! Podemos, então, conjecturar que podia pertencer a um conservantismo radicado numa deformação do judaísmo russo.

Dettmann: Aliás, de certo modo, os conservantistas todos tomam posturas parecidas aos judeus, quando rejeitaram Jesus. Basta ver que os protestantes mesmo eliminaram 7 livros, de modo a igualar com o que se ensina no judaísmo.

Diefenthäler: Se tuas considerações estiverem corretas, o conservantismo remonta à Torre de Babel.

Dettmann: Sim. O conservantismo deriva da sabedoria humana, dissociada da divina. E a Torre de Babel é um exemplo disso.Ele conquista os corações dos que não têm a alma íntegra e conforme o todo. É assim que Putin ganha tantos adeptos.

Diefenthäler: Trata-se de um esfriamento que, no fim, encobre a razão.

Dettmann: Você tem razão. Este texto que escrevi foi pra apontar que conservantismo e conservadorismo não são sinônimos, tal como se encontra no dicionário. É importante para o conservador dominar a linguagem.

Diefenthäler: Ele foi publicado?

Dettmann: Está em meu blog: http://adf.ly/kzPp9

Dettmann: seria muito bom se ele fosse publicado em um jornal de grande circulação.

A última flor do lácio é uma flor de lis boa


1) Fernando Pessoa tem uma frase mais ou menos assim: "O poeta é um fingidor - finge a dor que deveras sente".

2) Cruz e Sousa tem um poema chamado "cavador do infinito". Quando se investiga o interior de sua alma, suas mazelas, de modo a se fazer uma boa confissão, você cava todas as dores, até chegar ao fundo da sua alma, o seu eu interior - você fará isso até ver a dor de Cristo, que morreu por todos nós na cruz.  

3) É da lembrança desse ato heróico, de que Jesus sofreu e morreu por todos nós na cruz, que está o sentido de nossa liberdade. É nesse sentido que devemos ser conservadores: devemos preservar a memória deste acontecimento tão profundo porque ele é o verdadeiro sentido de nossa liberdade. Jesus é a razão de todas as nossas vidas, pois ele é o caminho, a verdade e a vida; Ele é Deus feito homem e viveu entre nós - sua vida por si já é um milagre. É conservando a memória dessa dor que temos a palavra conservador - eis o significado definitivo da palavra.

4) Infelizmente, nem todo conservante conserva a verdade. De uma ordem onde se conserva o que convém, mas não a verdade, há o conservantismo, a ordem mais básica de se estar a esquerda do Pai. E é do conservantismo que nasce todo o libertarismo e todo o totalitarismo - ele é essencialmente relativista, pragmático e utilitarista

5) Se observarem esses exemplos, a última flor do Lácio atua como se fosse um prisma. Da luz branca várias cores são decompostas - elas constituem os elementos da verdade. Como indivíduos, nós somos o que somos em razão das nossas experiências, vivências e circunstâncias - por isso que a liberdade é a luz branca que permite que essas experiências sejam compartilhadas para todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tal como Cristo assim nos ensinou. Pois não há liberdade sem o conhecimento da verdade; ela não precisa ser minha ou sua para que seja nossa. Se o branco é a soma de cores, base sob a qual se tem a igualdade perante a lei eterna, o preto do comunismo significa ausência de cor, falta de liberdade. Quem esteve na União Soviética sabe a monotonia que era - era uma monotonia regida pela morte e pela tirania, conforme a pretensa sabedoria humana que quer assumir o papel de Deus, por suas próprias forças.

6) O português é a última flor do Lácio. O Lácio do tempo dos etruscos era uma região pantanosa. Dizem que dos piores lodos surge a mais bela das flores: a flor de lis. E esta flor de lis é boa - por isso, Lisboa é a base de nosso mundo.

7) É da tradição de se fazer do português um prisma que se tem a imaginação necessária de modo a se definir as coisas tais quais elas devem ser. Se aceitarmos nos guiar por uma crença de livro - crença esta dicionarizada, fundada numa pretensa sabedoria humana dissociada da divina -, aí não estaremos mais em conformidade com o todo.

Resumo da ópera:

"O conservantismo remonta à Torre de Babel" (José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior, ao analisar os escritos de José Octavio Dettmann). É bem isso! Basta que não se conserve a verdade em Cristo que a razão passa a ser instrumento nefasto de engenharia social.  

"Os conservantistas violam o primeiro mandamento: deixam de amar a Deus e à verdade". (Tiago Cabral Barreira) 

"Chamar os conservantistas de conservadores é inflar demais os poderes do demônio. Santo Agostinho dizia que não é algo muito inteligente encher a bola do demônio desse jeito, pois o exagero é a verdadeira promoção do mal."José Octavio Dettmann 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Como se fazer uma boa dialética?


1) Eu aconselho aos meus leitores a nunca terem uma mente dialética, no sentido modernista do termo.

2) A mente dialética, no sentido modernista do termo, é aquela que faz tese, antítese e síntese a partir de seus próprios pensamentos, sem ouvir a outra parte. 

3) A mente dialética é a coisa mais subjetiva que tem: ela quer assumir o papel de Deus. Acha que a sua sabedoria basta. Em resumo: ela pensa ser a dona da verdade.

4) A verdade não precisa ser minha ou sua para ser nossa. Faça a caridade de ouvir o que o outro tem a dizer, se o que for dito por essa pessoa for bom e necessário. Sempre temos algo a aprender de outras pessoas ou de nossa própria sabedoria, se formos sensatos, aos olhos de Deus. Se você quiser limpar a sujeira decorrente da dialética de seus próprios pensamentos, confesse-os a quem tudo vê e observa, de modo a tirar a postura arrogante vinda de seu si, marcado pelo pecado original, pois todos nós somos seres humanos e não deuses. Santo Agostinho deu-nos uma valiosa lição quanto a isso

5) Quanto mais ouvirmos de gente sensata, mais aprendemos. O mesmo modo se dá quando nos confessamos com freqüência. Eu mesmo aprendi mais dando atenção ao que os outros tinham a dizer de sensato no facebook - além disso, eu sempre tenho por hábito confessar-me com freqüência. A gente poupa bem mais tempo ouvindo uma opinião sensata ou prestando contas a Deus do que lendo 80 livros por ano. A tradição, fundada no compartilhamento do saber, é uma excelente forma de economizar tempo. 

6) Se você sentir que há algo que não bate, você pode buscar as bibliografias lidas pelo autor da opinião e examiná-las você mesmo - ou examinar sua própria consciência, de modo a não ser leviano nesse exame. É mais trabalhoso, mas faça isso, se sentir que vale a pena examinar. Faça no sentido de servir à verdade e não para ficar fazendo pose ou para maldizer o opinante. Este comportamento é nocivo e afeta praticamente 9 dentre 10 dos que se dizem conservadores aqui no Brasil. É este tipo de conduta que os leva à heresia política do conservantismo.

7) Para servir bem à verdade, você pode fazer uma dialética examinando fatos e opiniões sensatas partindo do seguinte:

7-A) Examinando o que foi dito de sensato entre A e B

7-B) Examinando o que A disse de sensato e as conclusões a que você chegou, partindo, se necessário, de experiências anteriores

7-C) Examinando o que B disse de sensato e as conclusões a que você chegou, partindo, se necessário, de experiências anteriores

7-D) Revendo todo o estado anterior de uma eventual controvérsia

7-E) Examinando o conjunto da conversa entre A x B x você mesmo

7-F) Do que está errado, do que é eventualmente ignorado podemos também aprender muita coisa, de modo a chegar à verdade

8) Fazendo tese, antítese e síntese a partir de fatos objetivos, sensatos e verdadeiros, a síntese acarretará a possibilidade conhecer várias situações prováveis, que podem vir a acontecer e que podem afetar as nossas circunstâncias pessoais. 

9) Na dialética clássica, a dialética é o exame lógico do provável. Quando nós fazemos essa investigação do provável, mais perto estamos do caminho de Deus, que é o verdadeiro autor do que é certo e errado. 

10) Quando se contrasta o provável com a ortodoxia divina, aí veremos se o fato está conforme o todo ou não.

11) Quando os fatos são conformes ao todo, o ensinamento será seguro e será proferido ex cathedra

12) À medida que vários ensinamentos ex cathedra se acumulam, por estarem em conformidade com o todo, aí é que temos os dogmas, que são o resumo desses ensinamentos, condensados em normas de conduta seguras a quem deseja viver a vida conforme o todo.

13) Em resumo: ouça sempre seus semelhantes, pois aí você estará servindo ao todo. Faça a dialética a partir de fatos objetivos e não da pretensa sabedoria humana. Quanto mais sensata for uma opinião, mais objetiva ela é, pois o opinante está se servindo de instrumento de Deus, de modo a que conheçamos a verdade. E ao a conhecermos, nós nos libertaremos de toda a sorte de vícios que fazem com que tomemos nossa nação como religião, quando o correto é tomá-la como sendo nosso lar.