Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Comentários sobre educação e homeschooling



Sempre acho interessante a comparação que muitos fazem entre a educação domiciliar e uma bolha. Poucos, no entanto, comparam a escola aos presídios, mas é precisamente isso o que ela se tornou aqui no Brasil: as crianças são obrigadas ao confinamento, não aprendem nada que valha a pena e saem de lá piores do que quando entraram. Estou errada? Então me mostrem um nobel brasileiro. Por outro lado, somos recordistas em homicídios e ocupamos sempre as piores posições nos rankings de educação. Pessoal, acordem. Se dependermos da escola, do MEC, do Paulo Freire e do PT seremos para sempre a pátria burra e assassina.
(Camila Hochmüller Abadie)

1) Nos tempos de orkut, conheci um demente que dizia que a educação domiciliar não era boa para o Brasil, por conta do nosso comportamento latino, justamente por conta da alegação dessa bolha, pois o homem não pode viver isolado dos outros.

2) Se a questão fosse a sociabilidade, a Igreja, através da catequese, supre isso muito bem. Elas, as crianças, podem ter amigos da mesma faixa etária e aprenderão a amar e a rejeitar as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento. E eu vou ter sempre o cuidado de vigiar o padre e acompanhar o trabalho dos catequistas, pois eu próprio, algum dia, pretendo ser catequista.

3) Enquanto não houver escolas mantidas por padres ou freiras com preço amigável, eu educarei meu filho em casa mesmo (isso se tivesse um). Pois escolas privadas não são muito diferentes do que são as escolas públicas, pois não existe autonomia no ensino. Se tivessem, puniriam os marginais que não querem nada e que ficam incomodando quem vai para escola para fazer o que é certo: estudar. O bullying existe porque o ensino é obrigatório e porque as turmas são divididas em faixas etárias - então, eu sou obrigado a conviver com bandidinho, seja em escola pública, seja em escola privada.

4) Nestes tempos online, jamais deixaria que meu filho fosse para a internet, a não ser que ele tenha 18 anos ou maturidade suficiente de modo a que possa desempenhar bem as mesmas funções que venho desempenhando aqui - e que a maioria, incapaz, não faz: dizer as coisas à população, de maneira a edificar o senso de que o País deve ser tomado como um lar em Cristo e não como se fosse religião de Estado desta República fascista.

5) Internet e rede social, por modismo e ostentação, são coisas que não são bem-vindas. Pois nada deve ser feito com fins inúteis. Se a internet está nos planos de Deus, usá-la em vão recai no mesmo pecado que é pronunciar o nome Deus em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário