Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Notas sobre o conceito de empréstimo produtivo

1) Todo empréstimo produtivo deve ser fundado na bondade, na generosidade. É nele que você encontra a conformidade com o Todo que vem de Deus, no âmbito dos favores.

2) Esse empréstimo produtivo serve tanto para gerar riquezas, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar, e também para satisfazer às necessidades de um irmão - seja por caridade ou por urgência.

3) Quando o empréstimo se versa em produzir riqueza, eu me torno sócio do meu irmão e passo a ter voz e voto nos destinos na companhia que ele fundar. Este é um empréstimo edificador, feito de modo a que país seja tomado como se fosse um lar, ao gerar riquezas para todos. Pelo tempo dedicado ao negócio e pelo dinheiro que foi despendido, tenho direito aos frutos decorrentes desse dinheiro emprestado.

4) Quando empresto dinheiro a um irmão, de modo a que ele pague suas dívidas ou de modo a comprar um presente, seja para si ou para um amigo, não é lícito convencionar um acordo de modo a cobrar juros dele, pois nenhuma riqueza ali foi produzida nesses empréstimos - além disso, não podemos praticar usura em cima de um irmão, de modo a cobrar sobre um empréstimo não produtivo, tal como preceitua a bíblia.

5) O dinheiro emprestado de modo a satisfazer necessidades pessoais, de natureza não produtiva, será restituído da mesma forma como foi tomado - entretanto, quem tomou o préstimo se compromete voluntariamente - por força de dever moral, que se dá na carne - a te remunerar o favor que você prestou a ele.

5.1) Por generosidade - por escolha dele e não por força de convenção - ele pode te dar um dinheiro a mais, como uma recompensa pelo serviço prestado.

5.2.1) Ou ele pode te dar algo diferente, caso ele não tenha o dinheiro para te devolver. Se for algo necessário a você, você deve aceitá-lo, pois é dação em pagamento e foi te dado com generosidade[1];

5.2.2) Se é algo que beneficia a um terceiro que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, trata-se de corretagem espiritual, já que houve efetiva integração entre as pessoas.

6) Toda generosidade leva, de alguma forma, ao pagamento do compromisso firmado com algo diverso de dinheiro.

7) A economia impessoal, regulada por lei, fará de tudo para eliminar a dação em pagamento, pois o dinheiro será tomado como se fosse religião.




[1]

Cito como exemplo o caso em que empresto R$ 50,00 reais a um amigo e ele me devolve 50 dólares. Se isso foi dado em generosidade, trata-se de dação em pagamento, pois aos olhos da lei moeda estrangeira é coisa diferente de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário