Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2020

The philosophy of the Brazilian crisis is the philosophy of the crisis of being

1) In ontology, we study being as a being. This being can be eternal - capable of overcoming death, just as our God is - or not being able to overcome death to the point that his experience is conditioned by the circumstances and vicissitudes of his time, as Ortega y Gasset well defined.

2) The human being has a personality, which is the way that a particular individual has to adapt to the reality that surrounds him, in order to serve his fellowmen. The adaptation is the way he found in order to survive in society, in this human ethos. This forms the basis of his personality.

3.1) From adaptation comes creation, a whole culture. All personal cultural production is done in order to understand the reality that surrounds him, since the desire for knowledge is innate. Even Adam, before having a wife, named all known creatures.

3.2) Just as sin entered through one man, virtue will enter into another: through Christ. If someone turns knowledge into something revolutionary by building an entire legal and cultural order towards nothingness, another person will appear capable of covering the hole created in society due to the lack of meaning that liberalism produces, in another hand.

3.3) D. Pedro and José Bonifácio opened a hole (actually, a crater) in society with the false claim that Brazil was a colony of Portugal. This generated a very large historical cognitive parallax to the point of closing us to this serious truth: that Brazil was founded to serve Christ in distant lands, as it was established in Ourique. The more we hate Portugal, the more we will start to hate true knowledge, our reason for being to the point of preserving what is convenient and dissociated from the truth.

4.1) The philosophy of the Brazilian crisis is a philosophy of the crisis of being, since there was a coup in such a way to disconnect us from the supernatural, generating a permanent crisis of vocations, causing nothing to make any real sense, not even the regime republican, which is derived from this coup. This is a political, social, cultural and spiritual crisis - it is of a cosmic and civilizing nature. It affects not only the individual, but the entire society, which is on the verge of anomie.

4.2) How to treat society? Treating the individual and the individual's family. This is the base - without virtuous individuals, you have no virtuous society.

4.3) How is the treatment? Teaching History of Brazil from the miracle of Ourique to the point of the indivual can sse Christ in everything and in everyone. This is where the meaning of our homeland begins to be taken as a home in Christ. Ourique is our raison d'être, since it is from the Holy Cross that we will overcome any crisis. And in the logotherapy that must be directed to society, the true foundational history must be taught to the point of loving God above all things and thus having some hope in this valley of tears, in this order of things that is more and more meaningless. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, July 12th, 2020.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Como compreender o caráter de um conservantista - analisando o caráter e a conduta de Italo Marsili

1) Houve quem me dissesse que a linha psicológica do Marsili é a do Adler, que é a psicologia individual. Isto, combinado com o liberalismo e o conservantismo, gera uma cura pior do que a doença. 

2) Para se combater um tipo como Ítalo Marsili, você precisa estudar quem moldou o pensamento dele: além do Olavo, você precisa estudar Adler. Assim, você consegue traçar de onde vem a má consciência de alguém, a ponto de arrogar-se parte de uma nobreza espiritual por direito próprio. 

3.1) A causa que tornou a nobreza uma classe ociosa foi o fato de ela ter se elevado demais com base nos méritos dos outros, em razão do direito de sangue. 

3.2.1) Os sucessores nunca se consideraram continuadores de uma tradição legítima, em Deus fundada, mas herdeiros de um legado que queriam conservar, por ser conveniente, ainda que isso às vezes fosse dissociado da verdade, fora da conformidade com o Todo que vem de Deus. 

3.2.2) Essa hipocrisia fará a liberdade ser servida com fins vazios - e é a mãe de todo o relativismo moral. 

3.2.3) Quem se eleva por direito próprio termina sendo esmagado - Joice Hasselmann sempre agiu assim e está politicamente acabada, uma vez que não tinha nobreza nenhuma para percorrer o caminho das honras, o que é vital para ocupar cargos maiores, como a prefeitura da maior cidade do Brasil, por exemplo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2020 (data da postagem original).

Existe algo como uma "aristocracia espiritual"?

Resposta sapiencial imediata: os santos!

Mas haveria sentido teológico em se falar de gerações de prediletos de Deus?

Se considerarmos o dogma da predestinação e o fato da eleição de Abraão e das doze tribos de Israel (levando em conta também o trecho do Apocalipse dos "144 mil", que não é mister interpretar simbolicamente) não é improvável que haja algo assim.

Mas a verdade é que isso - da mesma forma que o esquadrinhamento do dogma da predestinação - não tem importância para a salvação; porque o "predestinado" e o "eleito" é quem corresponde ao amor de Deus!

Se a predestinação é a doação da "graça eficaz", e isto só se verifica na resposta livre ao amor divino, nenhum "privilégio espiritual de nascimento" se deve ao elemento genético enquanto tal, mas à Graça da eleição que se verifica na resposta efetiva de santidade.

Depois, nenhum santo, mesmo um que tivesse a revelação particular de sua predestinação, se vangloria disso ou de coisa alguma, mas vive a humildade (como o próprio Verbo Encarnado viveu).

Voltando às tribos: eu não considero improvável que os maiores santos saiam de seus descendentes convertidos à Fé católica. Mas a pertença a estas gerações não significa predestinação caso a caso: também elas estão marcadas pela má genética herdada de Adão, e pelo joio de Satanás de todos os séculos.

Sempre, sempre, o que vale é a resposta amorosa à Graça. O resto é especulação teológica, que mesmo se fosse verdadeira, não teria qualquer incidência sobre a salvação e a santidade na prática.

Pelo contrário: tendo em vista o exemplo bíblico dos chefes dos judeus da época de Cristo, a arrogância a respeito de um tal "privilégio de nascimento" constitui, antes, um signo de reprovação.

Joathas Bello 

Sobre a questão da nobreza espiritual

1) Pouco tempo após a minha crisma, em 2014, eu tracei a minha genealogia espiritual na fé católica, de modo a compreender qual era o meu lugar na Igreja, nesse admirável  novo mundo do qual era parte integrante.

2) Minha árvore espiritual remonta a Adam Sapieha, Cardeal e arcebispo de Cracóvia, príncipe da Polônia, que ordenou Karol Wojtyła padre; Karol Wojtyła (Papa São João Paulo II), Cardeal e arcebispo de Cracóvia, fez Jan Kaleta padre; Monsenhor Jan Kaleta, pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima é meu padrinho de crisma e eu segui meu caminho como fiel leigo. Dentro dessa linhagem pertenço a uma szlachta espiritual que possui nobres e santos. 

3) Foi este tesouro que recebi quando adotei meu pároco como meu pai segundo Deus, a ponto de tomar o país dele como meu lar em Cristo, além daquilo que conheço por conta do milagre de Ourique.

4) Nunca usei isto para me ostentar - essas coisas só podem ser vistas por quem tudo vê, que é Deus. 

5.1) Eu me esvaziei de mim, de todo tipo de vaidade. Este é um fato da minha vida, mas ele será conhecido a quem lê meus artigos em meu blog, a quem perscruta o meu pensamento de modo a melhor compreender minha pessoa. 

5.2) Sabem quantos vão lá no blog para ir a fundo investigar as postagens? Quase ninguém! Por isso que meu leitor é meu leitor onisciente, já que não há leitores realmente interessados na totalidade da minha obra.

5.3) É por isso que não perco tempo com pessoas que perdem seu tempo discutindo com pessoas como o Ítalo Marsili. Eu fugi da preguiça e das conversas inúteis há muito tempo.

5.4) Para eu tingir meu sangue de azul, eu busquei um pai espiritual adequado. E essa pessoa é o padre.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2020.

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/07/existe-algo-como-uma-aristocracia.html

Da importância de traduzir meu trabalho para o inglês

1) Comecei a criar versões em inglês dos meus artigos para o público americano. As pessoas de língua inglesa se mostraram muito receptivas ao meu trabalho, mais do que muita gente de minha própria língua.

2) Se devo servir a Cristo em terras distantes, então devo traduzir e adaptar meus textos para a língua inglesa. Devo estudar inglês de tal modo que o leitor americano entenda o que estou dizendo.

3) Como sou o autor de minhas próprias idéias, então que eu faça o trabalho de tradução. Esse trabalho tomará muito do meu tempo, mas acabarei prestando um relevante serviço de informação a eles, de modo a não serem enganados pela imprensa brasileira, que desinforma e mente.

4) Este é o trabalho caritativo que pode ser feito por hoje.

José Octavio Dettmann


Notes on the intimate relationship between holy life, moral capitalization and the process of literary creation (or sanctification through work and study)

1) A good text always starts with a good aphorism. So write sentences full of wisdom.

2) When you already have an accumulated number of aphorisms, sort them by themes. Once classified by themes, you will define an order between one post and another, in order to give a logical chain. This is where the dissertation and the article are created.

3) When you already have several articles accumulated, you will organize a linkage between them so that a larger body of text comes out. Here is the chapter or even a short story.

4) When you put together several chapters or short stories, then you have a book.

5.1) Writing a book is like building a house. You must start with the foundation. And the foundations are the impressions you accumulate over a lifetime in your diary.

5.2) These impressions come from the constant presence of your best part with that omniscient listener and reader, the one that you cannot deceive. And that person is God Himself. After all, the gift of writing is one of the consequences of the gift of self, something that stems from the gift of life, whose author is God Himself.

5.3.1) As we receive this life on loan, we must make this loan payable with interest and monetary correction, to the point of being elevated to holiness, to friendship with God.

5.3.2) 5.3.2) This is the true foundation of moral capitalization - eternal life is the most important objective for making the country a home in Christ, by Christ and for Christ. And a good and wise life founded on conformity to the Whole that comes from God is the most important wealth.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, July 29th, 2020.

Original post (in portuguese):

Notas sobre uma graça inesperada - o cancelamento do Carnaval Carioca de 2021



1) Se o carnaval for cancelado, vejo isso como bênção, em meio à peste chinesa. Isso fará com que as pessoas repensem o sentido que dão para suas vidas, pois preferir dar R$ 100,00 numa micareta é o maior mico que se pode pagar nesta vida.

2) Não devemos alimentar o macaco com banana salpicada de maconha, muito menos pagar pedágio aos trolls. Afinal, o carnaval é cultura de esquerda, de quem conserva o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de estar à esquerda do Pai.

3) Quer fazer bom uso de seus cem contos, sem cair no conto do vigário? Compre livros, sobretudo livros sérios. São o melhor investimento que você pode fazer. Se é pra ficar em casa, passe o tempo lendo e estudando. 

4.1) Se puder empreender nas letras, escrever postagens edificantes e receber doações e vender livros por força disso, melhor fazer isso logo. 

4.2) A economia de conhecimento é a melhor solução para tempos de crise, pois estudar é uma ação que se move no silêncio da catacumba - e ela move uma nação inteira a lembrar o que não pode ser esquecido.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2020.