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quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Notas sobre o desarmamentismo cultural como o primeiro desarmamento da população

1) Contra regimes comunistas, a melhor arma de combate não é apenas a arma de fogo. Se a caneta é mais forte do que a espada, então nas mãos de um escritor habilidoso tem tanto poder quanto uma arma de fogo, pois é arma de edificação em massa, já que isso leva a muitos à conformidade com o todo que vem de Deus, o que implica defender as verdades mais caras, pois o sangue de Cristo foi derramado na cruz - e é por conta disso que devemos conservar a dor de Cristo.

2) Paulo Freire pode ser contado como um dos maiores desarmamentistas de todos os tempos. Ele desarmou gerações inteiras da arma que é mais forte do que a espada. Como há ignorância em massa, ignorância sistemática, então não houve muito o que fazer quando o governo contornou o plebiscito em que se votou contra a proibição do comércio e o porte de armas.

3) Só mesmo intelectuais é que podem perceber e denunciar as tramóias de um governo desonesto. Como esses não estão ocupando postos-chave na cultura, no governo e no jornalismo brasileiro, então isso é ignorado e um povo inteiro fica indefeso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2016.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Notas sobre o que é inteligência

1) Se inteligência é a capacidade que alguém tem de modo a aprender a realidade - que se pauta na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus -, então uma das formas mais elementares de inteligência é classificar os fenômenos quanto à sua função, quanto à sua qualidade, quanto à sua ocorrência e quanto à necessidade de termos estas coisas nas nossas mãos, sejam elas de maneira singular, sejam elas associadas a outras de modo a produzir ou criar outras coisas.

2) Sem essas classificações, sem esses referenciais - que decorrem de experiência pessoal acumulada e transmitida a outras pessoas através de tradição -, é como se você estivesse vagando em meio a uma floresta, sem saber o que fazer. Além de ficar perdido, você estará indefeso ao ataque das feras.

3) A apreensão da realidade não é só fundamento para a sobrevivência da espécie como também elemento primordial que uma cultura possa trocar o estágio mais básico de sobrevivência pelo estágio da cultura sofisticada, próprio da civilização, de se tomar o país como se fosse um lar em Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2016.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Ação de Graças pela graça alcançada de escrever mais e melhor para quem vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus e por ter servido a Cristo em terras distantes, tal como se deu em Ourique

1) Em virtude dos mais de 1100 artigos que escrevi ao longo deste ano, mandei rezar uma missa de Ação de Graças a Deus por conta de ter me enviado constantemente o Espírito Santo, de modo a me conduzir neste difícil trabalho que faço, que é escrever.

2) Que Deus me conduza por mais um ano neste trabalho, desta vez para sistematizar os escritos. Se vier alguma idéia nova, aqui estou eu para escrevê-la. 

3) Se tiver a oportunidade de viajar para outros lugares do Brasil, de modo a fazer tarde de autógrafos, lá estarei. E quem for de lugares como BH, Niterói, Porto Alegre, São Paulo e outros tantos poderá me ver. Será uma honra pra mim conhecê-los pessoalmente, quando estiver fazendo isso. 

4) Não farei palestras - não tenho as habilidades do Olavo para fazer isso. Tal como o juiz, o facebook representa os meus autos de fé e é por ele que me pronuncio, sempre de maneira edificante a quem ouve minha voz, na forma de texto escrito.

5) Por isso, agradeço a Deus por mais este ano - e a vocês, que me lêem todos os dias. 

6) Se tiver mais alguma coisa a falar, vocês ficarão sabendo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2016.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Notas sobre o culto doméstico dado aos ancestrais

1) Em A Cidade Antiga, Fustel de Coulanges dizia que a família era constituída por força do culto doméstico dado aos ancestrais mortos. A base da família se dava justamente por força de honrar seus ancestrais mortos, o que leva à noção de tomar o país como um lar, tal como seus ancestrais tomaram. Por conta disso, pode-se falar em nacionismo primitivo, antes do Cristianismo.

2) Como na monarquia todo o povo é tomado como parte da família, então todo o povo é parte do culto doméstico que o Imperador faz, ao honrar o legado de D. Afonso Henriques, que recebeu do Cristo Crucificado de Ourique a missão de servir a Cristo em terras distantes, de modo a que o mundo inteiro viva a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus, já que Cristo é construtor e destruidor de Impérios.

3) O cristianismo não só recebeu esse culto doméstico que os romanos praticavam como também o humanizou. Deu a ele um sentido muito mais amplo, pois fez dele uma missão universal, pois todo o mundo deve ser tomado como se fosse um lar em Cristo - e cada família, assim como cada nação, tem um trabalho específico, dentro do caráter salvífico fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2016.

De que forma Maquiavel foi determinante para o pensamento de Mancini?

1) Se aquilo que Maquiavel diz, tal como descrevi no artigo anterior, é verdadeiro, então isto cria um laço permanente entre governantes e os governados de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo. E o laço permanente que gera compromisso e fundamento para se bem governar uma terra é a nacionalidade.

2.1) A nacionalidade, para gerar compromissos jurídicos fundados em Direito Natural, necessita que o país seja tomado como se um lar em Cristo. 

2.2) Toda e qualquer nacionalidade divorciada desse senso não passa de falso vínculo, de escravidão. No final, a nacionalidade não passa de uma árvore oca, cuja seiva - a nacionidade - foi devorada pelos cupins da mentalidade revolucionária. 

2.3) Quando isso acontece, a nacionalidade não passa de mera aparência que mascara a apatria, uma vez que é próprio dos apátridas se comportarem tal como revolucionários, buscando liberdade para o nada. E o que explica este comportamento é presença  de um sistema de normas insinceras, fora da conformidade com o Todo que vem de Deus - o que caracteriza, portanto, anomia, ausência de valores morais absolutos. Não é à toa que anomia e irracionalismo são sinônimos e isto dá causa ao nacionalismo enquanto movimento político moderno.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2016.

Matéria relacionada:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/por-que-o-principado-e-uma-forma.html

Por que o principado é uma forma evoluída de república?

1) Maquiavel dizia que, para se entender o caráter de um príncipe, você precisa ser parte do povo. Do mesmo modo, para conhecer o caráter de seu povo, você precisa ser um príncipe.

2.1) O principado é a evolução da república.

2.2) O primeiro cidadão da cidade, o mais exemplar e que vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, governa a cidade de maneira esclarecida. E é por governar de maneira esclarecida que o povo conhece o seu caráter, a ponto de ter a esperança de que seu sucessor, seu filho, herde esse mesmo caráter através da educação em casa e passe a governar o mesmo povo que seu pai governou por muitos anos.

2.3) Como parte da educação, o herdeiro do principado costuma estar sempre junto ao povo em eventos importantes, em que a nação é tomada como se um lar em Cristo. E é por estar perto que o povo confia no seu soberano, no seu príncipe, pois a autoridade decorre de seu bom caráter, coisa que vem de sua pessoa.

2.4) Não é à toa que o principado é monarquia no seu grau mais básico.

3.1) Na República, governantes vêm, governantes vão. Eles governam desde seu gabinete presidencial - a tal ponto que necessitam de toda uma estrutura burocrática para poderem governar o seu povo. Por não terem sido educados desde o berço a tomarem o povo como parte da família, eles tendem a temer o povo - e é por temerem o povo que usam medidas populistas, que mais fazem mal do que bem.

3.2) Trata-se de governo impessoal; como ficam pouco tempo no poder, não conseguem criar uma marca sob a qual o povo possa se identificar - e onde não houver marca, um jeito de ser de governar, simplesmente a autoridade não existe. As leis podem até existir, mas serão incoerentes, por força de não haver um estilo governar, uma marca de autoridade, coisa que se caracteriza por haver uma pessoa de fato e de direito governando - um soberano vivo, ungido por Deus.

3.3) As repúblicas não passam de governos de fato. Nunca serão governos de direito porque ousaram separar a aliança do altar com o trono. Por isso, sempre serão ilegítimas. E a legitimidade tem muito mais força do que a legalidade, uma vez que nem tudo o que é legal é honesto, pois é lei que se dá na carne. E o que é a autoridade senão exercer o poder observando a Lei Eterna, em conformidade com o Todo que vem de Deus? E é isso distingue o primeiro cidadão da cidade dos demais, já que o governo é o ponto culminante daquele que percorreu o caminho das honras, de modo a ser o mais exemplar, o mais honesto, o melhor dentre os habitantes da cidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2016.

Matéria relacionada.

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/de-que-forma-maquiavel-foi-determinante.html

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Notas sobre o ensino de Latim e de línguas estrangeiras desde cedo

1) Algumas personalidades da História aprendiam o latim desde cedo porque em casa se havia o costume de se falar latim, principalmente no Renascimento, quando a língua já não era mais falada.

2) No começo, aprende-se a língua de brincadeira. E como toda brincadeira, ela vira coisa séria. E a pessoa aprende a língua.

3) Aqui em casa, eu falo polonês de brincadeira. E tenho levado essa brincadeira a sério.

4) Dizer que a língua é difícil não passa de desculpa para justificar a preguiça.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2016 (data da postagem original).

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