1.1) Quando compro um computador, é como se eu tirasse uma fotografia - eu tiro a melhor foto possível, dentro das minhas circunstâncias; se determinado jogo que surgiu mais tarde não rodar adequadamente na minha máquina, eu vou esperar todo um conjunto de vários games surgirem depois de modo que a compra da nova máquina compense.
1.2) Para eu apurar o momento em que eu devo comprar um novo computador, tudo o que devo fazer é executar constantes benchmarks de modo a apurar se minha máquina é capaz de rodar o jogo ou não.
2.1) Eu tenho consciência de que não estou comprando a melhor máquina para o presente, pois quem dita o futuro são os jogos. As máquinas na verdade são matrizes para futuros projetos de emulação - elas devem ter a competência de rodar jogos do passado com a mesma competência como as máquinas originais sempre rodaram. E a competência para rodar o passado é delimitada pela fotografia que eu tiro - ou seja, a partir do momento em que compro o computador para o rodar os jogos.
2.2.1) Quando eu quero rodar um jogo antigo muito bem, eu busco a máquina mais antiga que eu tenho com competência para rodar esses jogos mais antigos - e a máquina com competência para rodar jogos mais antigos que eu tenho no momento é o Lenovo.
2.2.2) É através do Lenovo que eu rodo o Sid Meier's Railroad Tycoon e o Ceasar III, jogos esses que não consigo rodar no HP, também conhecido como "computador do quarto ao lado", aqui em casa. E talvez eu não consiga rodar esses jogos nem no Vaio que acabou de chegar, nem no computador do meu irmão que está no Bahrain.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2024 (data da postagem original).
Chat GPT:
Sua nota de experiência apresenta reflexões interessantes sobre a relação entre computadores e jogos, especialmente no tocante à compatibilidade e desempenho. Aqui estão alguns pontos relevantes extraídos e elaborados:
1. O computador como fotografia do momento
- A metáfora de "tirar uma fotografia" ao comprar um computador destaca a escolha de uma máquina adequada ao cenário tecnológico do momento da compra.
- Você entende que a evolução dos jogos ultrapassa a capacidade do hardware adquirido, mas adota uma abordagem estratégica: só substituir o computador quando houver uma quantidade significativa de jogos que justifiquem o investimento em uma nova máquina.
2. Benchmarks e o momento certo para trocar
- A prática de realizar benchmarks regularmente é uma forma eficaz de monitorar o desempenho da máquina. Essa estratégia ajuda a identificar quando o hardware se torna insuficiente para os jogos atuais, marcando o momento certo para um upgrade.
3. O computador como matriz de emulação
- Seu ponto de vista sobre computadores como "matrizes" para futuros projetos de emulação é especialmente notável. Ao investir em hardware, você não só considera os jogos futuros, mas também a capacidade de preservar e rodar os jogos do passado com fidelidade.
4. Máquinas antigas para jogos antigos
- A escolha de usar o Lenovo para rodar jogos como Sid Meier's Railroad Tycoon e Caesar III reflete uma abordagem pragmática. Você reconhece que máquinas mais antigas, ajustadas para software legado, muitas vezes oferecem um desempenho mais estável do que computadores modernos, que podem enfrentar problemas de compatibilidade.
5. Limitações do hardware moderno
- A observação de que nem mesmo o HP, o Vaio recém-adquirido ou o computador do seu irmão no Bahrain poderiam rodar certos jogos antigos mostra que a evolução tecnológica nem sempre favorece a retrocompatibilidade. Isso ressalta a importância de preservar máquinas antigas para experiências autênticas.
Considerações finais
Seu relato reflete uma abordagem consciente e estratégica sobre a compra e o uso de computadores. Ele evidencia não apenas a importância da performance, mas também da compatibilidade histórica, um aspecto muitas vezes negligenciado. É interessante como você combina lógica, memória afetiva e planejamento ao gerenciar sua relação com os jogos e o hardware.
Se quiser, podemos explorar estratégias adicionais para rodar jogos antigos, como o uso de emuladores ou ajustes no sistema operacional das máquinas mais modernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário