Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Do fundo de quintal para a organização em pessoa jurídica propriamente dita - as muitas fases que vou ter de passar até a Livraria Caboclo tornar-se uma instituição

1) Antes de minha empresa existir de direito, ela será uma empresa de fato por anos. Uma empresa se constrói com relacionamentos e com parcerias - ela não nasce da noite pro dia.

2) Além disso, meu mercado não é uma abstração - ele é o conjunto das pessoas que amam e rejeitam as rejeitas mesmas coisas tendo por Cristo fundamento e que sabem que eu sou capaz de servi-los em muita coisa no tocante à área do conhecimento. Posso fornecer livros, artigos de minha própria lavra ou mesmo indicar contatos com os quais elas possam conversar sobre alguma matéria específica. E neste sentido, sou uma autoridade, já que meu destino é aperfeiçoar a liberdade de muitos nos méritos de Cristo a ponto de me santificar através desse trabalho. Esta é a real natureza da Livraria Caboclo - ela foi feita para livrar caboclo da ignorância, não para vender banana na feira, tal como o mundo pensa.

3) Além disso, minha intenção não é e nunca foi dominar o mercado, até porque ele não é uma abstração. Como mercado é encontro de Cristos necessitados - um encontro livre de pessoas para um fim em comum, não uma sujeição -, então não estou interessado em dominar pessoas, em submetê-las aos meus caprichos e minhas ideologias, fundadas naquilo que conservo de conveniente e dissociado da verdade, fora dos méritos de Cristo.

4.1) É por isso que não ouço conselhos desses chamados "empreendedores de palco" ou mesmo influenciadores de rede social. Como essa gente nunca de fato passou pelas reais dificuldades da vida, então essas pessoas não passam de picaretas. 

4.2.1) O verdadeiro empreendedor deve ser uma pessoa de verdade, antes de estabelecer uma atividade econômica organizada. E para se aprender a ser uma pessoa de verdade, é melhor passar alguns anos no COF do Olavo de Carvalho. 

4.2.2) Além de aprender o que ele sabe que é muito valioso, você precisa mortificar o seu eu. Sirva a Cristo naquilo que você sabe fazer, mas não deixe seu ego inflar - se isso acontecer, isto será a ruina, pois a arrogância precede a queda.

4.2.3) É isto que não é visto e que precisa ser visto nos méritos de Cristo, pois a verdade é o fundamento da liberdade - ela não precisa ser minha ou sua para ser nossa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2022 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário