1) Jogos como SimCity e Cities Skylines são muitos bons da linha do single player, onde o jogador assume a responsabilidade pela cidade como prefeito. Paralelamente, Jogos como o Railroad Tycoon e o Transport Fever fazem sucesso porque o jogador assume a tarefa do administrador de uma empresa de transportes, responsável por oferecer subsídios para o desenvolvimento de uma cidade, já que são particulares que colaboram com o poder público.
2) O trabalho de um prefeito tem seus limites e o trabalho de um empreendedor tem seus limites, a ponto de terem seus papéis bem definidos, a tal ponto que poderia haver um jogo onde houvesse um mulltiplayer colaborativo, onde os jogadores que cuidam da nação simulada assumem um determinado papel específico: uns são prefeitos e enquanto outros cuidam do transporte.
3) Do ponto de vista dos negócios, da livre iniciativa, pode haver competição entre os empresários - quando essas empresas colaboram com o poder público, sempre haverá oportunidades quando há licitação por contratos vantajosos. Até mesmo pode haver a presença de lobistas de modo a convencer a aprovação de leis que favoreçam esses negócios com o poder público.
4) Talvez se houvesse uma computação no céu bem desenvolvida um jogo dessa natureza pode ser desenvolvido, dada a natureza complexa desses jogos fundados na cooperação entre jogadores que assumem diferentes papéis. E neste ponto a simulação assume elementos de RPG.
5) Se alguém juntar estes dois elementos a ponto de ser um multiplayer massivo, este jogo será certamente revolucionário. Isso nunca foi tentado antes.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 29 de maio de 2022 (data da postagem original).
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