Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Da amizade como a base da sociedade política: da necessidade de primarizar todas as relações que você tem, a ponto de seus amigos quererem e não quererem as mesmas coisas que você, fundadas no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem

1) Ao me ensinar o polonês, Padre Jan, revestido de Cristo Jesus, me deu cinco talentos. Ao receber estes talentos, eu dei um jeito de multiplicá-los fazendo amizades com os poloneses aqui pela internet. 

2) Um dos talentos que comecei a granjear com esse trabalho que fiz foi minha amiga Dorota Leśniak, polonesa de Wieliczka. Além de leiga consagrada, ela é militante pró-família - ela luta contra tudo o que não presta. Graças a esta amizade conquistada, eu tenho alguém que reza por mim todos os dias.

3.1) Deus me fez ver que isso era bom e passei a querer ainda mais. Como a amizade é a base da sociedade política, estou seguindo o conselho que me foi dado pelo Instituto Borborema: estou primarizando todas as relações sociais que posso, na medida do possível. Todos os potenciais clientes do meu negócio de vender livros físicos e digitais são pessoas que querem e não querem as mesmas coisas tal como eu faço: amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus, estejam elas na Polônia ou no Brasil.

3.2) Se meus amigos estiverem na mesma cidade em que eu moro, isso vai fazer a economia da região onde habitamos se movimentar, além de a cultura do lugar se tornar mais vibrante; se estiverem em terras distantes, é só mais uma oportunidade para ir servir a Cristo em terras distantes, uma boa razão para se propagar a fé cristã, a razão pela qual o Brasil foi fundado e povoado. Por conta dessa oportunidade, passarei a tomar múltiplos lugares como um mesmo lar em Cristo, a ponto de aumentar ainda mais minha fé em Cristo e de me santificar através desse trabalho que faço. 

3.3.1) Ao primarizar minhas relações sociais, eu estarei mais integrado a essas pessoas, tal como um bom amigo faria. Tomarei conhecimento de suas necessidades e vou provendo-as da melhor maneira que puder. Se esta pessoa se sente grata por este benefício nos méritos de Cristo, ela se sente obrigada, por força moral, a retribuir o mesmo fazer que um dia prestei a ela. 

3.3.2) O lado bom dessa primarização das relações sociais é que eu posso pagar o que devo aos meus clientes, a quem tomo como amigos, com coisas diversas de dinheiro e que podem ser úteis a elas no futuro.

3.3.3) Vou pegar um exemplo do que vi no jogo Farmer's Dynasty, jogo esse que comprei recentemente para mim: se alguém me presta o favor de consertar a minha casa - e esta pessoa acabou de receber uma fazenda por herança, mas tem pouca experiência no trato agrícola -, eu posso pagar o serviço que ela me prestou com um trator usado que eu tenho, caso eu não tenha dinheiro para pagar a ela. E assim uma relação de amizade vai sendo construída com o passar do tempo.

3.3.4) Quanto mais amizades dessa natureza eu fizer, a ponto de fazer disso uma tradição de família, mais serei capaz de tomar não só um, mas também vários países como um mesmo lar em Cristo. E poderei passar por qualquer crise, sem que nada seja tirado de mim, já que terei sempre alguém revestido de Cristo para me ajudar nas maiores dificuldades que eu vier a passar, assim como terei a oportunidade de ajudar outras pessoas, tal qual um Cristo necessitado, a ponto de aperfeiçoar a liberdade de muitas delas, tal qual faz um bom pai de família, quando este exerce bem a autoridade fundada no pátrio poder.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2022 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/05/novas-notas-sobre-arte-de-conhecer.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/03/a-ordem-servida-com-fins-vazios-nasce.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/03/do-mercado-como-encontro-nota-sobre-um.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/04/da-importancia-da-mortificacao-para.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/07/da-boa-conversa-intelectual-como-um-bom.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário