Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Comentários a uma lição do Venerável Fulton Sheen

1) Dizia Fulton Sheen que a tolerância se aplica a pessoas, não a princípios. Já a intolerância, esta se aplica a princípios, não a pessoas.

2) Na minha paróquia, eu tolero o máximo que posso aquelas pessoas chatas que não têm o menor conteúdo para conversar comigo, mas que insistem em puxar papo comigo. Como são católicas e amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, eu as tolero. Depois de uma conversa amigável, eu convido essas pessoas humildes a estudarem mais um pouco - assim, a conversa seguinte será melhor. Eis a tolerância.

3.1) Eu não poderia aplicar este princípio a um liberal, pois seus princípios contrariam à doutrina da Igreja, ou mesmo a um católico cujo discurso se funda no fato de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. 

3.2.1) Dizer que Bolsonaro é comunista é atentar contra o estado de união e compromisso que se firmou no Brasil de modo a nos preservar do mal objetivo que se abate sobre o continente sul-americano: o comunismo bolivariano. 

3.2.2) Como política é obra de caridade organizada, a ponto de ser continuação da trindade, isto contraria verdades de fé católicas. Por isso, tive que bloquear estas pessoas, pois isto é a prova cabal de que não são católicas - e tal declaração levará a uma revolta contra Deus no longo prazo ou mesmo a uma crise de fé que desembocará no ateísmo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2022 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário