A) quarto-escritório:
1) Trata-se de um escritório com toda a infra-estrutura necessária para se dormir nele, como se fosse um quarto de dormir.
2) Meu quarto mesmo é assim - além do armário de roupas e da cama, o quarto tem uma escrivaninha, que a uso para poder usar o computador e para digitalizar os livros.
3) Como estou sempre escrevendo e digitalizando, tendo a ficar no quarto o dia inteiro, como se fosse um escritório.
B) Quarto escritório:
1) Trata-se de um escritório enquanto filial de alguma atividade organizada que faz da burocracia a base de sua economia, tal como vemos nos escritórios de contabilidade ou nos escritórios de advocacia.
2.1) Antes de haver um quarto escritório, a empresa já havia organizado três filiais em outros municípios.
2.2.1) Um grande escritório de advocacia organiza filiais nas capitais de estado, sobretudo em capitais de estado que são sedes de TRF, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília ou Recife.
2.2.2) As informações estratégicas que são ali colhidas são passadas para uma central de estudos, viabilizando assim uma estratégia jurídica para se criar precedentes necessários que levarão à unificação de toda a jurisprudência federal no STJ.
3.1) O quarto escritório pode ser essa central de estudos ou mesmo ou mesmo cobrir o quarto dos cinco TRF', a depender da estratégia da empresa. Como a burocracia se expande de modo a atender as suas próprias necessidades, isso leva à formação de uma quinta ou sexta filial, geralmente fora do país.
3.2) Esse escritório no exterior pode se dar nos EUA ou mesmo na União Européia, principalmente em Portugal, Espanha, França ou Alemanha, países cujo sistema jurídico é similar ao nosso.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário