A) Capital:
1) Segundo o Papa Leão XIII, o capital decorre de trabalho acumulado.
2) Da constante santificação através do trabalho vem todo um complexo de bens decorrente de uma ou múltiplas atividades organizadas de tal maneira a atender às necessidades do próximo, a ponto de ter ganhos sobre a incerteza por conta disso. E esses ganhos vão muito além da moeda, pois podem ser espirituais também.
B) Definição de Homem, segundo Aristóteles:
1) O homem é o animal que erra. Esse erro pode ser acidental ou intencional. A mentira é erro vinculado a uma finalidade: obter todas as coisas fundadas no amor de si até o desprezo de Deus.
2.2) O amor de si até o desprezo de Deus e do próximo leva ao surgimento de contratos leoninos, que levam aos gananciosos a concentrarem os poderes de usar, gozar e dispor dos bens da vida em poucas mãos, a ponto de terem poder absoluto sobre tudo e sobre todos, como se fossem descendentes do faraó do Egito que escravizou os hebreus no passado.
3) O liberalismo de Smith segue a mesma linha do liberalismo kantiano, onde o homem é o animal que mente.
C) Capital Humano:
1) Complexo de bens fundado no homem, pelo homem e para o homem. Ele se funda na riqueza como sinal de salvação e na filantropia como uma forma de promoção desse pseudovalor social, uma espécie de evangelização fundada nessa falsa trindade, que se reduz a uma monarquia. Não é à toa que esse conceito de Gary Becker é falso.
2.1) A verdadeira definição depende de como se define o homem.
2.2.1) O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por conta disso, ele buscará um caminho de modo a servir a Deus de modo que se promova a Santa Criação.
2.2.2) Ele se santificará através do trabalho e produzirá riquezas a partir disso de modo que se promova a salvação de muitos, pois assim os países serão tomados como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, uma vez que o Todo que vem de Deus é maior que a soma das partes. Isso leva a forma de preparar a todos que crêem n'Ele para a pátria definitiva, que se dá no Céu, uma vez que isso gera integração entre pessoas e senso de responsabilidade moral de amar o próximo como a si mesmo.
D) Moral, Ética e Lei
1.1) A moral é o conjunto de pensamentos, valores e hábitos que norteiam a conduta pessoal de um indivíduo. Se ele vem de uma família estruturada, onde todos amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por fundamento o verdadeiro Deus e verdadeiro, o indivíduo será virtuoso, pois estará reproduzindo as feições do filho da Virgem Maria, a ponto de tê-la por mãe e a Deus por Pai.
1.2) Um sistema moral depende de um homem que seja o paradigma, o modelo que deve ser imitado por todos. Por isso, o verdadeiro sistema moral depende do verdadeiro Deus e verdadeiro homem, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade.
2) Seres humanos são indivíduos sociais - por isso, precisam de outros homens para poderem crescer e progredir. Se esses valores pessoais são compartilhados uns com os outros, a tendência é surgir um sistema ético por conta da solidariedade social, fundada no fato de se amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
4) Sempre haverá pecadores dentre nós que quererão relativizar o que há de mais sagrado. E a lei deve ser usada como mecanismo de legítima defesa que nos protegerá da ambição estúpida e da falsa caridade, a filantropia.
5.1) Todo o legado de uma civilização em Cristo fundada depende do preenchimento desses círculos concêntricos.
5.2) Há todo um princípio de subsidiaridade a ser observado. O direito deve intervir de modo que a moral e a ética não sejam relativizadas. A verdade não pode ser servida com fins vazios, pois isso desaguará em tirania.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2019.
1) Segundo o Papa Leão XIII, o capital decorre de trabalho acumulado.
2) Da constante santificação através do trabalho vem todo um complexo de bens decorrente de uma ou múltiplas atividades organizadas de tal maneira a atender às necessidades do próximo, a ponto de ter ganhos sobre a incerteza por conta disso. E esses ganhos vão muito além da moeda, pois podem ser espirituais também.
B) Definição de Homem, segundo Aristóteles:
1) O homem é o animal que erra. Esse erro pode ser acidental ou intencional. A mentira é erro vinculado a uma finalidade: obter todas as coisas fundadas no amor de si até o desprezo de Deus.
2.1) Quando Adam Smith fala que o comerciante recorre ao amor próprio, ele o faz pensando em seus próprios interesses, sem levar em consideração os interesses de outrem - se esses interesses fossem considerados, isso levaria a uma negociação - e a negociação constante leva a uma concórdia entre as classes, ao invés da luta de classes.
2.2) O amor de si até o desprezo de Deus e do próximo leva ao surgimento de contratos leoninos, que levam aos gananciosos a concentrarem os poderes de usar, gozar e dispor dos bens da vida em poucas mãos, a ponto de terem poder absoluto sobre tudo e sobre todos, como se fossem descendentes do faraó do Egito que escravizou os hebreus no passado.
3) O liberalismo de Smith segue a mesma linha do liberalismo kantiano, onde o homem é o animal que mente.
C) Capital Humano:
1) Complexo de bens fundado no homem, pelo homem e para o homem. Ele se funda na riqueza como sinal de salvação e na filantropia como uma forma de promoção desse pseudovalor social, uma espécie de evangelização fundada nessa falsa trindade, que se reduz a uma monarquia. Não é à toa que esse conceito de Gary Becker é falso.
2.1) A verdadeira definição depende de como se define o homem.
2.2.1) O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por conta disso, ele buscará um caminho de modo a servir a Deus de modo que se promova a Santa Criação.
2.2.2) Ele se santificará através do trabalho e produzirá riquezas a partir disso de modo que se promova a salvação de muitos, pois assim os países serão tomados como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, uma vez que o Todo que vem de Deus é maior que a soma das partes. Isso leva a forma de preparar a todos que crêem n'Ele para a pátria definitiva, que se dá no Céu, uma vez que isso gera integração entre pessoas e senso de responsabilidade moral de amar o próximo como a si mesmo.
D) Moral, Ética e Lei
1.1) A moral é o conjunto de pensamentos, valores e hábitos que norteiam a conduta pessoal de um indivíduo. Se ele vem de uma família estruturada, onde todos amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por fundamento o verdadeiro Deus e verdadeiro, o indivíduo será virtuoso, pois estará reproduzindo as feições do filho da Virgem Maria, a ponto de tê-la por mãe e a Deus por Pai.
1.2) Um sistema moral depende de um homem que seja o paradigma, o modelo que deve ser imitado por todos. Por isso, o verdadeiro sistema moral depende do verdadeiro Deus e verdadeiro homem, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade.
2) Seres humanos são indivíduos sociais - por isso, precisam de outros homens para poderem crescer e progredir. Se esses valores pessoais são compartilhados uns com os outros, a tendência é surgir um sistema ético por conta da solidariedade social, fundada no fato de se amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
3.1) Um sistema de mercado se funda no encontro de pessoas de modo atender as necessidades de outros homens que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
3.2) Quando as necessidades humanas são ordenadas e atendem a reta justiça e a reta razão, então elas podem ser satisfeitas. Do atendimento dessas necessidades a pólis tende a se assemelhar cada vez mais com a Jerusalém celeste.
3.3) O atendimento dessas necessidades é preceito de ordem pública, pois transcende o âmbito doméstico - o que nos torna animais político - e nesse ponto o melhor dos cidadãos, o primeiro dentre os seus pares, deve tomar decisões de modo que o bem comum seja promovido, a ponto de a autoridade desse vassalo de Cristo aperfeiçoar a liberdade de toda uma comunidade.
4) Sempre haverá pecadores dentre nós que quererão relativizar o que há de mais sagrado. E a lei deve ser usada como mecanismo de legítima defesa que nos protegerá da ambição estúpida e da falsa caridade, a filantropia.
5.1) Todo o legado de uma civilização em Cristo fundada depende do preenchimento desses círculos concêntricos.
5.2) Há todo um princípio de subsidiaridade a ser observado. O direito deve intervir de modo que a moral e a ética não sejam relativizadas. A verdade não pode ser servida com fins vazios, pois isso desaguará em tirania.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2019.
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